segunda-feira, 10 de maio de 2010

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Muito pertinentes esta campanha realizada pelo Governo Federal e Comite Nacional de Enfrentamentoda Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Vale a pena ser divulgado todo o histórico do projeto e também o Disque 100 para que ajudemos a erradicar os crimes hediondos como esse narrado no site e que reproduzo abaixo. Participe!!!


Seqüestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, desde o momento em que Araceli entrou no carro dos assassinos até o aparecimento de seu corpo, desfigurado pelo ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória. Poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

Os acusados, Paulo Helal e Dante de Bríto Michelini, eram conhecidos na cidade pelas festas que promoviam em seus apartamentos e em um lugar, na praia de Canto, chamado Jardim dos Anjos. Também era conhecida a atração que nutriam por drogar e violentar meninas durante as festas. Paulo e Dantinho, como eram mais conhecidos, lideravam um grupo de viciados que costumava percorrer os colégios da cidade em busca de novas vítimas.

A Vitória daquela época era uma cidade marcada pela impunidade e pela corrupção. Ao contrário do que se esperava, a família da menina silenciou diante do crime. Sua mãe foi acusada de fornecer a droga para pessoas influentes da região, inclusive para os próprios assassinos.

Apesar da cobertura da mídia e do especial empenho de alguns jornalistas, o caso ficou impune. Araceli só foi sepultada três anos depois. Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.

O dia 18 de maio foi criado em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. Organizado pelo CEDECA/BA, representante oficial da organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia, o evento reuniu entidades de todo o país. Foi nesse encontro que surgiu a idéia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

De autoria da então deputada Rita Camata (PMDB/ES) – presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional -, o projeto foi sancionado em maio de 2000.

Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

O 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é uma ação permanente do Plano Nacional. A mobilização é realizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, com apoio do Governo e parceiros.

Para a mobilização desse ano, o Comitê Nacional e parceiros da Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes decidiram pela re-edição da arte e do slogan usados na campanha do ano anterior por se tratar de uma campanha que aproxima a população ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Na campanha do 18 de maio de 2010 permanece a mobilização da sociedade para a sua atuação na luta contra à violência sexual infanto-juvenil trazendo como símbolo uma flor, acompanhada da frase “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, lembrando do cuidado, da necessidade da defesa do direito de meninas e meninos crescerem de forma saudável e protegida.

A semana do 18 de maio contará com ações de mobilização contra a violência sexual em todo o País e terá dois momentos:

Uma Pauta Política: Lançamento das Diretrizes Nacionais para elaboração de códigos de conduta coorporativos para empresas; com foco nos direitos humanos de crianças e adolescentes. Pacto do Enfrentamento. O lançamento das Diretrizes/Pacto será no Rio de Janeiro, com a presença da Primeira Dama Mariza Letícia e terá apoio da Petrobras.

O Show pela Vida: a proposta é realizar o evento no dia 16 de Maio (domingo), no Parque da Cidade, em Brasília, aos moldes dos anos anteriores: fala das autoridades, protagonismo juvenil, distribuição das flores e show.

As outras atividades previstas são o lançamento do Prêmio Neide Castanha e um Seminário Nacional em parceria com o SESI (20 e 21 de maio). Um lançamento em Brasília do filme “Sonhos Roubados’ da diretora Sandra Werneck, está sendo estudado.

O material de divulgação será composto por cartaz, squeeze, banner, pulseira, cartão, botton, camiseta, e adesivo. Também será distribuída uma cartilha de orientação na prevenção ao abuso e a exploração sexual. O material da Campanha estará disponível para reprodução no site do Comitê Nacional de quem assim desejar.

Os contatos do Comitê Nacional são:
Site: http://www.comitenacional.org.br
E-mail : comitenacional@terra.com.br
Telefone: 61 – 3347-8524










0 comentários:

Postar um comentário