sábado, 15 de maio de 2010

I WORKSHOP DE FOTOGRAFIA DA ESCOLA CÔNEGO EUGÊNIO VILANOVA















Sucesso.
Essa foi a palavra mais repetida entre os alunos que participaram do I WORKSHOP DE FOTOGRAFIA promovido em parceria com CENTRO DE COMUNICAÇÃO E JUVENTUDE (CCJ) e pela DIACONIA PERNAMBUCO, coordenado pelo Professor Ricardo que teve a iniciativa de trazer a oficina de fotografia, como ponto norteador do projeto de Educação Patrimonial através das lentes de uma câmera, promovendo um momento lúdico e de sensibilização, captando imagens com outros ângulos, outros olhares, outras temáticas.

A oficina de fotografia que foi realizado no laboratório de informática da Escola Cônego Eugênio Vilanova, atendendo 21 alunos do Ensino Fundamental, selecionados pelo professor Ricardo Vieira, sendo dividido em duas etapas. A saber:

Inicialmente os alunos conheceram um pouco do trabalho do CCJ nas comunidades de Recife e, em seguida, o Educador do CCJ, carinhosamente chamado por Carbonel, apresentou um histórico sobre a fotografia e a evolução das máquinas fotográficas, onde os alunos puderam ver, manusear e conhecer diversos tipos de câmeras, desde as rudimentares PINHOLE até as câmeras profissionais de última geração.

Após o lanche, foi proposto pelo Professor Ricardo Vieira um passeio por algumas ruas do Bairro Novo, onde os alunos se dividiram em equipes e registraram paisagens, ruas, casas, igrejas, estabelecimentos e, em especial, pessoas que fazem parte do bairro, que representam o povo de Gravatá e a verdadeira realidade com que vivem.

O encerramento foi às 17 horas, de volta ao laboratório da escola, onde cada aluno pode externar a alegria e a satisfação de terem sido contemplados por uma tarde tão diferente, única; eles aprenderam muito sobre fotografia e sobre um olhar novo sobre a própria comunidade. Todos os alunos, em suas avaliações, disseram que gostariam muito da continuidade do projeto.

A Escola Cônego Eugênio Vilanova está inovando o processo de ensino-aprendizagem em nosso município através de uma infinidade de atividades, projetos e eventos que objetivam o desenvolvimento da cidadania, da aprendizagem científica, da construção da personalidade moral e espiritual dos alunos, no desenvolvimento de uma consciência planetária mais justa, humanitária e feliz.

Até o final do primeiro semestre, a Escola terá promovido mais de seis eventos envolvendo alunos, professores, pais de alunos e funcionários, o que nos dá um crédito de mais de um projeto extracurricular por mês. Dentre eles, destacamos dois:


No dia 28 próximo de Maio, as turmas de PRÉ até a 4ª Série irão apresentar seus trabalhos acerca da Biodiversidade. Todas as turmas dessa faixa etária se desafiaram a trabalhar o tema, dinamizando o processo de aprendizagem dos nossos alunos infantis. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos pelas professoras, as quais estão recebendo apoio do professor Ricardo.

Já em 02 de Junho, faremos a escolha das três melhores atividades desenvolvidas pelos alunos em defesa da Biodiversidade. O concurso foi lançado no mês de Março e junto com os professores, cada sala inscreveu uma atividade (mini-projeto) que contemplasse o tema do ano sugerido pela ONU e que será visto nos desfiles de 7 de Setembro.

Entre estes dois eventos, estamos também programando um momento muito especial, o qual chamamos de “Marco de Revitalização”. Este evento está atrelado a agenda do Prefeito Ozano Brito, pois estamos convidando o mesmo a fazer uma pequena palestra sobre a preservação do patrimônio público de nosso município. Na ocasião, o Prefeito Ozano Brito irá receber uma homenagem em agradecimento pela reforma estrutural de nossa escola.

Além dele, já confirmamos as presenças ilustres da atual secretária de educação Rosa Melo, da ex-secretária de educação, a Professora Ivalda Bandeira, da Dra. Gleizy Gueiros que trará uma exposição sobre DST-AIDS e VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER e também contaremos com a presença do Professor Marcos Silva, de Bezerros. Marcos Silva é artista plástico premiadíssimo em Pernambuco e fará uma oficina de confecção de máscaras de Papangus.

A escola está se preparando também para o JOEG – Jogos Escolares de Gravatá – com um efetivo que representará a escola em treze modalidades, desde o futsal até o xadrez. Ano passado a Escola foi umas das maiores vencedoras do município, chegando a fase pernambucana dos jogos. E este ano a meta é ultrapassar todas as expectativas. Para tanto, o Professor Hamilton, de Educação Física, está desdobrando os esforços juntos com os atletas a fim de melhorarmos nossas metas também no esporte.

Esta é a Escola Cônego Eugênio Vilanova. Trabalho, União, Dedicação e Amor em defesa de uma Educação soberana, igualitária e digna, contrariando as previsões negativas oriundas do mundo em que vivemos. Afinal, para enfrentarmos o desânimo, as injustiças e o medo, o trabalho bem feito, em equipe, é o melhor dos remédios.

Esperamos sua visita.

Severina (Leide) Aragão – Diretora.
Cleide Moura – Diretora Adjunta.

1 comentários:

m,uito massa desculpa a demora ! estava em pesqueira na tribo Xukuru, não tinha como fazer nada ! blz!
adorei esse blog espero fazer mais coisa com você!!!! vou posta sim no site ccj!!rsrsrsr

RESITÊNCIA!!!

Postar um comentário