quinta-feira, 25 de junho de 2009

Na dúvida, pergunte ao Alec


Aos 10 anos, Alec Greven faz sucesso com livro em que ensina aos coleguinhas como se aproximar das meninas sem fazer papel de bobo.



Quem pensaria em pedir conselhos amorosos ao loirinho da foto acima, de sorriso simpático mas sem jeito de ter milhagem no assunto?


Resposta: um bocado de gente.
"Se ela não gostar de você, não se preocupe; acontece", prescreve Alec Greven, repetindo uma regra inúmeras vezes escrita em milhares de livros de autoajuda e raramente seguida. Do alto de seus 10 anos, Alec já acumula alguma experiência: tinha 8 quando escreveu o best-seller Como Falar com Meninas, que a editora Record acaba de lançar no Brasil.



O livro surgiu de um trabalho de escola.
"A professora pediu para a gente escrever um livro sobre qualquer assunto. Eu não tinha nenhuma boa ideia para uma história, então resolvi ajudar os meninos que tentam conversar com as garotas no recreio", contou ele a VEJA. Como problemas amorosos existem em qualquer lugar e em todas as faixas etárias, o trabalho, de encantadora espontaneidade, chamou a atenção dos professores, foi impresso e começou a ser vendido na própria escola de Castle Rock, no estado do Colorado, a 3 dólares o exemplar.



Alec foi ficando conhecido, começou a ser convidado para programas de TV e, um dia, viu-se sentado no sofá da influente apresentadora Ellen DeGeneres, que gostou da sua conversa e o pôs em contato com uma editora. Como Falar com Meninas vendeu mais de 150.000 exemplares nos Estados Unidos, foi traduzido para dezoito idiomas e teve os direitos comprados pela Fox, que o transformará em filme, ainda sem previsão de estreia.



"Alec é o tipo de autor que aparece uma vez na vida de um editor. Ele tem talento, boas ideias e uma simplicidade inata que contagia a todos", elogia Toni Markiet, editora executiva de literatura infantil da HarperCollins, que já lançou outros dois livrinhos na mesma linha, nos quais o menino ensina como falar com mães e pais. Um terceiro está a caminho (Como Falar com Papai Noel) e, para o ano que vem, o quarto, dessa vez um relato pessoal das experiências de Alec na escola.


A naturalidade é o grande trunfo de Alec, que fala do que conhece, leva jeito para escrever e é engraçadinho. Desde que não se espere de seus livros nada além do que um menino muito esperto de 10 anos é capaz de produzir – quem esperar mais pode ir direto ao melhor livro de autoajuda sobre comportamento amoroso jamais escrito, As Relações Perigosas.



Como no romance epistolar do fim do século XVIII, de Choderlos de Laclos, o principal conselho de Alec é não demonstrar interesse excessivo pelo alvo em potencial da conquista para não tirar o sabor de emoção e de incerteza do processo todo. Considerações recheadas de bom senso se misturam a estatísticas que, modesto, avisa, "se baseiam nas minhas observações na escola; não têm alcance global". Entre elas: "Cerca de 73% das meninas normais dispensam os meninos; 98% das meninas bonitas dispensam os meninos".



A imagem de bom menino do interiorzão americano é outra vantagem de Alec, que doa parte do que ganha com os livros a uma fundação de pesquisa sobre câncer, em memória da avó, vítima da doença. O restante é administrado pelos pais – um empresário do ramo de guarda-volumes e uma dona de casa que, além do mais velho, Alec, têm mais dois filhos (o do meio, evidentemente, já pensa em escrever um livro).



Em Castle Rock, Alec leva vida normalíssima para a idade: é bom aluno, vai passar as férias de verão na Flórida, gosta de jogar beisebol, sonha em conhecer a Casa Branca – nenhum convite até agora –, não liga para videogame, pouco vê TV e é fã de Harry Potter.


"Eu fiquei mais conhecido aqui, mas não sou nenhum Justin Timberlake. Nem adulto eu sou ainda", releva.



O sucesso literário não impressiona os coleguinhas:



"Não fiquei muito mais popular na escola. Perguntam como é aparecer na televisão e conversar com pessoas do mundo inteiro, mas não ganhei mais amigos por isso".


E como é aparecer na TV?


"Minha mãe me ajuda a escolher a roupa e eu treino com ela possíveis perguntas e respostas. Fico meio nervoso, mas todo mundo é muito legal comigo", responde.



Sobre relacionamentos, fora as observações da hora do recreio, ainda se mantém no ramo teórico.


"Nunca tive namorada. Acho que é porque sou muito novo. Meus pais ainda não me deixam sair para encontros", diz. "Mas, quando eu tiver 16 anos, vou encontrar alguém." De preferência, uma menina de cabelo liso, a única exigência que confessa, embora avise: "Se ela for muito legal, até pode ter cabelo cacheado".



Surpreendentemente, não pretende ser escritor quando crescer. Quer ser arqueólogo – com bastante tempo para namorar e escrever livros, claro.



FONTE: Revista Veja


Matéria Escrita por: Suzana Villaverde

0 comentários:

Postar um comentário