Dia Internacional da Paz Em 1981, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou que o dia da abertura da Sessão Ordinária da Assembleia Geral em Setembro deveria ser «dedicado oficialmente à comemoração e reforço dos ideais de paz, quer no interior de cada país quer entre as várias nações do mundo» (resolução 36/67).
Em 1998, a Assembleia Geral reafirmou que o Dia deveria continuar a ser observado no dia de abertura da sua sessão ordinária anual (resolução 52/232 de 4 de Junho).
A 7 de Setembro de 2001, a Assembleia Geral decidiu que, a partir de 2002, o Dia Internacional da Paz fosse celebrado todos os anos a 21 de Setembro e que era preciso fazer saber a todos que o Dia seria consagrado à celebração e observação da paz (resolução 55/282). Declarou que o Dia Internacional da Paz seria observado como um dia mundial de cessar-fogo e de não-violência, durante o qual todas as nações e todos os povos seriam convidados a cessar as hostilidades.
Convidou também os Estados Membros, os órgãos das Nações Unidas, as organizações regionais e intergovernamentais a comemorarem o Dia e a cooperarem com as Nações Unidas, tendo em vista estabelecer um cessar-fogo mundial.
0 comentários:
Postar um comentário