sábado, 21 de fevereiro de 2009

O QUE JARBAS DISSE DE TÃO REVELADOR?



Todos estão comentando a repercussão da entrevista do senador Jarbas Vasconcelos, PMDB-PE. Ele se utilizou de uma revista de “credibilidade” nacional para falar cobras e lagartos do seu partido. O editor da revista chamou de “extraordinária” a entrevista onde o senador fez revelações de corrupção e sobrepôs-se a indignação da sociedade brasileira.


Ao que me consta, o senador Jarbas, que não é mordomo, desfruta de muitas mordomias como senador. Em sua entrevista, disse que seus pares estão mais preocupados em cargos e corrupção do que em servir o povo. Não parece contradição? E porque só agora, após tantos anos dentro do partido, resolveu assumir que está num partido corrupto? Se fosse em linguagem acessível, ele diria que a maioria dos peemedebistas são umas prostitutas? Com todo o respeito às prostitutas, honestas que são.

Honestamente, eu até agora estou tentando entender por que tanto estardalhaço se Jarbas não falou nenhuma novidade. Em que acrescentou ou qual a novidade estarrecedora foi dada pela entrevista que mudaria o rumo dos partidos em geral, sejam eles aliados ou não do governo Lula? Em que suas denúncias irão colaborar, a nível estadual e municipal, para que a imagem e a postura do político mude?

Vejamos alguns pontos da entrevista:

1- “A eleição de José Sarney para a presidência do Senado é um completo retrocesso... Sarney, sem nenhum compromisso ético, sem nenhuma preocupação com o Senado, e se elegeu. A moralização e a renovação são incompatíveis com a figura do senador”.
- Senador, o senhor sabe quantos prefeitos são eleitos na base da corrupção? Sabe, inclusive, quantos prefeitos corruptos foram eleitos com a ajuda de sua imagem de “bom” governador? O senhor sabe que um certo senador que vivia ao seu lado, hoje, se pudesse, contaria seu caminho?

2- “O atual PMDB NÃO SE PARECE EM NADA com aquele criado na oposição ao regime militar”.
- Me diga, senador, qual dos partidos políticos nascidos na esquerda, são hoje, os mesmos? O PT é o mesmo? O PCdoB é o mesmo? Quem mudou nestes últimos trinta anos foram os partidos ou as pessoas sem ideologias? Lula foi líder sindical cheio de ideologias. E hoje? FHC foi preso, era um sociólogo que defendia os mesmos ideais que o Lula e o senhor defendiam. E hoje?

3- “...Lula não tinha nenhum compromisso com reformas ou com ética. Também não fez reforma tributária, não completou a reforma da Previdência nem a reforma trabalhista”.
- Aqui, no nosso estado, entre os funcionários que o senhor administrou, principalmente os Educadores, o senhor é visto como bom administrador de obras, mas péssimo patrão. Teve um secretário de educação que era contra a formação científica dos professores regentes. Por favor, me recorde, quais as reformas éticas e trabalhistas que o senhor fez em Pernambuco?
4- “A classe política hoje é totalmente medíocre. E não é só em Brasília. Prefeitos, vereadores, deputados estaduais também fazem o mais fácil, apelam para o clientelismo. Na política brasileira de hoje, em vez de se construir uma estrada, apela-se para o atalho. É mais fácil”.
- Descobrimento do Brasil! Viva! – reporto-me ao ponto 01.

5- “A eleição municipal mostrou que a transferência de votos não é automática”.
- Alguém discorda? Mais uma grande verdade para ficar guardada no hall de nossa lembrança para daqui a quatro anos? Ou seria para daqui a dois anos?

6- “A corrupção é um câncer que se impregnou no corpo da política e precisa ser extirpado”.
- Quem será o partido que dará o ponta-pé inicial? O PMDB? O PSDB? O PT? O DEM? Quantas dúvidas eu tenho...

7- “Já fui prefeito duas vezes, já fui governador duas vezes, não quero mais”.
- Nem eu queria senador! Afinal, já são de 66 anos de idade e 43 dedicados a vida política. Eu teria um bom patrimônio, ainda teria saúde pra torcer no estádio da Ilha do Retiro pelo Sport, viajar para a Europa, acompanhado de uma bela modelo (especialmente ser for miss), tomar água de coco e escutar Erasmo Carlos cantar: “pega na mentira... pega na mentira...” minha avó dizia que 7 é a conta do mentiroso. Não é por acaso que termino aqui, estas minhas mentiras.

0 comentários:

Postar um comentário