terça-feira, 13 de setembro de 2011

Repercute o Primeiro Camarote da Acessibilidade


Relatório sobre o 1º camarote acessível em Gravatá no circuito do Frio - 2011.

Por Yoko Farias.



O camarote acessível de Gravatá foi pra mim muito bom por considerar alguns aspectos como a infraestrutura, pois o espaço estava bem projetado para a circulação de pessoas com deficiência; o ângulo da rampa estava perfeita para pessoas que utilizam cadeira de rodas assim como a sinalização do piso tátil e altura das barras paralelas; o mapa do camarote em Braille também estava bem sinalizado, pois pessoas cegas ou com baixa visão podiam compreender o espaço interno como banheiros e exposição de quadros produzidos pelos alunos da escola local.


A recepção dos voluntários do evento foi um destaque da noite que demonstra um caloroso amor ao próximo, pois não adianta ter toda tecnologia do mundo e não pensar no recurso humano e ajuda mútua uns aos outros. Percebi a presença de só um interprete voluntário o que poderia aumentar nos próximos eventos para que pessoas surdas sintam-se a vontade sabendo que a comunicação entre eles aconteça de fato. Senti a ausência de uma pessoa que faz áudio-descrição para pessoas cegas que interpreta todo o evento e tudo ao redor.  

Em relação aos banheiros adaptados estavam sinalizados, limpos e bem localizados. Um detalhe importante é que esse ano (2011) foi o 1º ano do camarote acessível em Gravatá no Circuito do Frio e que venham mais eventos para o ano inteiro servindo assim, um exemplo para os organizadores e produtores de eventos garantindo a acessibilidade.

Parabenizo ao governo do Estado de Pernambuco (que vêm tornando os eventos acessíveis como os camarotes no carnaval do Galo da Madrugada, no São João de Caruaru e no Circuito do Frio em Gravatá), à secretaria de desenvolvimento social e direitos humanos (SEDSDH), à secretaria estadual à pessoa com deficiência (SEAD) e a prefeitura de Gravatá por tornar um evento acessível e inclusivo para pessoas com deficiência e a todos envolvidos direta e indiretamente no evento.

                                                                    Nome: Yoko Farias Sugimoto
Cadeirante tetraplégica há 7 anos
Idade: 27 anos
Cargo: monitora do programa PE CONDUZ.



Cara Amiga Yoko,

Gostaria de agradecer pelo seu carinho e atenção em nos enviar seu relatório como havíamos combinado no nosso encontro durante a 13ª Festa da Estação. Nossa conversa foi, para mim, extremamente proveitosa porque aprendi muito e através de sua sensibilidade, vislumbrei uma Gravatá mais igualitária, especialmente para àqueles que mais necessitam.

Acredite, o governo de Ozano Brito tem se esforçado para tornar o cotidiano mais feliz, mais equilibrado, mais humano e muito mais justo para todos os cidadãos, estejam eles em plenas condições físicas, sejam eles limitados por quaisquer deficiências.

Através da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, a atual gestão demonstra o quão se preocupa com o bem estar de todos e fará o que for possível, através dos diversos braços que a sustentam com fé, para trazer uma melhor qualidade de vida.

Defender e garantir os direitos do cidadão é dever e obrigação dos poderes aos quais depositamos nossa confiança e nosso nome. Estamos envolvidos para que todos os projetos obtenham o sucesso desejado, para que todas as ações sejam, de fato, reconhecidas como ações que viabilizam o avanço de nossas políticas públicas.

Em nome do Prefeito Ozano Brito, da Secretária de Ação e Desenvolvimento Social Maria Dulce, em nome de todos os deficientes, de todos os profissionais envolvidos na ação em defesa do "Camarote da Acessibilidade" como uma constante em todos os eventos, agradecemos a sua contribuição.

Muito obrigado e esperamos contar com sua atenção sempre que possível.

A via de mão dupla já se iniciou.

0 comentários:

Postar um comentário