segunda-feira, 8 de abril de 2013

Poluição atmosférica prejudica crescimento de corais

Queima de carvão e erupções vulcânicas lançam partículas no ar que alteram a incidência de luz solar, diz estudo.


 

No complexo ecossistema dos oceanos, cerca de 25% de todas as espécies marinhas dependem dos recifes de coral, que são usados como alimento e abrigo de pequenos animais, peixes e algas. Um estudo da Universidade de Exeter, do Reino Unido, mostra que esses organismos cruciais estão em risco não só pela poluição das águas ou do aquecimento global, mas principalmente pelas partículas lançadas na atmosfera, que afetam a quantidade de luz solar necessária para os corais crescerem.

A queima de carvão por termoelétricas e as erupções vulcânicas jogam na atmosfera toneladas de finas partículas de poeira e carbono, que fazem sombra para a luz solar que alcança os corais. Sem a luz suficiente, as águas esfriam e a fotossíntese dos corais é menor. Essa foi a relação encontrada pelo time de cientistas e ecologistas depois de analisar dados de navios, sensores marinhos e aplicar modelos matemáticos e estatísticos.

O PhD em matemática Lester Kwiatkowski, que participou do estudo, ressaltou que, até então, acreditava-se que apenas a mudança do clima e a acidificação dos oceanos eram os principais fatores no atraso de crescimento dos corais. "Mas nosso estudo é o primeiro a mostrar a relação clara entre o crescimento de corais e a concentração de partículas de poluição na atmosfera".

Os pesquisadores esperam que o estudo ajude na melhor compreensão da responsabilidade da indústria e da matriz energética na qualidade da vida marinha.

Por Redação Galileu
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI335300-17770,00-POLUICAO+ATMOSFERICA+PREJUDICA+CRESCIMENTO+DE+CORAIS.html

0 comentários:

Postar um comentário