quarta-feira, 15 de setembro de 2010

MUDAR? É PRECISO, ORA!


“Eu jamais iria para a fogueira por uma opinião minha, afinal, não tenho certeza alguma. Porém, eu iria pelo direito de ter e mudar de opinião, quantas vezes eu quisesse.”
Friedrich Nietzsche.



Quem desconsidera a dinâmica da vida, como sendo um processo bio-espiritual de permanente transformação, provavelmente não irá perceber que a história, em todos os seus aspectos, especialmente os políticos e religiosos, está fadada ao dinamismo das mudanças.



Por questão de sobrevivência aprendi desde cedo a montar cavalos pouco amistosos. Uma vez acima deles, eu não me desligava mais até que estivesse totalmente adestrado aos meus movimentos. Uma vez no caminho, nunca desci e desisti dele no meio das inúmeras travessias em rios diversos. Persistir na luta e mudar de estratégias era algo intrínseco ao espírito que sou.

Na condição de namorado da primeira namorada e das demais que se seguiram, sempre deixei claro que a vida a dois deve ser como na relação entre uma criança e sua pipa. Ou seja, quando mais linha a pipa pede, mais desprendimento, amor e cuidado terá a criança, sabendo sempre do risco eminente de que a qualquer hora a linha poderá se torar e a pipa cair em outras mãos, outras áreas. Desprendimento do pronome possessivo “meu” foi amadurecendo.

Livre arbítrio foi outro valor que aprendi com minha religião. Muitas vezes eu dizia pra mim mesmo o quanto é difícil saber que somos responsáveis por tudo que façamos ou deixemos de fazer. Não seria mais fácil entregar nas mãos de Deus ou de Jesus, dos anjos ou dos santos, a nossa vida, os nossos pecados, as nossas mazelas, os erros e acertos, ao invés de sermos nós mesmos, através do livre arbítrio, tomarmos nas mãos o destino que nos compete? Quantas vezes me perguntei e quantas vezes ouvia a voz conscienciosa, lá do fundo do meu ser, me questionar: - quer ser covarde?

Hoje, trinta e poucos anos após meu nascimento, percebo o quanto eu mudei; o quanto foi bom para minha vida tantas mudanças; o quanto aprendi ao decidir que não ficaria parado, sem medo de arriscar, de mudar meus conceitos e tenho plena convicção de que se não arriscasse, deixaria meu espírito como água parada a criar répteis e lodo.

Por mais que hajam condenações ao meu respeito, baseado em julgamentos desumanos, eu não me envergonho de corrigir os meus erros e mudar de opinião, porque não me envergonho de raciocinar e aprender. Não posso ser condenado a não ser por mim mesmo, pela minha consciência. Ninguém mais poderá fazer isso por mim. Sou livre, deixo livre, permito mudar e me permito transcender minhas idiossincrasias e questionar arquétipos.

Todo esse preâmbulo é para dizer, aos meus familiares, aos amigos verdadeiros, aos meus alunos que convivem comigo todos os dias, que me estimam e pensam junto comigo uma vida mais justa, mais feliz para todos, os motivos que me levam a engrossar o caldo do movimento cristão brasileiro que se posiciona contra as candidaturas ligadas ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Por muitos anos levantei a bandeira vermelha com a estrela branca por pura ideologia. Conheci o PT em 1989, em plena transição da minha adolescência para a fase adulta. Época em que a maioria dos amigos se revoltavam contra a criação opressora dos pais e escutavam Guns N’Roses, eu me reunia em um grupo de sindicalistas católicos, liderados pela JOC – Juventude Operária Católica, eu dedilhava num violão velho as canções de Lulu Santos e escutava “Pra não dizer que falei das Flores”, me permitia ser platonicamente masoquista pelo amor sentido. O partido entrou como numa luva nos meus sonhos de mudar o mundo a partir da minha mudança, do meu crescimento.

Graças a JOC conheci muita gente inesquecível. Fiz companheiros em todas as partes do Brasil. Ouvi histórias de presos políticos durante os anos 60. Desenvolvi em mim o método “SER-AGIR-PENSAR” e quis gritar ao mundo que eu nascera comunista e que sonhava com um futuro socialista, na sua essência mais pura.

Vinte e um anos se foram, meu Deus! E eu fui descobrindo que tudo era utópico, até o que eu sentia em relação a minha mudança. Ao longo do tempo eu fui me perguntando onde iria jogar as idéias de Thomas More; o que eu iria fazer com versos de Miranda, em A Tempestade, de Shakespeare: ”O Brave New World, That has such people in’t!!!” Inevitavelmente fui tendo que admitir que o mundo precisava parar para que eu pudesse descer.

O PT mudou a tal ponto que às vezes eu me esqueço que parte do homem que sou hoje, devo a ideologia de ser um partido de esquerda, que defende a liberdade, a igualdade, que luta pelos direitos humanos. Combateu tanto a corrupção passiva e ativamente a pratica em todos os louros do seu poder de governista. Os inúmeros descasos, escândalos e desmandos do PT enquanto governo não caberiam aqui e seria redundante relatar.

Bem… O partido mudou. E eu também mudei. Mudei como mudou a minha candidata a presidência, Marina Silva. Não por outra razão pessoas firmes em seus princípios éticos e políticos deixaram o partido. O PT hoje gosta mesmo é de Sarney, Renan, Maluf e tantos outros desse time. Time que lista nomes de políticos que tiveram seus patrimônios supervalorizados nos últimos anos.


Eu mudei. Mas não mudei em muitos valores que a vida me ensinou como sendo valores que transcendem às religiões, porque são valores baseados no que deixou Jesus Cristo, nosso Modelo e Guia. Eu estou no time de homens como os deputados Luiz Bassuma e Henrique Afonso, que tiveram a coragem de assumir suas posturas cristãs em defesa da vida.


Nietzsche tem razão. Eu não vou pra fogueira por ter coragem de mudar, mesmo sendo acusado por alguns de ter sido comprado por R$ 40.000. Me parece que estou ganhando mais do que Judas Escariotes. Porém, Nietzsche me consola quando afirma que o homem tem o direito e a liberdade de querer mudar quantas vezes quiser quando achar que não dá mais para continuar. Nietzsche me lembra, por fim, que eu não preciso ter certeza de nada, como realmente eu não tenho. Afinal, quem é o dono dela e onde ela se encontra livre de todo orgulho humano?


Eu não mudei de lado. Permaneço do mesmo lado. Aliás, estou cada vez mais do lado que é meu lado. Se é que me entendem… Tenho segundo Nietzsche, o direito de adesivar meu carro com o nome de um político que fiz oposição, e também, hoje, levantar bandeira e fazer política do jeito que sempre fiz, com a força da minha razão. E quem me conhece sabe que compro briga com o poder do olho-no-olho.


Entre as mudanças que aconteceram comigo e que aconteceram com o PT, há uma distância inimaginável. Eu continuo combatendo o desejo de homens que defendem a LEI DA MORDAÇA, A LEI DO INFANTICÍDIO e a famigerada e inescrupulosa LEI DO ABORTO. Eu quero continuar do lado da LEI DA VIDA.


E a lei da vida me permite que eu também mude. Porque a vida me permite isso. Porque o universo me permite que hora esteja aqui, ora acolá, sem perder os meus princípios e abertos a defender outros. Salve Nietzsche! Salve vida! Abaixo a morte, ao desrespeito, a falta de coragem pra mudar e aos juízes dos dias comuns.

0 comentários:

Postar um comentário