Primeira
Infância
Segundo
biógrafos, a mediunidade de Chico teria se manifestado pela primeira vez aos
quatro anos de idade, quando ele respondeu ao pai sobre Ciências, durante
conversa com uma senhora sobre gravidez. Ele dizia ver e ouvir os espíritos e
conversava com eles. Nascido no seio de uma família humilde, era filho de João
Cândido Xavier, um vendedor de bilhetes de loteria, e de Maria João de Deus,
uma dona de casa católica.
casa onde Chico nasceu |
Os
Abusos da Madrinha
A
mãe faleceu quando Francisco tinha apenas cinco anos de idade. Incapaz de
criá-los, o pai distribuiu os nove filhos entre a parentela. Nos dois anos
seguintes, Francisco foi criado pela madrinha e antiga amiga de sua mãe, Rita
de Cássia, que logo se mostrou uma pessoa cruel, vestindo-o de menina e
batendo-lhe diariamente, inicialmente por qualquer pretexto e, mais tarde, sob
a alegação de que o “menino tinha o diabo no corpo“. Não se contentando em
açoitá-lo com uma vara de marmelo, Rita passou a cravar-lhe garfos de cozinha
no ventre, não permitindo que ele os retirasse, o que ocasionou terríveis
sofrimentos ao menino. Os únicos momentos de paz que tinha consistiam nos
diálogos com o espírito de sua mãe, com quem se comunicava desde os cinco anos
de idade: o menino viu-a após uma prece, junto à sombra de uma bananeira no
quintal da casa. Nesses contatos, o espírito da mãe recomendava “paciência,
resignação e fé em Jesus” ao filho.
A
madrinha ainda criava outro filho adotivo, Moacir, que sofria de uma ferida
incurável na perna. Rita decidiu seguir a simpatia de uma benzedeira, que
consistia em fazer uma criança lamber a ferida durante três sextas-feiras em
jejum, sendo a tarefa atribuída ao pequeno Francisco. Revoltado com a
imposição, Francisco conversou novamente com o espírito da mãe, que lhe
aconselhou a “lamber com paciência“. O espírito explicou-lhe que a simpatia
“não é remédio, mas poderia aplacar a ira da madrinha“, esta sim passível de
colocar em risco a sua vida. Os espíritos se encarregariam da cura da ferida.
De fato, curada a perna de Moacir, Rita de Cássia melhorou o tratamento dado a
Francisco.
A
Madrasta
Cidália, a madrasta |
O
seu pai casou-se novamente, e a nova madrasta, Cidália Batista, exigiu a
reunião dos nove filhos. Francisco tinha então sete anos de idade. O casal teve
ainda mais seis filhos. Por insistência da madrasta, o menino foi matriculado
na escola pública. Nesse período, o espírito de Maria João parou de
manifestar-se. O jovem Francisco, para ajudar nas despesas da casa, começou a
trabalhar vendendo os legumes da horta da casa.
Na
escola, como na igreja, as faculdades paranormais de Francisco continuaram a
causar-lhe problemas. Durante uma aula do 4º ano primário, afirmou ter visto um
homem que lhe ditou as composições escolares, mas ninguém lhe deu crédito e a
própria professora não se importou. Uma redação sua ganhou menção honrosa num
concurso estadual de composições escolares comemorativas do centenário da
Independência do Brasil, em 1922. Enfrentou o ceticismo dos colegas, que o
acusaram de plágio, acusação essa que sofreu durante toda a vida. Desafiado a
provar os seus dons, Francisco submeteu-se ao desafio de improvisar uma redação
(com o auxílio de um espírito) sobre um grão de areia, tema escolhido ao acaso,
o que realizou com êxito.
A
madrasta Cidália pediu a Francisco que se aconselhasse com o espírito da
falecida mãe dele sobre como evitar que uma vizinha continuasse a furtar
hortaliças e esta lhe disse para torná-la responsável pelo cuidado da horta,
conselho que, posto em prática, levou ao fim dos furtos.
Assustado
com a mediunidade do jovem, o seu pai cogitou em interná-lo. O padre Scarzelli
examinou-o e concluiu que seria um erro a internação, tratando-se apenas de
“fantasias de menino“. Scarzelli simplesmente aconselhou a família a
restringir-lhe as leituras (tidas como motivo para as fantasias) e a colocá-lo
no trabalho. Francisco, então, ingressou como operário em uma fábrica de
tecidos, onde foi submetido à rigorosa disciplina do trabalho fabril, que lhe
deixou sequelas para o resto da vida.
