quarta-feira, 3 de junho de 2009

O QUE É MARXISMO?



Karl Marx Friedrich Engels


Na matéria anterior, postei uma nota retirada do Jornal "A Folha" que cita uma frase da Ministra Dilma Vana Rousseff Linhares. A nota do editor da "Folha" declara que a Ministra "Dilma Rousseff é Marxista e que, portanto, adota o materialismo dialético e o materialismo histórico como visão de mundo."
Pois bem.
Será que o editor está errado com relação ao conceito de "Marxismo"? Será que o "Marxismo" não sugere ao homem - seja ele proletário, empresário, professor, presidente ou ministro - em suas correntes ideológicas, a visão Materialista Dialética e o Materialismo Histórico?
Vamos partir do Conceito:
Segundo o site de pesquisa wikipédia:
"O Marxismo é o conjunto de idéias filosóficas, econômicas, políticas e sociais elaboradas primariamente por Karl Marx e Friedrich Engels e desenvolvidas mais tarde por outros seguidores. Baseado na concepção materialista e dialética da História interpreta a vida social conforme a dinâmica da base produtiva das sociedades e das lutas de classes daí conseqüentes".
Nildo Viana, Professor da UEG - Universidade Estadual de Goiás, Doutor em Sociologia pela UnB - Universidade de Brasília, em seu livro O QUE É MARXISMO, ele é esclarecedor:
"O marxismo é compreendido como um movimento intelectual e político que nasce com a obra de Karl Marx, mas que vai além de sua produção e que tem como característica fundamental ser expressão teórica do movimento operário e este, tal como já dizia o próprio Marx, ou é revolucionário ou é nada. Assim, ao invés de partir de idéias, indivíduos, discursos, dogmas, se parte da luta operária para se chegar a uma definição de marxismo, recuperando seu caráter crítico-revolucionário".
Caros Leitores, perguntamos:
Onde o Editor Jornal "A Folha" atropelou a compreensão e distorceu posicionamentos do que se entende por Marxismo?
Onde ele errou ao afirmar que a tal Ministra tem uma visão materialista do mundo?
Onde ele se enganou ao dizer que a citada Ministra (assim como muitos que estão no poder ditador que se instalou no Brasil) perdeu o teor Ideológico de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, além de vestirem a roupa de democráticos, mas que na verdade são simpatizantes de Adolf Hitler?
EU SOU DE ESQUERDA, POR IDEOLOGIA,
MAS NÃO SOU "MARIA VAI COM AS OUTRAS"!
EU ACREDITO NO COMUNISMO E NO SOCIALISMO PARA UM FUTURO DISTANTE DA HUMANIDADE ATUAL.
MAS NUNCA QUIS SER BODE ESPIATÓRIO, TAMPOUCO BUCHA DE CANHÃO!
EU FUI MILITANTE DO PT POR MAIS DE 10 ANOS, ADMIRO A ORIGEM IDEOLÓGICA DO PT,
MAS NÃO SOU CEGO GUIADO POR CEGOS.
EU SOU PROFESSOR DE GEOGRAFIA,
MAS NÃO QUERO TER O MESMO DESTINO DE MARCOS FREIRE, DE CHE GUEVARA...
EU QUERO É VIVER E MORRER ACREDITANDO NA POESIA LÍRICA DO MESTRE JESUS E NA VERDADE POÉTICA DO MUNDO DE DRUMMOND...
VAMOS VER E REVER O MUNDO QUE NOS CERCA DE FORMA HOLÍSTICA, AFINAL, OS BRUTOS, OS MARXISTAS (COMO A MINISTRA) TAMBÉM AMAM.

2 comentários:

Pois é caro Ricardo ai concerteza houve um equivoco muito grande, pois se naum me falhe a memória a Dialética foi a grande contribuição de Heguel (filósofo alemão) para a Filosofia e Marx fez sua obra o Manifesto Comunista baseado na dialética de Heguel e pelo o q eu sei Marx era comunista e o termo Materialismo se refere ao capitalismo ou seja justamente o sistema que Marx critica ferrenhamente em sua obra por tanto essa afirmação esta muito contraditória!!!!

Alguns ppntos precisam ser considerados, sem extremismos. Há de se convir que, nem todo "cristão" segue os ensinamentos de Jesus Cristo, que o digam (para não citar os mais próximos) os Irlandeses católicos e protestantes, que se matam e, afirmam ser em nome de Deus!! A ideologia marxista tem sua base no combate ao conformismo humano, incutido pela religião:"Eu estou assim porque Deus quer". A dialética de Hegel e Marx procura apropriar o homem de seu poder de transformação através do trabalho. Marx disse: "O trabalho dignifica o homem". Há muitas interpretações, a maioria equivocada sobre o materialismo. Marx não exalta o consumismo, muito menos o acúmulo de bens materiais, tanto que ele próprio passou por muitos apertos finaceiros, dependendo da ajuda de amigos no fim de sua vida. Marx exalta a criação, a produção do trabalho como válvula da integridade e autonomia do homem. Os valores éticos e morais são a base do marxismo, tanto que sua célebre frase é: "PROLETÁRIOS DO MUNDO, UNI-VOS!"
Aconselho aos curiosos, interessados no assunto e leigos a ler não apenas "O Capital" - de Karl Marx, mas também "O marxismo de Marx" de Raymod Aron. É uma leitura esclarecedora.

NOTA: Os jornais e jornalistas não são os donos da verdade do mundo. Que o diga a REDE GLOBO de televisão!!!

Abçs.

Postar um comentário