sexta-feira, 4 de setembro de 2009

EDUCAÇÃO E ALCOOL IGUAL A VERGONHA



Jaqueline Carvalho, 28 anos, uma professora de educação infantil e alfabetização de uma escola particular de Salvador foi demitida depois de aparecer em vídeos postados no site YouTube, dançando o pagode Todo Enfiado, da banda O Troco.
Nas imagens, feitas em junho, a professora é vista fazendo a coreografia erótica da música, no palco, ao lado da banda. Em determinado momento, o vocalista do grupo e autor da canção, Mario Brasil, levanta o vestido dela e puxa a calcinha para cima, movimento que faz parte da coreografia.
Depois de virar celebridade na capital baiana - os vídeos, registrados por câmeras amadoras, já foram vistos mais de 100 mil vezes -, ela foi demitida da escola e, ridicularizada pelos vizinhos, teve de se mudar de bairro. Ela tem uma filha de 7 anos. "Pelo menos temporariamente não tenho como voltar para lá", avalia a professora, formada em pedagogia. Ela passou a morar com parentes. Ela também declarou que 100% dos homens aprovaram e que as mulheres reprovam apenas por inveja, embora admita está completamente envergonhada e arrependida.
"Eu tinha bebido".
Esta foi a maior desculpa que ela deu para justificar a exposição. O diretor da escola declarou na época que Jaqueline foi demitida sem "justa causa". Hoje, a mídia publicou que ela foi readmitida depois de um protesto organizado por amigos e pais de alunos.
NOTA PESSOAL:
Conversei com alguns amigos e amigas sobre o fato. Uma amiga disse que o fato preocupa por dois motivos. O primeiro seria a imagem da mulher, seja ela baiana ou não. O segundo motivo é com relação a sua profissão. Onde vamos parar?
Um outro amigo me confessou que todos podem viver da maneira que quiser. Mas, assim como declarou o diretor da escola, a Professora deveria ter lembrado da postura ética que a profissão exige.
E outra colega de profissão me confessou, em forma de desabafo:
"Ora, temos uma mulher que é considerada a Rainha dos Baixinhos e que que já fez filme pornô com uma criança. Temos uma ex dançarina que vendia a imagem do corpo em uma banda de axé pagode, e que hoje é cantora de músicas infantis e por aí vai..."

Me parece que o fato divide opiniões, não necessariamente meio a meio... E a questão levanta outras mais preocupantes, que preciso compartilhar:

Há algum tempo venho me digladiando com um inimigo que não é facilmente identificável. Cheguei a pensar que encarnava Dom Quixote, fazendo carga contra moinhos de vento, como quem deseja vencer um dragão; e nem tinha um Sancho Pança para me fazer companhia.

Mas minha batalha não é quixotesca. O dragão existe... e é cruel. Só que não anda por aí devorando donzelas nem enfrentando príncipes encantados. Esse dragão é meio indefinido na sua caracterização, mas muito eficiente em sua ação... nociva ação.

Não é transgênico nem mutante, mas manifesta-se de varias formas. Estou me referindo ao dragão que há algum tempo vem matando a imagem do professor, independentemente do gênero.

Há alguns dias meus olhos viram uma chamada em um artigo de opinião, assinado pelo sociólogo Marcelo Coelho, na revista Carta na Escola. Só o título já era desafiador: “O status do professor em colapso”. E do ladinho a chamada: “Se autoritarismo e educação não combinam, não vejo como haver educação sem um mínimo de respeito à autoridade”.

Eu fico imaginando como esta professora, sendo mãe, poderá falar dos valores éticos e posturas morais, da educação aprendida no lar, do respeito a si e ao outro, dos limites e concessões estabelecidos pela família, da seriedade com que pais e mães tratam seus filhos, para que tais valores sejam explorados na escola...

Será que eu estou incorporando Don Quixote, enfrentando moinhos de vento em forma de Dragões?


