terça-feira, 11 de maio de 2010

CONVOCAÇÃO: Análise e curiosidades dos 23 convocados




Saiu a convocação oficial para a Copa do Mundo de 2010. Salvo lesões/cortes de última hora, que já ajudaram o Brasil em 1986 (Leandro e Renato Gaúcho) 1994 (Ricardo Rocha), 1998 (Romário) e 2002 (Émerson), os 23 chamados por Dunga devem representar a Seleção Brasileira no Mundial da África do Sul.

Antes de mais nada, ficaram claros os critérios. Quem mais ele chamou foi convocado para o Mundial na “Família Dunga”, a despeito de fases técnicas deploráveis. Isto vale para os seguintes reservas, inclusive em seus times: Júlio Baptista, Doni, Kléberson e Grafite.


Os 23 homens do Hexa - Arte: clicRBSDunga justificou a convocação de Doni porque ele “peitou a Roma“. Meu Deus. Pior que isto só o Grafite, que jogou cinco minutos e foi para a Copa, mas o Victor não foi. Pior foi dizer que o Júlio Baptista não é titular na Roma porque na posição dele joga o Totti. Primeiro que o Totti ficou meses fora por contusão e nem assim o Júlio Baptista jogou um único jogo como titular. Foram 23 jogos, começando 4 partidas e entrando no decorrer em 19 oportunidades.

Para completar a desculpa furada: “Totti é o segundo romano mais importante, só perdendo para o Imperador Nero”. Comparar Totti, um craque da bola, com um genocida insano e sanguinário é de matar. Mais ainda considerando-se que Nero não nasceu em Roma e sim em Anzio…

Também não entendi levar os dois laterais-esquerdo que não jogam por ali há 5 anos: Michel Bastos e Gilberto. Eu teria levado ao menos um jogador da posição, Marcelo (Real Madrid). Mas ACHO que este e Alexandre Pato fizeram muita bobagem nas Olimpíadas de 2008 para se queimar.

Como atento observador do futebol europeu, envio o raio-x e qual seria a minha convocação. Reparem nas péssimas notas para meias e volantes, minhas principais discordâncias.

GOLEIROS - AVALIAÇÃO: 7


- Júlio César (Internazionale): Indiscutível, hoje é o melhor do mundo. MERECIDO
- Gomes (Tottenham Hotspur): Temporada fantástica na Inglaterra. MERECIDO
- Doni (Roma): Um dos primeiros absurdos. É reserva de Júlio Sérgio na Roma por insuficiência técnica. Quando jogou na Liga Europa, falhou e eliminou seu time contra o Panathinaikos. NÃO CONVOCARIA e levaria o Victor (Grêmio).

LATERAIS - AVALIAÇÃO: 8


- Daniel Alves (Barcelona): Segundo melhor lateral-direito do mundo, joga (e BEM) no meio-campo. MERECIDO
- Maicon (Internazionale): Melhor lateral-direito do mundo. Joga ofensiva e defensivamente. MERECIDO
- Michel Bastos (Olympique Lyonnais): Temporada soberba no Lyon, cotado para ir para a Inter. MERECIDO
- Gilberto (Cruzeiro): Discutível. Tem dificuldades na marcação e problemas físicos. NÃO CONVOCARIA e e usaria a polivalência de Daniel Alves, levando outro atacante.

ZAGUEIROS - AVALIAÇÃO: 10

- Lúcio (Internazionale): Titular absoluto há uma década, em grande fase técnica. Líder pelo exemplo. MERECIDO
- Juan (Roma): Sempre superior tecnicamente, forma com Lúcio uma zaga completa tecnica e fisicamente, a melhor do mundo para mim. MERECIDO
- Luisão (Benfica): Em grande evolução, sempre joga bem na Seleção. MERECIDO
- Thiago Silva (Milan): O ‘Monstro’ de saudosa lembrança no Fluminense e Juventude fez uma temporada excepcional no irregular Milan. Formará a futura zaga do Brasil ao lado de Luisão. MERECIDO

VOLANTES - AVALIAÇÃO 3:
- Gilberto Silva (Panathinaikos): Mesmo não sendo nem sombra do formidável vice-capitão do Arsenal de meia década atrás, eu convocaria pela experiência e por ser um primeiro-volante nato. MERECIDO
- Felipe Melo (Juventus): Depois de uma ótima temporada na Fiorentina, um lixo de ano na péssima Juventus. NÃO CONVOCARIA e levaria Denílson (Arsenal)
- Josué (Wolfsburg): Ano ruim no fraco time alemão. Baixinho, não tem imposição física nem técnica. NÃO CONVOCARIA e levaria Sandro (Internacional)
- Ramires (Benfica): Bem no Benfica, recuperou o espaço perdido nas más atuações da Copa das Confederações 2009. LEVARIA COMO MEIA, não como volante. Em seu lugar, levaria Lucas (Liverpool), de boa temporada na Inglaterra.