No
ano de 1924 terminou o antigo curso primário e não mais voltou a estudar. Mudou
de trabalho, empregando-se como caixeiro de venda, ainda em horários extensos.
Apesar de católico devoto e das incontáveis penitências e contrições prescritas
pelo padre confessor, não parou de ter visões e nem de conversar com espíritos.
Chico
Xavier em Família
Foto
do ano de 1930, com alguns integrantes da familia de Chico Xavier. Entre elas
Cidália Batista Xavier, a segunda mãe de Chico Xavier.
Adultos:
da esquerda para a direita: Nelson Pena (cunhado), Carmozina Xavier Pena
(irmã), Chico Xavier, João Cândido Xavier (pai), no colo João Cândido Filho
(irmão), Cidália Batista Xavier (madrasta);
no colo Doralice Xavier (irmã); Geralda Xavier (irmã); Jacy Pena
(cunhado); Maria da Conceição Xavier Pena (irmã).
Crianças,
da esquerda para a direita: Neuza Xavier (irmã); Mauro Pena (sobrino), filho de
Nelson e Carmozina; Dorita (ajudante da casa da familia Xavier, no colo criança
não identificada); Nelma Pena (sobrinha), filha de Nelson e Carmozina); Lucília
Xavier (irmã); Cidália Xavier (irmã); André Luiz Xavier (irmão).
Acervo da Casa
de Chico Xavier, Pedro Leopoldo. MG. Foto está às fls 62 do livro O Vôo da
Garça
Açude
onde conheceu Emmanuel
O
Contato com a Doutrina Espírita
Em
1927, então com dezessete anos de idade, Francisco perdeu a madrasta Cidália, e
se viu diante da insanidade de uma irmã, que descobriu ser causada por um
processo de obsessão espiritual. Por orientação de um amigo, Francisco
iniciou-se no estudo do espiritismo. No mês de maio desse mesmo ano recebeu
nova mensagem de sua mãe, na qual lhe era recomendado o estudo das obras de
Allan Kardec e o cumprimento de seus deveres. Em junho, ajudou a fundar o
Centro Espírita Luiz Gonzaga, em um simples barracão de madeira de propriedade
de um seu irmão. Em julho, por orientação dos espíritos seus mentores, iniciou-se
na prática da psicografia, escrevendo 17 páginas. Nos quatro anos subsequentes
aperfeiçoou essa capacidade embora, como relata em nota no livro Parnaso de
Além-Túmulo, ela somente tenha ganho maior clareza em finais de 1931. Desse
modo, pela sua mediunidade começaram a manifestar-se diversos poetas falecidos,
somente identificados a partir de 1931. Em 1928 começou a publicar as suas
primeiras mensagens psicografadas nos periódicos O Jornal, do Rio de Janeiro, e
Almanaque de Notícias, de Portugal.
As
Primeiras Obras
Em
1931, em Pedro Leopoldo, iniciou a psicografia da obra “Parnaso de
Além-Túmulo“. Esse ano, que marca a “maioridade” do médium, é o ano do encontro
com seu mentor espiritual Emmanuel, “…à sombra de uma árvore, na beira de uma
represa…” (SOUTO MAIOR, 1995:31). O mentor informa-o sobre a sua missão de
psicografar uma série de trinta livros, e explica-lhe que para isso são lhe
exigidas três condições: “disciplina, disciplina e disciplina“. Severo e
exigente o mentor instruiu-o a manter-se fiel a Jesus e a Kardec, mesmo na
eventualidade de conflito com a sua orientação. Mais tarde, o médium conheceu
que Emmanuel havia sido o senador romano Publio Lêntulus, posteriormente
renascido como escravo e simpatizante do cristianismo e que, em reencarnação
posterior, teria sido o padre jesuíta Manuel da Nóbrega, ligado à evangelização
do Brasil.
Em
1932 foi publicado o “Parnaso de Além-Túmulo” pela Federação Espírita
Brasileira (FEB). A obra, coletânea de poesias ditadas por espíritos de poetas
brasileiros e portugueses, obteve grande repercussão junto à imprensa e à
opinião pública brasileira, e causou espécie entre os literatos brasileiros,
cujas opiniões se dividiram entre o reconhecimento e a acusação de pastiche. O
impacto era aumentado ao se saber que a obra tinha sido escrita por um “modesto
escriturário” de armazém do interior de Minas Gerais, que mal completara o
primário. Conta-se que o espírito de sua mãe aconselhou-o a não responder aos
críticos.
