terça-feira, 25 de maio de 2010

COORDENADOR GERAL DA “OBA” EM GRAVATÁ


Audemário, Ricardo, Ronaldo e Canalle



Como havíamos divulgado através do nosso blog e dos ofícios enviados às secretarias de educação municipais da região, na manhã de ontem, 24 de Maio, no Hotel Portal de Gravatá, tivemos a grata satisfação de receber o Coordenador Geral da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), Professor, Doutor João Batista Garcia Canalle.

Doutor Canalle foi apresentado pelo professor Audemário Prazeres aos 39 professores presentes, dos municípios de Bezerros, Bonito, Chã Grande e Gravatá, que representou a maior bancada presente.

O nobre convidado iniciou sua fala fazendo um resumo do maior evento de Astronomia do Brasil, que reunirá o VI EINA (ENCONTRO INTERESTADUAL NORDESTINO DE ASTRONOMIA), 13º ENAST (ENCONTRO NACIONAL DE ASTRONOMIA) e o 2º EBOC (ENCONTRO BRASILEIRO DE OBSERVADORES DE COMETAS).


Professor Canalle nos falou sobre Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), que é uma entidade científica sem fins lucrativos, fundada em 1974, cujas finalidades, dentre outras, é congregar os astrônomos do Brasil e zelar pelos interesses e direitos dos astrônomos. Nos informou também sobre XXXV Reunião Anual da SAB, que será realizada em Passa Quatro, MG, 7-12 de setembro de 2010, no Hotel Recanto das Hortênsias.

Além disso, o professor Canalle também veio a nossa cidade promover um evento que acorre em diversas partes do país e que teremos a honra de ter pela primeira vez em nosso estado, que é o EREA (ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE ASTRONOMIA). O objetivo do evento é promover o desenvolvimento do saber, propiciando aos professores da rede pública e particular. Além de professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, participam também do EREA pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, assim como aos demais profissionais de áreas afins: Geografia, História, Ciências.

Segundo Canalle, o EREA fornece condições para que participantes da região apresentem suas experiências e trabalhos, debatam, troquem idéias e laços de intercâmbio nas diversas disciplinas que trabalham com o estudo da Astronomia.

Para o nosso I EREA, a nossa proposta é articularmos um quantitativo de 120 professores dos diversos municípios do estado de Pernambuco, do Litoral ao Sertão. Esta foi uma das metas que o professor Canalle nos desafiou a atingir para que tal evento seja realizado com o mesmo sucesso de outras cidades que sediaram o mesmo.

Como incentivo, o professor Canalle anunciou que todos os professores que irão participar do EREA, receberão um kit com diversos itens e materiais didáticos, apostilhas, livros e, o melhor, uma luneta capaz de fazer observações nítidas das crateras da lua, além de observações outras do nosso céu.

Após a fala do Professor Canalle, o Professor Audemário fez algumas colocações pertinentes ao evento e a tudo que foi exporto pelo Canalle e, em seguida, apresentou o conselheiro da AAP – SAR (ASSOCIAÇÃO ASTRONÔMICA DE PERNAMBUCO – SOCIEDADE ASTRONÔMICA DO RECIFE) Ronaldo Dantas (Recife) e o coordenador das inscrições para o EREA e membro da comissão organizadora do EINA – ENAST 2010, o Professor Ricardo Vieira (Gravatá).

Esclarecidas algumas dúvidas e após todos os presentes manusearem as lunetas trazidas pelo Professor Canalle, os participantes registraram em ata os seus contatos para que o Professor Ricardo Vieira entre em contato a fim de firmar as futuras inscrições dos professores para o EREA.

Estamos (ou somos) muito otimistas com a certeza de que o EREA irá garantir a participação de 120 professores de todo o estado de Pernambuco. A nossa equipe, dede já, convida a todos os interessados a garantirem suas inscrições com antecedência. Em breve estaremos disponibilizando uma ficha de inscrição em um blog que iremos criar. Aguardem.

No mais, foi um prazer imenso está ao lado de uma das figuras mais importantes da Astronomia no Brasil, o gentil Professor Canalle, bem como desfrutar de momentos tão leves e importantes ao lado de Audemário, figura ímpar em qualquer parte do Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário