É uma entidade sem fins lucrativos, que realiza programas de treinamento e desenvolvimento, consultoria, coaching e responsabilidade social. Para isso reúne consultores experientes que se identificam com os propósitos da ecologia social.
Quais são os propósitos do Instituto EcoSocial ?
Apoiar estratégias e processos de mudança organizacional por meio da educação e do desenvolvimento de pessoas.
Prestar serviços de treinamento e desenvolvimento para organizações com ou sem fins lucrativos, contribuindo para a sustentação de seus processos de desenvolvimento.
Incentivar, patrocinar, elaborar e disseminar estudos, pesquisas e publicações para impulsionar o desenvolvimento de novos conceitos, ferramentas e iniciativas voltadas para a Ecologia Social.
Formar lideranças que possam atuar em organizações dos três setores da economia.
Ampliar o potencial de atendimento e sustentação de programas para formação de consultores.
Apoiar iniciativas comunitárias e sociais sintonizadas com os princípios da Ecologia Social.
Os conceitos da Ecologia Social surgiram no início do século passado, com o precursor da Antroposofia, Rudolf Steiner. O foco da Ecologia Social é a qualidade social como base para o desenvolvimento. Seu objetivo é a busca constante da qualidade da interação entre indivíduos, grupos, instituições e o ambiente social.
Após a Segunda Guerra Mundial, esses conceitos foram adaptados e orientados para o mundo empresarial pelo psiquiatra e educador holandês Bernard Lievegoed, fundador do NPI – Nederlands Pedagogisch Instituut. Desde então, a Ecologia Social tem inspirado um número crescente de profissionais e organizações em todo o mundo. A partir de 1970, o movimento foi ampliado, fortalecido e sustentado no Brasil por profissionais e instituições ligadas à Antroposofia, entre elas a Adigo Consultores
A ecologia social parte do princípio de que o ser humano sendo um ser social tem seu desenvolvimento pela interação em equilíbrio das três dimensões arquetípicas da vida social:
Dimensão espiritual/cultural
Dimensão político/jurídica
Dimensão econômica
Neste início de milênio, o ser humano encontra-se diante da busca existencial de forças que lhe permitam construir, a partir de si mesmo, um novo ambiente social.
O momento atual, com seus múltiplos e simultâneos desafios, exige uma nova consciência, além da forma mecanicista de encarar o mundo, que se tornou insuficiente. Essa nova maneira de pensar, orgânica e social, é a ecologia social, com o objetivo de tornar a vida social sustentável em todos os ambientes.
Os profissionais da Adigo, além de atuarem em empresas dos mais diversos segmentos e portes em consultoria empresarial, pesquisa e treinamento, formaram e preparam centenas de consultores, internos e externos, identificados com seus princípios e abordagens.
Na prática, todas essas competências individuais e coletivas foram traduzidas em conceitos, modelos, instrumentos e programas colocados à disposição do mundo empresarial, através do Instituto EcoSocial e de seus membros, para apoiar os esforços de desenvolvimento de indivíduos, dos grupos e de suas organizações.
O Programa Germinar surgiu ante a necessidade de levar os mesmos conceitos e visão de trabalho para o terceiro setor e os órgãos governamentais. Com uma linguagem direcionada para esses públicos, os membros do Instituto EcoSocial e parceiros atuantes nos referidos setores vêm disponibilizar esses conhecimentos e metodologias reconhecidos aqui e no exterior.
O Programa Germinar visa fomentar o empreededorismo social e apoiar a sustentação de iniciativas nesta área. Realiza isso, através da formação de indivíduos que possam atuar como líderes voltados ao desenvolvimento de pessoas, grupos e organizações, multiplicando-se as chances de sucesso das iniciativas e de seus gestores.
Desenvolvimento de Líderes Facilitadores
O Programa Germinar visa fomentar o empreendedorismo social e apoiar a estruturação de iniciativas nesta área. Através da formação de indivíduos que possam atuar como líderes voltados ao desenvolvimento de pessoas, grupos e organizações multiplicam-se as chances de sucesso das iniciativas sociais e de seus gestores.
A quem se destina?
Lideranças e profissionais envolvidos com a temática do terceiro setor, tais como líderes comunitários e de iniciativas sociais (ONG's, cooperativas, associações, institutos, etc.), empreendedores sociais e profissionais da área de responsabilidade social e sustentabilidade.
Um pouco da história do Programa Germinar
O Programa Germinar foi inspirado no curso de Formação de Líderes para o Futuro da Adigo, que há mais de 10 anos vem desenvolvendo consultores internos e lideranças empresariais.
Entre os anos de 2003 e 2007, cerca de 450 pessoas de diferentes partes do Brasil, como Bahia, Ceará, Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Sergipe passaram pelo Programa Germinar.
Metodologia e Estrutura do Programa
O Programa Germinar compreende cinco módulos com duração de três dias (30 horas) cada, com intervalos de aproximadamente dois meses.
A metodologia compreende palestras conceituais, espaço para reflexão e compartilhamento em pequenos grupos, vivências, trabalhos artísticos e movimentos corporais.
Módulo 1: “Entendendo a facilitação de processos”. Visa a compreensão do papel de facilitador de processos e da dinâmica de desenvolvimento de indivíduos, grupos e organizações.
Módulo 2: “Conhecendo a Organização e Facilitando Processos". Aprofunda os conceitos e as habilidades necessárias para a facilitação de processos de mudança organizacional, tais como realização de diagnósticos e tomada de decisão, entre outros.
Módulo 3: “Mediando conflitos”. Trabalha o fenômeno do conflito e desenvolve, a partir da prática, elementos que auxiliem na sua vivência e superação.
Módulo 4: “Fazendo Acontecer”. Aplica os conceitos apreendidos através da elaboração de planos de ação para clientes externos, baseado em situações reais.
Módulo 5: “Biografia do Ser Humano”. São construídos planos de desenvolvimento individual, utilizando a análise da biografia como ferramenta de auto-conhecimento e propiciando uma melhor visão dos participantes sobre sua missão, visão de futuro, desafios e saudável atuação no mundo concreto.
Resultados Esperados
Ao final do programa, os participantes estarão aptos a:
Compreender a dinâmica de desenvolvimento de indivíduos, grupos e organizações e suas necessidades para a construção de iniciativas sustentáveis;
Conduzir processos de transformação nas instituições ou comunidades;
Apoiar o desenvolvimento de grupos e ajudá-los a encontrar suas próprias soluções e os meios necessários para implementar suas idéias;
Implementar um modelo mais orgânico para o desenvolvimento das instituições nas quais estão inseridos ou com as quais se relacionam;
Construir um rico ambiente de troca e de apoio nos grupos em que estão inseridos de forma a enriquecer e multiplicar o aprendizado.
0 comentários:
Postar um comentário