Os
direitos autorais das suas obras são concedidos à FEB. Neste período inicia a
sua relação com Manuel Quintão e Wantuil de Freitas. Ainda neste período
descobriu ser portador de uma catarata ocular, problema que o acompanhou o
resto da vida. Os espíritos seus mentores, Emmanuel e Bezerra de Menezes,
orientam-no para tratar-se com os recursos da medicina humana e não contar com
quaisquer privilégios dos espíritos. Continuou com o seu emprego de
escriturário e a exercer as suas funções no Centro Espírita Luís Gonzaga,
atendendo aos necessitados com receitas, conselhos e psicografando as obras do
Além. Paralelamente, iniciou uma longa série de recusas de presentes e
distinções, que também perdurará por toda a vida, como por exemplo, a de Fred
Figner, que lhe legou vultosa soma em testamento, repassada pelo médium à FEB.
Com a notoriedade, prosseguiram as críticas de pessoas que tentavam
desacreditá-lo. Além dessas pessoas, Chico Xavier ainda dizia que inimigos
espirituais, buscavam atingi-lo com fluidos negativos e tentações. Souto Maior relata
uma tentativa de “linchamento pelos espíritos”, bem como um episódio em que
jovens nuas tentam o médium em sua banheira. Observe-se que ambos os episódios
contêm aspectos narrativos comuns à chamada “prova”, comum em histórias de
santidade.
O
processo da viúva de Humberto de Campos
No
decorrer da década de 1930, destacaram-se ainda a publicação dos romances
atribuídos a Emmanuel e da obra “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do
Evangelho“, atribuída ao espírito de Humberto de Campos, onde a história do
Brasil é interpretada de forma mítica e teológica. Esta última obra trouxe como
consequência uma ação judicial movida pela viúva do escritor, que pleiteou por
essa via direitos autorais pelas obras psicografadas, caso se confirmasse a autoria
do famoso escritor maranhense.
A
defesa do médium foi suportada pela FEB, e resultou, posteriormente, no
clássico “A Psicografia Perante os Tribunais“, do advogado Miguel Timponi. Em
sua sentença, o juiz decidiu que os direitos autorais referiam-se à obra
reconhecida em vida do autor, não havendo condição do tribunal se pronunciar
sobre a existência ou não da mediunidade. Ainda assim, para evitar possíveis
futuras polêmicas, o nome do escritor falecido foi substituído pelo pseudônimo
“Irmão X“.
Neste
período, Francisco ingressou no serviço público federal, como Auxiliar de
Serviço no Ministério da Agricultura. Como curiosidade, refere-se que, em toda
a sua carreira como funcionário público, não existe registro de qualquer falta
ao serviço.
Em
1943 vem a público uma das obras mais populares da literatura espírita no país,
o romance “Nosso Lar“, o mais vendido e divulgado da extensa obra do médium que
no ano de 2010 se tornou um filme.
Livro
Nosso Lar
Este
é o primeiro de uma série de livros cuja autoria é atribuída ao espírito André
Luiz.
Neste
período, a celebridade de Chico Xavier é crescente, e cada vez mais pessoas o
procuram em busca de curas e mensagens, transformando a pequena cidade de Pedro
Leopoldo, em um centro informal de peregrinação. Tendo morrido na miséria o seu
antigo patrão, José Felizardo, o médium empenha-se em arranjar-lhe um
sepultamento digno, pedindo doações de casa em casa para esse fim. De acordo
com o seu biógrafo Ubiratan Machado, “…até mesmo um mendigo cego doou-lhe toda
a féria do dia“. (MACHADO, 1996:53).
O
Caso Amauri Pena
Em
1958 o médium viu-se no centro de uma nova polêmica, desta vez por conta das
denúncias de um sobrinho, Amauri Pena, filho da irmã curada de obsessão. O
sobrinho, ele mesmo médium psicógrafo, anunciou-se pela imprensa como falso
médium, um imitador muito capaz, acusação que estendeu ao tio. Chico Xavier
defendeu-se, negando ter qualquer proximidade com o sobrinho. Já com
antecedentes de alcoolismo e com sérios remorsos pelos danos causados à
reputação do tio, Amauri foi internado num sanatório psiquiátrico em São Paulo,
onde veio a falecer.
