segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O GÊNIO DA MATEMÁTICA É HOMENAGEADO PELO SENADO


Agência Senado - 07/05/2008 - 15:11

Cearense bi-campeão das Olimpíadas de Matemática é homenageado por comissão do Senado Agência Senado/J. Freitas Ricardo Oliveira ao lado da senadora Patrícia Saboya. Durante a homenagem que recebeu nesta quarta-feira (7), na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), o estudante cearense Ricardo Oliveira - ganhador de duas medalhas de ouro nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas - disse que ainda não tem planos definidos para o futuro, embora queira se dedicar à área de ciências exatas. Ele comentou que sua vida não foi "muito fácil" e que sempre se dedicou muito aos estudos.

Ricardo afirmou não se sentir diferente das demais pessoas pelo fato de ser bi-campeão nas Olimpíadas de Matemática, uma vez que, para ele, todas as pessoas têm o mesmo direito de buscar oportunidades. Ele dedicou a sua mãe, Francisca Antônia da Conceição Oliveira, todas as conquistas que alcançou. Também agradeceu a dedicação de seu pai, Joaquim de Oliveira da Silva - a quem ele se referiu como "braço direito, guarda-costas e secretário".

O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), autor do requerimento de homenagem, observou que o poder público deve dar atenção aos jovens, pois, em sua opinião, existem milhares de brasileiros em situação semelhante à de Ricardo, que esperam oportunidade para manifestar seus talentos. Eduardo Azeredo ressaltou que a homenagem da CAS tem o objetivo de cumprimentá-lo pelo seu esforço pessoal, bem como o de sua família.

"Que a sua dedicação à educação seja um exemplo para todo o Brasil", disse.

Também na opinião do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), a família teve papel fundamental no sucesso de Ricardo. Apesar das dificuldades financeiras e físicas - o estudante é portador de uma doença neurológica que atrofia a medula espinhal e causa fraqueza nos músculos -, Tasso observou que o estudante obteve conquistas muito longe de ser alcançadas por estudantes privilegiados.

Para o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), Ricardo vai tornar-se um cientista e um pesquisador de sucesso. A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) também concordou que "o medalha de ouro" tem todas as condições para isso, por ser "um cientista nato".

O exemplo de Ricardo, disse o senador Flávio Arns (PT-PR), pode servir como precedente para a implementação de ações municipais de estímulo à educação. Flávio Arns, que é vice-presidente da Subcomissão de Assuntos Sociais das Pessoas com Deficiência da CAS, sugeriu que a comissão permaneça como "um canal de comunicação aberto" entre o estudante e o Parlamento.

O senador Romeu Tuma (PTB-SP) confessou que se emocionou ao assistir o vídeo do programa Fantástico, da Rede Globo, apresentado na audiência, no qual foi relatada a história de Ricardo. Tuma disse que o jovem é "um exemplo vivo" de como as conquistas são possíveis. A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) compartilhou essa opinião com o senador e ressaltou o compromisso e a persistência nos estudos como fator de sucesso dos estudantes.

Investimentos

Segundo assinalou o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), os investimentos em presídios são quase dez vezes maiores do que os gastos com educação. O senador reconhece a necessidade investimentos na área de segurança, mas defende maior aplicação de recursos na educação.

De acordo com o prefeito de Várzea Grande (MT), José Helder de Carvalho, o talento de Ricardo, que também inclui Astronomia e Astronáutica, foi descoberto por meio do Programa de Educação Inclusiva, implantado pela prefeitura.

O prefeito também informou que a família está morando na zona urbana, em frente à escola, que Ricardo recebeu uma cadeira de rodas motorizada e seu computador já tem acesso à Internet. José Carvalho disse que ele recebeu ajuda, mas o mérito maior pelas conquistas é do estudante.

FONTE: http://verdesmares.globo.com/v3/canais/noticias.asp?codigo=219098&modulo=125

0 comentários:

Postar um comentário