sábado, 28 de janeiro de 2012

150 ANOS DO Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco




Amigos, professores, estudantes, cidadãos, pernambucanos...

Hoje é uma data muito importante para nossa História, para nossa Geografia, para a nossa cultura. O Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP) completa 150 anos de atividade.

Recordo-me que nos anos 90, saia de Vitória para me encontrar com a namorada em Recife. O ponto de encontro era sempre o mesmo: o Teatro do Parque. Assistíamos a uma sessão de cinema, depois sentávamos no jardim do Teatro enquanto comíamos alguma bobagem. 

Depois, quando ficávamos sabendo de alguma exposição, uma atividade, uma palestra, atravessávamos a calçada em direção ao número 130 e, assim, éramos seduzidos pelo IAHGP. Muitas vezes perdíamos a noção de tempo diante de uma relíquia contendo três milhões e meio de páginas manuscritas ou impressas, e uma infinidade de peças raras que fazem parte da história de Pernambuco e do Brasil, da minha história, da nossa história, da identidade de um povo tão aguerrido.

Quando podíamos, sentávamos aos pés da caixa dos Correios da época de D. Pedro II. Ali, muitas vezes, escrevi poemas e rabiscava desenhos com lápis carvão, que sempre estava comigo junto com folhas de um velho borrão.

Foi nesse espaço que descobri muito sobre a história de nossa terra e especialmente sobre a geografia da capitania que deu mais lucro, dos personagens marcantes como Gilberto Freire, João Pessoa, dentre outros. As lutas libertárias de nossa terra.

Uma pessoa que sempre nos recebia era seu Severiano. Não sei se ele ainda está por lá. Há muitos anos não volto ao espaço. Mas me recordo muito dele porque sempre o comparávamos com um dos maiores visionários do cinema estadual. Tinha uma voz marcante, forte e ao mesmo tempo humilde, nos contando fatos de sua vida e da vida do Instituto.

Um dos espaços mais importantes da nossa terra e pouco conhecido e reconhecido, foi fundado em 1862. É o Instituto Histórico estadual mais antigo do Brasil. Ao longo dos seus 150 anos de existência ininterrupta, constituiu-se num referencial nacional e internacional.

Seus acervos (biblioteca, arquivo e museu) e sua Revista representam uma fonte inesgotável para pesquisadores de várias áreas do saber. Autêntica casa de Pernambuco, o IAHGP é baluarte de defesa da história e da cultura do povo pernambucano.

Para aqueles que gostam de conhecer o nosso rico, honroso e maravilhoso passado, fica a dica.



IAHGP - Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano

Rua do Hospício, 130, Boa Vista, Recife - PE - CEP: 50060-080.

Fone: (81) 3222-4952

e-mail: contato@institutoarqueologico.com.br

Horário de visitação: Segunda à sexta-feira, das 13h às 17h / Sábado, das 8h às 12h

0 comentários:

Postar um comentário