segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Homenagem de Marcelo D2 para Ronaldo relembra músicas feitas para outros jogadores





Da Redação

"Eu sou Ronaldo, a minha fome é de bola, a minha sede é de gol". A homenagem de Marcelo D2 ao Fenômeno, feita em 2006, pode cair na boca da torcida corintiana com a volta do jogador aos gramados. Após o apito final da partida entre Corinthians e Palmeiras, neste domingo (8), o atacante deu uma entrevista e citou a música que o rapper compôs para o craque: "Com toda a sabedoria do mundo, ele conseguiu escrever a minha personalidade", disse.



O samba "Sou Ronaldo" é uma parceria de D2 com Bruno Meriti. A música entrou como faixa bônus da edição brasileira do CD oficial da Fifa em 2006 e está numa edição especial do disco do rapper, "Meu Samba É Assim".

Não é de hoje que os craques que mais fazem as redes balançar servem de inspiração para os compositores brasileiros. De Pelé a Zico, de Rivaldo a Garrincha, diversos jogadores já freqüentaram as rodinhas de violão e as rádios em forma de música.

João Batista Sales, o Fio Maravilha, é o protagonista da música escrita por Jorge Ben em homenagem ao jogador. O refrão "Fio Maravilha, nós gostamos de você", da faixa que está no disco "Ben" (1972), era cantado até mesmo pela torcida flamenguista durante as partidas no Maracanã.

Em música, Zico ficou eternizado em "Camisa 10 da Gávea", também do flamenguista Jorge Ben. O jogador ganhou outras homenagens, como a de Moraes Moreira ("Saudades do Galinho"), Fagner ("Galinho de Briga"), Gabriel o Pensador ("Brazuca") e na lembrança de Marcelo D2 ("1967").

Pelé foi mais um dos personagens de Jorge Ben, em "O Nome do Rei é Pelé", e de Angela Maria, em "Esse Amigo Pelé". Ao lado de Didi, ele também está em "O Futebol", de Chico Buarque, e em "Frevo do Bi", de Jackson do Pandeiro. A primeira música cita ainda Mané e Canhoteiro, enquanto a segunda traz Garrincha em sua letra.

Garrincha é outro jogador com presença frequente nas canções. No rock brasileiro está em "Pinga", do Pato Fu, que também cita Pelé, Tostão e Dario. O jogador de "pernas tortas" faz parte de "Linha de Passe", de João Bosco e de "Celeiro", de Oswaldo Montenegro.

Canhoteiro ganhou, de Zeca Baleiro, música que leva seu nome. Em uma declaração de amor, os pernambucanos do Mundo Livre S/A comparam "Rivaldo Maravilha fazendo um gol" com a amada, em "Meu Esquema". E no Sul, os gaúchos do Bidê ou Balde falam de Claudiomiro, do Internacional, em "Cores Bonitas". Afinal, quem não sonhou em ser um jogador de futebol?
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
SOU RONALDO
Marcelo D2
 
Sou Ronaldo

Muito prazer em conhecer
Eu sou Fenômeno
Ronaldo Nazário dos campos


E quero muito agradecer a Deus
Por ter me escolhido no meio de tantos
Igual a todo brasileiro, eu sou guerreiro
Às vezes caio, mas eu me levanto, mas eu me levanto


Sou Ronaldo
O desafio sempre esteve
E estará em minha vida
E eu já nem me espanto


E se o mundo é uma bola
A gente tem que entrar de sola
Pra ganhar o campo
Eu não me intimido e parto pra cima
E só me contento ao ouvir
A galera entoando esse canto

Rooooooooo-naldo é gooool
Rooooooooo-naldo é gooool


Sou Ronaldo, nasci no Rio de Janeiro
Alô-alô, Bento Ribeiro é minha área
Eu sou Ronaldo, jogo na linha
A nove é minha, ninguém tasca eu vi primeiro
Artilheiro, eu sou Ronaldo


O meu desejo é ser criança
E não perder a esperança
De ver o jogo mudar
Eu sou Ronaldo
A minha fome é de bola
A minha sede é de gol
Balança a rede, eu sou Ronaldo


Sou de suar minha camisa
Conquistar minha divisa
Eu já provei que eu sou Ronaldo
E se você não acredita
Que eu não sou de fazer fita
É só esperar pra ver


Rooooooooo-naldo é gooool
Rooooooooo-naldo é gooool


E quando o tempo é de Copa
Os gringos ficam ligado
Mais de 170 milhões são Ronaldo
R9, todo mundo sabe, o homem-gol


Tu é Ronaldo, o Brasil é e eu também sou
Qualquer problema, meu cumpadre tiro de letra
Tô sempre pronto, já ouviu? A pátria tá de chuteira
Perrengue a gente passa, eu nunca tô de bobeira


A bola quica
Eu pego ela de primeira
Ronaldo é gol
Ronaldo é gol







VALEU RONALDO NAZÁRIO!

VALEU FENÔMENO!

0 comentários:

Postar um comentário