domingo, 27 de setembro de 2009

UMA NOVA VISÃO DE MIM MESMO - NOVA VISÃO DE MUNDO







O que é o Instituto EcoSocial ?

É uma entidade sem fins lucrativos, que realiza programas de treinamento e desenvolvimento, consultoria, coaching e responsabilidade social. Para isso reúne consultores experientes que se identificam com os propósitos da ecologia social.

Quais são os propósitos do Instituto EcoSocial ?

Apoiar estratégias e processos de mudança organizacional por meio da educação e do desenvolvimento de pessoas.

Prestar serviços de treinamento e desenvolvimento para organizações com ou sem fins lucrativos, contribuindo para a sustentação de seus processos de desenvolvimento.

Incentivar, patrocinar, elaborar e disseminar estudos, pesquisas e publicações para impulsionar o desenvolvimento de novos conceitos, ferramentas e iniciativas voltadas para a Ecologia Social.

Formar lideranças que possam atuar em organizações dos três setores da economia.

Ampliar o potencial de atendimento e sustentação de programas para formação de consultores.

Apoiar iniciativas comunitárias e sociais sintonizadas com os princípios da Ecologia Social.



Programa Germinar


Os conceitos da Ecologia Social surgiram no início do século passado, com o precursor da Antroposofia, Rudolf Steiner. O foco da Ecologia Social é a qualidade social como base para o desenvolvimento. Seu objetivo é a busca constante da qualidade da interação entre indivíduos, grupos, instituições e o ambiente social.

Após a Segunda Guerra Mundial, esses conceitos foram adaptados e orientados para o mundo empresarial pelo psiquiatra e educador holandês Bernard Lievegoed, fundador do NPI – Nederlands Pedagogisch Instituut. Desde então, a Ecologia Social tem inspirado um número crescente de profissionais e organizações em todo o mundo. A partir de 1970, o movimento foi ampliado, fortalecido e sustentado no Brasil por profissionais e instituições ligadas à Antroposofia, entre elas a Adigo Consultores

A ecologia social parte do princípio de que o ser humano sendo um ser social tem seu desenvolvimento pela interação em equilíbrio das três dimensões arquetípicas da vida social:

Dimensão espiritual/cultural
Dimensão político/jurídica
Dimensão econômica



Neste início de milênio, o ser humano encontra-se diante da busca existencial de forças que lhe permitam construir, a partir de si mesmo, um novo ambiente social.

O momento atual, com seus múltiplos e simultâneos desafios, exige uma nova consciência, além da forma mecanicista de encarar o mundo, que se tornou insuficiente. Essa nova maneira de pensar, orgânica e social, é a ecologia social, com o objetivo de tornar a vida social sustentável em todos os ambientes.

Os profissionais da Adigo, além de atuarem em empresas dos mais diversos segmentos e portes em consultoria empresarial, pesquisa e treinamento, formaram e preparam centenas de consultores, internos e externos, identificados com seus princípios e abordagens.

Na prática, todas essas competências individuais e coletivas foram traduzidas em conceitos, modelos, instrumentos e programas colocados à disposição do mundo empresarial, através do Instituto EcoSocial e de seus membros, para apoiar os esforços de desenvolvimento de indivíduos, dos grupos e de suas organizações.

O Programa Germinar surgiu ante a necessidade de levar os mesmos conceitos e visão de trabalho para o terceiro setor e os órgãos governamentais. Com uma linguagem direcionada para esses públicos, os membros do Instituto EcoSocial e parceiros atuantes nos referidos setores vêm disponibilizar esses conhecimentos e metodologias reconhecidos aqui e no exterior.

O Programa Germinar visa fomentar o empreededorismo social e apoiar a sustentação de iniciativas nesta área. Realiza isso, através da formação de indivíduos que possam atuar como líderes voltados ao desenvolvimento de pessoas, grupos e organizações, multiplicando-se as chances de sucesso das iniciativas e de seus gestores.

Desenvolvimento de Líderes Facilitadores

O Programa Germinar visa fomentar o empreendedorismo social e apoiar a estruturação de iniciativas nesta área. Através da formação de indivíduos que possam atuar como líderes voltados ao desenvolvimento de pessoas, grupos e organizações multiplicam-se as chances de sucesso das iniciativas sociais e de seus gestores.

A quem se destina?


Lideranças e profissionais envolvidos com a temática do terceiro setor, tais como líderes comunitários e de iniciativas sociais (ONG's, cooperativas, associações, institutos, etc.), empreendedores sociais e profissionais da área de responsabilidade social e sustentabilidade.

Um pouco da história do Programa Germinar

O Programa Germinar foi inspirado no curso de Formação de Líderes para o Futuro da Adigo, que há mais de 10 anos vem desenvolvendo consultores internos e lideranças empresariais.

Entre os anos de 2003 e 2007, cerca de 450 pessoas de diferentes partes do Brasil, como Bahia, Ceará, Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Sergipe passaram pelo Programa Germinar.

Metodologia e Estrutura do Programa

O Programa Germinar compreende cinco módulos com duração de três dias (30 horas) cada, com intervalos de aproximadamente dois meses.

A metodologia compreende palestras conceituais, espaço para reflexão e compartilhamento em pequenos grupos, vivências, trabalhos artísticos e movimentos corporais.

Módulo 1: “Entendendo a facilitação de processos”. Visa a compreensão do papel de facilitador de processos e da dinâmica de desenvolvimento de indivíduos, grupos e organizações.

Módulo 2: “Conhecendo a Organização e Facilitando Processos". Aprofunda os conceitos e as habilidades necessárias para a facilitação de processos de mudança organizacional, tais como realização de diagnósticos e tomada de decisão, entre outros.

Módulo 3: “Mediando conflitos”. Trabalha o fenômeno do conflito e desenvolve, a partir da prática, elementos que auxiliem na sua vivência e superação.

Módulo 4: “Fazendo Acontecer”. Aplica os conceitos apreendidos através da elaboração de planos de ação para clientes externos, baseado em situações reais.

Módulo 5: “Biografia do Ser Humano”. São construídos planos de desenvolvimento individual, utilizando a análise da biografia como ferramenta de auto-conhecimento e propiciando uma melhor visão dos participantes sobre sua missão, visão de futuro, desafios e saudável atuação no mundo concreto.

Resultados Esperados

Ao final do programa, os participantes estarão aptos a:

Compreender a dinâmica de desenvolvimento de indivíduos, grupos e organizações e suas necessidades para a construção de iniciativas sustentáveis;

Conduzir processos de transformação nas instituições ou comunidades;
Apoiar o desenvolvimento de grupos e ajudá-los a encontrar suas próprias soluções e os meios necessários para implementar suas idéias;

Implementar um modelo mais orgânico para o desenvolvimento das instituições nas quais estão inseridos ou com as quais se relacionam;

Construir um rico ambiente de troca e de apoio nos grupos em que estão inseridos de forma a enriquecer e multiplicar o aprendizado.
“O medo de um futuro que desconhecemos só pode ser superado com imagens de um futuro que queremos”.
Barkhoff.

0 comentários:

Postar um comentário