MEIO-CAMPISTAS - AVALIAÇÃO 5:

- Kaká (Real Madrid): Única unanimidade no meio, vive má-fase física e técnica. Dele depende de boa parte da criatividade brasileira. MERECIDO
- Júlio Baptista (Roma): Reserva em seu clube, vive péssima fase. Nem com Totti lesionado virou titular. NÃO CONVOCARIA e levaria Ramires em seu lugar
- Elano (Galatasaray): A síntese de Dunga, titular praticamente todo o tempo. Chegou a perder espaço, mas recuperou-se na Copa das Confederações. Boa opção de grupo, ótimo na bola parada. MERECIDO
- Kléberson (Flamengo): Outra convocação inexplicável, e este nem o ‘arrego’ da Copa América 2007 se aplica. Não tem jogado nada e é banco no Fla. NÃO CONVOCARIA e levaria Paulo Henrique Ganso (Santos).

ATACANTES - AVALIAÇÃO: 8

- Luís Fabiano (Sevilla): Tem sofrido com as lesões, mas é o melhor atacante brasileiro. Média fantástica na Seleção. MERECIDO
- Robinho (Santos): Mesmo jogando muito mal no Real Madrid e no Manchester City, tinha boa resposta na Seleção Brasileira. Agora, jogando bem no Santos, sem dúvida nenhuma seria convocado. MERECIDO
- Nilmar (Villarreal): Nossa única opção de velocidade com faro de gol, média excepcional na Seleção Brasileira (11 jogos, 8 gols, a maioria começando no banco). MERECIDO
- Grafite (Wolfsburg): Com todo o esforço de Adriano em NÃO IR para o Mundial, Dunga ficou sem opções de “centroavante alto e forte fisicamente”. Ou era ele, ou o Fred, ‘bruxinho’ de 2007 e com boa Copa em 2006, mas instável emocionalmente e com problemas extra-campo. Seria um contra-senso levar um jogador com o mesmo histórico de Adriano. MERECIDO

- Como sobrou uma vaga de lateral-esquerdo, eu levaria Neymar (Santos) sim. Por dois motivos: para dar um sopro de juventude no elenco e para ter uma opção ofensiva totalmente desconhecida dos adversários. Seria nosso “mascote”, como foi Leão em 1970, Ronaldo em 1994, Denílson em 1998 e Kaká em 2002.

- De sobreaviso: Hélton (Porto), Miranda (São Paulo), Gilberto (Cruzeiro), Carlos Eduardo (Hoffenheim) e Fred (Fluminense).

CURIOSIDADES:

- Quatro ex-gremistas (Gilberto, Michel Bastos, Felipe Melo e Grafite) e dois ex-colorados convocados (Nilmar e Lúcio). Mais Thiago Silva, formado no RS Futebol e com bela passagem pelo Juventude, assim como Doni, que já não foi tão bem em 2005. Michel Bastos brilhou pelo Pelotas.

- Dois gaúchos: Maicon (de Novo Hamburgo) e Michel Bastos (Pelotas)

- Dois jogadores do time de 2010 passaram pelo pior Grêmio da história (2004): Michel Bastos e Felipe Melo (dica de Luís Felipe dos Santos).

- Em compensação, Gilberto marcou época como o melhor lateral-esquerdo em décadas no Olímpico. Grafite foi muito pouco utilizado em 2003 por Tite.

- Três jogadores que atuam no Brasil: Robinho, Gilberto, Kléberson. Em 2006 também eram três: Ricardinho (Corinthians), Rogério Ceni e Mineiro (São Paulo).

- Gilberto é o mais velho: 34 anos. Ramires é o mais novo, 23 anos.

- Lúcio e Juan são os com mais convocações: 118. Grafite tem apenas 3.

- Luís Fabiano e Kaká são os artilheiros, com 25 gols. A média de Luís Fabiano é espantosa: foram apenas 37 jogos!

-Doni, Josué, Júlio Baptista foram convocados pelos serviços prestados em 2007,na Copa América. O pior momento de Dunga na Seleção Brasileira.

- Oito jogadores do time brasileiro de 2006 estão em 2010: Júlio César, Lúcio, Juan, Luisão, Gilberto, Gilberto Silva, Kaká e Robinho.

- De 2006 para 2002, 10 nomes se repetiram: Rogério Ceni, Dida, Cafú, Roberto Carlos, Lúcio, Gilberto Silva, Ricardinho, Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Ronaldo.

- Kaká, Gilberto Silva, Lúcio e Kléberson são os campeões mundiais remanescentes de 2002. Mas Kléberson não foi em 2006, os outros três estão em sua terceira Copa do Mundo. Além de Dunga e Jorginho (ambos em 1994).

E o que vocês acharam? Deixem seu recado.


Fonte:
http://wp.clicrbs.com.br/almanaqueesportivo/2010/05/11/convocacao-analise-e-curiosidades-dos-23-convocados/?topo=2,2,18,,,2

0 comentários:

Postar um comentário