2 comentários:

ESSA REPORTAGEM COMPLETA ACOMPANHEI PELO JORNAL BRASIL URGENTE APRESENTADO POR DATENA, EM NENHUM MOMENTO FOI FALADO QUE A PROFESSORA TINHA SIDO DEMITIDA! O QUE FOI DITO QUE AMBAS AS PARTES TINHAM ENTRADO EM UM ACORDO, A PROFESSORA E O DIRETOR DA ESCOLA ACHARAM COMO MELHOR RESOLUÇÃO DO PROBLEMA? QUE A MESMA FOSSE EMBORA.
independente de sua profissão a referida professora fez tal dança em uma festa nada mais normal, o difícil seria se a mesma tivesse realizado essa dança em cima do seu birô de trabalho a vista dos seus alunos.
ACHO ENGRAÇADO COMO TODOS ACHAM A MANEIRA MAIS ORDINÁRIA POSSÍVEL PARA JULGAR AS PESSOAS, NÃO VEJO PROBLEMA ALGUM EM A PROFESSORA, DOUTORA ADVOGADA OU A RAINHA DA INGLATERRA QUERER DANÇAR DA FORMA QUE LHES AGRADEM! MUITOS CRITICAM E JULGAM,ENTRETANDO O QUE SE FAZ NECESSÁRIO É AVALIAR A CAPACIDADE QUE A PROFESSORA TEM EM ENSINAR, ISSO SIM É IMPORTANTE. ELA É PROFESSORA DENTRO DA ESCOLA, FORA DELA É APENAS UMA MOÇA PASSIVA DE ERROS E ACERTOS COMO TODOS NÓS.
TEM NO TEXTO: COMO ESSA PROFESSORA PODE FALAR DOS VALORES ÉTICOS E MORAIS!! ALGUÉM SABE ME DIZER O QUE É ÉTICO E MORAL? ISSO É RELATIVO, O QUE PARA VC PODE SER ÉTICO PRA MIM NÃO SEJA. SERÁ QUE ÉTICO É CANTAR A MULHER DOS OUTROS QUANDO PASSAR NA RUA? SERÁ QUE SER ÉTICO É CRÍTICAR OS OUTROS? SERÁ QUE MORAL É VIVERMOS EM UM PAÍS ONDE UMA CESTA-BÁSICA OU UM CIGARRO DE MACONHA VALE UM VOTO? SERÁ QUE MORAL É QUANDO A MULHER METE UM CHIFRE NO SEU MARIDO? SERÁ QUE ÉTICO É QUANDO TEMOS UMA CONSTITUIÇÃO FEDERAL QUE REGE PELOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS DOS INDIVÍDUOS E VEMOS O PRÓPRIO ESTADO (UNIÃO) INFRIGIR TAIS ORDENAMENTOS? SERÁ QUE ÉTICO É TERMOS ELEIÇÕES FRAUDADAS A VISTAS DE TODOS COMO ACONTECE EM TODO O PAÍS? SERÁ QUE MORAL É JULGARMOS AS PESSOAS ANTES MESMO DE NOS OLHARMOS NO ESPELHO? SERÁ QUE SER ÉTICO É CALUNIAR, ESTUPRAR, MATAR OU ROUBAR E DEPOIS DIZER: NÃO FUI EU? SERÁ QUE MORAL É DEFENDER A HIPOCRISIA DAS OPINIÕES MALDOSAS DOS OUTROS DIANTE DOS FATOS? ANTES TE FALARMOS SE A PROFESSORA TEM COMO FALAR SOBRE ÉTICA OU MORAL, É NECESSÁRIO DEFINIRMOS AQUI O QUE SIGNIFICA TAIS PALAVRAS!
SÓ ACHO QUE ANTES DE JULGARMOS QUALQUER PESSOA DEVEMOS OLHAR BEM NO ESPELHO! AQUELE QUE NUNCA PECOU QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA! SERÁ QUE O QUÊ ELA FEZ É PECADO? O QUE MUITOS ESTÃO FAZENDO JULGANDO TAL ATITUDE É PECADO? brasil mostra tua cara, alias povo brasileiro mostra tua cara, agora sem máscaras!

Que forma triste desse professor, o dono do blog, de ver as coisas. Ele podia ser melhor que isso.
Paulo Ghiraldelli Jr: http://ghiraldelli.pro.br

Postar um comentário