A
Parceria com Waldo Vieira
No
mesmo período, Chico Xavier conheceu o jovem médico e médium Waldo Vieira, em
parceria com quem psicografou diversas obras em comum, até à ruptura de ambos,
alguns anos depois.
Em
1959 estabeleceu residência em Uberaba, onde viveu até ao fim de seus dias.
Continuou a psicografar inúmeras obras, passando a abordar os temas que marcam
a década de 1960, como o sexo, as drogas, a questão da juventude, a tecnologia,
as viagens espaciais e outros. Uberaba, por sua vez, tornou-se centro de
peregrinação informal, com caravanas a chegar diariamente, de pessoas com
esperança de um contato com parentes falecidos. Neste período popularizam-se os
livros de “mensagens”: cartas ditadas a familiares por espíritos de pessoas
comuns. Prosseguem também as campanhas de distribuição de alimentos e roupas
para os pobres da cidade.
Em
22 de maio de 1965[8] Chico Xavier e Waldo Vieira viajaram para Washington,
Estados Unidos, a fim de divulgar o espiritismo no exterior. Com a ajuda de
Salim Salomão Haddad, presidente do centro Christian Spirit Center, e sua
esposa Phillis, estudaram inglês e lançaram o livro “Ideal Espírita“, com o
nome de “The World of The Spirits“.
As
Entrevistas no Programa Televisivo Pinga-Fogo
No
alvorecer da década de 1970, Chico participou de programas de televisão que
alcançaram picos de audiência. Nessa década, além da catarata e dos problemas
de pulmões, passou a sofrer de angina. Passou ainda a ajudar pessoas pobres com
o dinheiro da vendagem de seus livros, tendo para tanto criado uma fundação.
As
décadas de 1980 e 1990
Em
1981 foi proposto para o Prêmio Nobel da Paz, que não ganhou. Neste período a
sua fama ampliou-se no exterior, com diversas de suas obras sido vertidas em
diversas línguas, assim como ganhou adaptações para telenovelas.
Ao
final da década de 1990 o médium contava com mais de 400 títulos de livros
psicografados. Nesse período estimava-se em aproximadamente 50 milhões os
livros espíritas circulando no Brasil, dos quais 15 milhões eram atribuídos a
Chico Xavier e 12 milhões a Kardec (SANTOS, 1997:89).
No
ano de 1994 o tablóide estadunidense National Examiner publicou uma matéria em
que, no título, declarava que “Fantasmas escritores fazem romancista
milionário”.[9] A matéria foi alardeada no Brasil com destaque pela hoje
extinta revista Manchete[10], com o título de “Secretário dos Fantasmas“, onde
se declarava que, segundo informava a “National Examiner”, o médium brasileiro
ficou milionário, havendo ganho 20 milhões de dólares como “secretário de
fantasmas”. A revista Manchete continuava: “Segundo o jornal, ele é o primeiro
a admitir que os 380 livros que lançou são de ‘ghost-writers’, mas ‘ghosts’
mesmo, em sentido literal“, concluindo “Chico simplesmente transcreve as obras
psicografadas de mais de 500 escritores e poetas mortos e enterrados.”
O
médium não respondeu, mas a FEB, por seu então Presidente Juvanir Borges de
Souza, editora de boa parte das obras de Chico Xavier, enviou uma carta à
revista em que informava utilizar os direitos autorais e remuneração pelas
obras de Francisco Cândido Xavier, para uso da caridade, o mesmo se passando
com outras editoras, ressaltando que “os direitos autorais são cedidos
gratuitamente, visando tornar o livro espírita bastante acessível e contribuir,
destarte, para a difusão da Doutrina Espírita.”
O
mesmo Presidente da FEB, em 4 de outubro daquele ano, por ocasião do I
Congresso Espírita Mundial, apresentou uma “moção de reconhecimento e de
agradecimento ao médium Francisco Cândido Xavier“, aprovada pelo Conselho
Federativo Nacional da FEB, em proposta apresentada pelo Presidente da
Federação Espírita do Estado de Sergipe. No documento, as entidades
representativas do Espiritismo no Brasil devotavam a sua gratidão e respeito ao
médium “pelos intensos trabalhos por ele desenvolvidos e pela vida de exemplo,
voltados ao estudo, à difusão e à prática do Espiritismo, à orientação, ao
atendimento e à assistência espiritual e material aos seus semelhantes.”
