sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A VERDADEIRA EDUCAÇÃO COMEÇA EM MIM


"Ser educado na época em que vivemos, na qual as relações têm algo de rude, não deixa de ser um jeito bastante especial de marcar pela diferença." (Costanza Pascolato).


Eu vejo muita beleza no que a empresária de moda escreveu sobre “ser educado”, onde talvez, para muitos, haja apenas mais uma frase de efeito. Eu precisava ler algo do tipo para inspirar a escrever sobre a tarefa de educar no décimo ano do século XXI.

Aproveitei as férias para fazer o mais gosto nestes tempos que é ver o mar, respirar outros ares e ler algumas coisas que ainda não havia lido, ouvir algumas musicas que ainda não havia escutado... E comecei a ler o livro "Novos rumos para a educação" de Huberto Rohden.

No capítulo "A educação da consciência" eu extrai ensinamentos riquíssimos sobre a tarefa que a vida me propôs executar que é ser Educador. Ele começa dizendo que o principal requisito para poder educar é ser educado. Parece-nos, a primeira vista, contundente demais para receber tanta inferência, não é? Mas, cada vez mais descubro que as pequenas verdades precisam ser ditas todos os dias para que as grandes surjam como alavancas de transformação.

Neste capitulo ele faz um rápido estudo epistemológico da palavra educação que inclusive eu já havia escrito aqui no blog, em um dos meus textos sobre Educação. Ele diz que ser educado significa, na linguagem comum, ter bons modos, boas maneiras sociais. Mas não é este o sentido real e último de ser educado.

Tenho lido em alguns blogs da região julgamentos inquisitórios sobre os tipos de educadores que temos, colocando sempre suas verdades acima das verdades alheias e esquecendo de que todo ser humano é um "microcosmo", um pequeno cosmos, um universo em miniatura. Todo ser humano, desde o momento da sua concepção, é uma síntese condensada de toda essa epopéia multimilenar da história da humanidade que o precedeu. Dentro de cada homem ecoam as vozes de milhares e milhares de gerações humanas, e também infra-humanas, que precederam o estado atual e da sua evolução.

É preciso simplicidade para entender que o homem, em seu processo evolutivo na Terra, possui duas insígnias naturais: a natureza interna e a natureza externa. Na natureza interna está o plano da inteligência. No outro plano aparece o egocentrismo, de natureza mais externa. Ambas são forças que ajudam o homem a educar-se ao longo da vida, defendendo seus valores, suas crenças, mesmo que estes sejam baseados em erros. Mas, quem somos nós para querer educar sem ainda sermos educados?

Interessante lembrar a idéia de Schopenhauer que defendia a filosofia da vontade de viver. A contemporaneidade ensina que devemos viver e deixar viver ou deixar morrer, seja essa a vontade do outrem. Essa é a verdadeira caridade, o verdadeiro altruísmo. Infelizmente, em nossa sociedade, no meio em que trabalho, vez ou outra aparecem falsos caridosos e falsos altruístas.

Esses falsos caridosos e altruístas praticam "ética", em que ele vê o ápice da perfeição humana, ao ponto de incluir o próprio Deus no rol dos seres éticos, amigo dos seus amigos e inimigo dos seus inimigos. E assim, a Educação do ser fica comprometida pelo famoso argueiro no olho, pela atualíssima janela suja que não permite ver a roupa limpa do vizinho.

O mundo em que vivemos, partindo da minha casa, da minha rua, do meu bairro, da minha cidade, está repleto de homens que acreditam na educação, mas que pouco fazem pela mesma. Ainda cruzamos com seres que não exigem educação sem educarem-se. Que clamam por Deus em seus discursos, mas vivem à sombra da mentira e do egoísmo.

Mas, embora me considere isolado na crença de um mundo melhor através da Educação, acredito que existam homens que ultrapassam a fronteira da espiritualidade mística e entra no campo da consciência cósmica, onde a longínqua transcendência do Deus ausente se funde com a propínqua imanência do Deus presente.

Para esse pioneiro do Infinito no finito, do finito no Infinito, Deus é a Lei, Luz, Vida, Inteligência, Razão, Espírito, Amor, a Grande Presença; Deus é a alma de todo o Universo e de cada uma das suas unidades individuais, porque tudo penetra e permeia como a íntima e única essência de todas as coisas, sem se identificar com nenhuma delas.

Quando o homem atinge as alturas dessa experiência cósmica, é ele realmente "educado", porque "eduziu" das eternas profundezas da sua natureza humana o que nela havia de mais real e dinâmico. Esse homem é um "auto- realizado", um "homem cósmico", ou, no dizer de Paulo de Tarso, uma "nova criatura em Cristo".

Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante que busca está nas terras de Tarso, crendo no meu trabalho, na autotransformação para a Educação Humanamente Divina que construa os meus caminhos de pedra. Hei de me educar cada dia mais, neste ano de grandes mudanças e acontecimentos, para que ela possa sair de mim a atinja a todos os meus alunos, amigos, colegas de profissão e a minha família, como sendo uma marca de diferencial na vida deles.

0 comentários:

Postar um comentário