quarta-feira, 25 de março de 2009

Analfabetos do Século XXI

“Bruno é analfabeto funcional. Durante cinco anos tentou esconder dos amigos e professores que não entende o significado das palavras. Esforçava-se para copiar as letras do quadro-negro, como quem capricha um desenho, mas nunca pôde ler os textos dos cadernos que preencheu. Para evitar ser chamado a ler em voz alta ou responder perguntas no quadro, procurava não chamar a atenção da professora. Quase não falava com os colegas, não participava da aula, não tirava dúvidas, não entrava na bagunça. Bruno queria ser invisível. E, por cinco anos, conseguiu.” (No sexto ano da escola, eles escrevem assim. Artigo de Ana Aranha e Martha Mendonça, Revista Época, Ed. 566, 23 de março de 2009).

Fala-se tanto em tecnologia na sala de aula. Almejam-se novas metodologias. Pensa-se em recursos didáticos de qualidade superior. Investe-se em cursos de formação e atualização para os professores. Propõem-se alterações e modernização da gestão das redes e unidades educacionais. Enfim, há muitos e importantes passos sendo dados na educação brasileira. Queremos qualidade e não há como regredir quanto a esta meta.

Até pouco tempo atrás o objetivo era colocar todas as crianças nas escolas. Esta meta foi praticamente atingida. Se não estão todos em salas de aula, o percentual de alunos que ainda não frequenta escolas é inferior a 3%, de acordo com os dados do Ministério da Educação. Pelo menos no Ensino Fundamental o Brasil consegue fazer com que suas crianças cheguem... Como vão sair de lá... Já é outra conversa...

E os dados e informações que nos chegam não são nada animadores, como podemos perceber, por exemplo, a partir da história de Bruno (nome fictício), apresentada pela revista Época, que com 12 anos, matriculado no 6º ano da rede estadual do Rio de Janeiro, não sabe ler e escrever (apenas copia letras e palavras, sem compreender o significado daquilo que preenche as folhas de seu caderno).

A Secretaria de Educação do Rio de Janeiro estima que existam aproximadamente 25 mil estudantes na mesma situação de Bruno nas escolas da rede estadual carioca. Garotos e garotas que chegaram ao final do Ciclo I ou que já ingressaram no 6º ano (equivalente a 5ª série) e que são analfabetos funcionais. E o que significa ser “analfabeto funcional”?

Analfabeto funcional é a pessoa que por ter 4 anos ou menos de escolaridade ou ainda que, mesmo tendo prosseguido em seus estudos e por ter enfrentado as precariedades dos sistemas e redes de ensino pelos quais passou, o que lhe legou uma educação de qualidade inferior, desenvolveu somente capacidade mínima de decodificação e composição de frases, sentenças, textos curtos e números (operações matemáticas).

Os analfabetos funcionais não conseguem, por despreparo e falta de capacitação e não por qualquer disfunção ou incapacidade fisiológica ou intelectual, interpretar textos, realizar cálculos matemáticos simples ou ainda elaborar documentos escritos. É uma situação aterradora e evidente de exclusão que, indo além dos dados do Rio de Janeiro, que não devem ser analisados como caso isolado e, sim como um retrato que (em maior ou menor escala, com pequenas variações), aplica-se a todo o país, torna-se ainda mais representativo se levarmos em conta que, de acordo com dados da ONG Ação Educativa e do Instituto Paulo Montenegro, 38% da população brasileira é constituída por analfabetos funcionais (dados de 2003).

Ou seja, se esta situação percebida na rede estadual carioca e que, certamente, se repete por outros estados e redes públicas de ensino, não for frontalmente atacada com medidas de real eficácia, estaremos apenas postergando a situação e criando, para o país e para todas as vítimas dessa circunstância nefasta, um futuro sombrio e, sem dúvida alguma, pouco promissor...

No Rio de Janeiro, por exemplo, a recém-empossada secretária de educação Cláudia Costin, está realizando um diagnóstico amplo dos problemas da rede de ensino do estado e, conforme encontra dificuldades de tal gravidade e natureza, já encaminha soluções a partir de parcerias com grupos especializados. Para a questão do analfabetismo funcional, por exemplo, o estado do Rio está firmando parceria estratégica com o Instituto Ayrton Senna visando à alfabetização dos alunos do Ciclo 2 do Ensino Fundamental que apresentam esta deficiência em sua formação.

Deficiência esta que prejudica ainda mais os estudantes a partir do momento em que eles entram no Ciclo 2 do Fundamental, pois a partir desta etapa de sua formação os educadores com os quais passam a ter contato não irão se preocupar com a questão da alfabetização por suporem que tais alunos já cumpriram estes pré-requisitos em suas anteriores etapas de formação.

Nesta etapa do Ensino Fundamental os saberes passam a ser trabalhados com os alunos a partir de diferentes disciplinas, com mais professores, cada qual focado especificamente nos conteúdos programáticos de suas áreas do conhecimento. A partir deste momento os alunos começam a ter aulas de matemática, português, história, ciências e outras disciplinas, ministradas por diferentes docentes... Se o trabalho de base quanto à alfabetização não tiver sido bem feito, tudo o que vier depois será abalado...

É como imaginarmos um prédio que não tenha os alicerces construídos de acordo com os mais rigorosos cálculos e executado com os materiais adequados previstos por engenheiros e técnicos especializados... A possibilidade de trincar, apresentar rachaduras ou mesmo de vir a ruir aumenta e muito...

Em educação a situação é semelhante, ou seja, se os estudantes entram na Educação Infantil e no Ciclo I do Ensino Fundamental e ao final de seu processo de formação não conseguiram dominar os conceitos fundamentais, em especial quanto a leitura, escrita e cálculos matemáticos, as possibilidades de êxito a partir de então se tornam praticamente nulas... O aumento das dificuldades gera a falta de estímulo e sentido quanto ao estudo e eleva a possibilidade de desistências, abandonos e repetências...

Investir em computadores, formação de educadores, cursos para gestores, novas metodologias, recursos didáticos inovadores e tantos outros meios e ferramentas que permitam a melhor qualidade da educação é de fundamental importância, mas se o trabalho de base, a alfabetização, não for conduzida com maestria, pouca eficácia terão as medidas posteriores... E continuaremos a ter como dado fixo em nossas estatísticas os analfabetos do século XXI...

Referências:
Analfabetismo Funcional, Wikipédia, Acesso em 23/03/09, Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Analfabetismo_funcional.
Analfabetismo Funcional atinge 38% em pesquisa, Folha de São Paulo, Acesso em 23/03/09, Publicado em 09/09/03, Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u13599.shtml.
Analfabetismo Funcional: Síntese de estudos e pesquisas, União Brasileira de Escritores, Acesso em 23/03/09, Publicado em Nov. 2002, Disponível em http://www.brasilleitor.org.br/www/analfabetismo_funcional_sintese.aspx.
A Origem dos conceitos de Analfabetismo e Analfabetismo Funcional, Haddad, Acesso em 23/03/09, Disponível em http://cedes-gw.unicamp.br/pesquisa/artigos/HADDAD/cap01.html.
No sexto ano da escola, eles escrevem assim, Ana Aranha e Martha Mendonça, Revista Época, 23/03/09, Edição Impressa.

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