Falecimento
Embora
ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar
agora e fazer um novo fim.
O
médium faleceu aos 92 anos de idade em decorrência de parada
cardiorrespiratória no dia 30 de junho do ano de 2002. Conforme relatos de
amigos e parentes próximos, Chico teria pedido a Deus para morrer em um dia em
que os brasileiros estariam muito felizes, e que o país estaria em festa, por
isso ninguém ficaria triste com seu passamento. O país festejava a conquista da
Copa do Mundo de futebol daquele ano no dia de seu falecimento (Chico morreu
cerca de dez horas após a partida Brasil x Alemanha).
Homenagens
Chico
foi eleito o mineiro do século XX, seguido por Santos Dumont e Juscelino
Kubitschek.
Recentemente,
iniciou-se a construção de um centro em sua homenagem.
Filme
biográfico
Em
2 de abril de 2010, data em que Chico Xavier completaria 100 anos, estreou
Chico Xavier – O Filme, baseado na biografia “As Vidas de Chico Xavier”, do
jornalista Marcel Souto Maior. Dirigido e produzido pelo cineasta Daniel Filho,
Chico Xavier é retratado pelos atores Matheus Costa, Ângelo Antônio e Nelson
Xavier, respectivamente, em três fases de sua vida: de 1918 a 1922, 1931 a 1959
e 1969 a 1975.
Psicografias
Chico
Xavier psicografou 451 livros, sendo 39 publicados após a morte. Nunca admitiu
ser o autor de nenhuma dessas obras. Reproduzia apenas o que os espíritos lhe
ditavam. Por esse motivo, não aceitava o dinheiro arrecadado com a venda de
seus livros. Vendeu mais de 50 milhões de exemplares em português, com
traduções em inglês, espanhol, japonês, esperanto, italiano, russo, romeno,
mandarim, sueco e braile. Psicografou cerca de 10 mil cartas de mortos para
suas famílias. Cedeu os direitos autorais para organizações espíritas e
instituições de caridade, desde o primeiro livro.
Suas
obras são publicadas pelo Centro Espírita União, Casa Editora O Clarim, Edicel,
Federação Espírita Brasileira, Federação Espírita do Estado de São Paulo,
Federação Espírita do Rio Grande do Sul, Fundação Marieta Gaio, Grupo Espírita
Emmanuel s/c Editora, Comunhão Espírita Cristã, Instituto de Difusão Espírita,
Instituto de Divulgação Espírita André Luiz, Livraria Allan Kardec Editora,
Editora Pensamento e União Espírita Mineira.
Mesmo
não tendo ensino completo ele escrevia em torno de 6 livros por ano entre eles
livros de romances, contos, filosofia, ensaios, apólogos, crônicas, poesias… É
o escritor mais lido da América Latina. (nota: ano de 2010).
Seu
primeiro livro, Parnaso de Além-Túmulo, com 256 poemas atribuídos a poetas mortos,
entre eles os portugueses João de Deus, Antero de Quental e Guerra Junqueiro, e
os brasileiros Olavo Bilac, Cruz e Sousa e Augusto dos Anjos, foi publicado
pela primeira vez em 1932. O livro gerou muita polêmica nos círculos literários
da época. O de maior tiragem foi Nosso Lar, publicada no ano de 1944,
atualmente com mais de 2 milhões de cópias vendidas [19], atribuído ao espírito
André Luiz, sendo o primeiro volume da coleção de 17 obras, todas psicografadas
por Chico Xavier, algumas delas em parceria com o médico mineiro Waldo Vieira.
Uma
de suas psicografias mais famosas, e que teve repercussão mundial, foi a do
caso de Goiânia em que José Divino Nunes, acusado de matar o melhor amigo,
Maurício Henriques, foi inocentado pelo juiz que aceitou como prova válida
(entre outras que também foram apresentadas pela defesa) um depoimento da
própria vítima, já falecida, através de texto psicografado por Chico Xavier. O
caso aconteceu em outubro de 1979, na cidade de Goiânia, Goiás. Assim, o
presumido espírito de “Maurício” teria inocentado o amigo dizendo que tudo não
teria passado de um acidente.
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