domingo, 9 de agosto de 2009

DIA DOS PAIS


Eu e minha Filha Carolina Vieira - Boa Viagem.


O Dia dos Pais tem origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.

Nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar o Dia dos Pais em 1909, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais.


Devido a história, nos Estados Unidos, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal é comemorado a 19 de Março. No Brasil, é comemorado no segundo domingo de Agosto. A criação da data é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, em meados da década de 50, festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. (dia que também se comemora o dia do padrinho segundo a tradição católica).
Uma auto-mensagem seria:
Ser Pai...
É mais do que somente cumprir um papel dentro da família e da sociedade. Sua ligação com sua filha ou seu filho está acima das convenções humanas, porque os laços espirituais são inquebrantáveis.

Ser Pai...
É acima de tudo ser o amigo de todas as horas, e, mesmo distante geograficamente, ser referência que jamais é desrespeitada pela força do amor recíproco.
Ser Pai...
É uma missão divina, que coloca o ser humano próximo de seu criador, pois assim como o Ser Supremo que nos guia, o pai deve ser o farol dentro da vida de seus filhos, encaminhando-os no difícil trilhar dessa existência.
Ser Pai...
É aceitar as responsabilidades que ultrapassem o limite de suas forças, mas mesmo arquejado pelo peso que o sufoca se ergue empedernido e supera, sempre lutando e alcança a vitória, porque tudo na vida lhe faz sentido, tudo tem um objetivo.
Ser Pai...
É além de educar, estar constantemente presente; abdicar muitas vezes de responsabilidades para desfrutar de um passeio na baira-mar; brincar de castelos de areia; assitir mil vezes o desenho animado "Anastácia, abraçados sobre a cama; andar de mãos dadas por um shopping, dividindo o saber de um sorvete...
Ser Pai...
É vencer o cansaço de um dia de trabalho e, com o coração em festa, sentar para ver um desenho animado, uma prosinha maneira, ouví-la falar de seus aprendizados de vida, das tarefinhas da escola, soletrando as palavras com orgulho e graça.
Ser Pai...
É chorar copiosamente quando a saudade bater sem dó ou quando alguma dificuldade lhe impede de fazer o que deveria ser feito; é apertar sua filha nos braços como se nunca mais ela fosse crescer nem lhe deixar sozinho.
Ser Pai...
É fazer caretas; é beijar o pescoço e a barriga mesmo causando cócegas; é inventar e parodiar canções de ninar; é criar frases próprias, do tipo "Ama, ama, ama?" E ouvir a resposta: "Amo Muuito!"
Ser Pai...
É perder a noção da idade que tem para vivenciar o raciocínio infantil - sempre verdadeiro - que nos ensina a ver com mais compaixão todas as situações e aceitar todos os outros como eles são.
Ser Pai...
É acompanhar e admirar-se com o gatinhar da frágil criatura e recordar-se de suas primeiras palavras, do tipo "mama" e "papa" e muitas vezes gargalhar quando a palavra dita lhe causa um sobressalto e você se pergunta: "onde foi que ela ouviu isso?"

Ah... Quero ver o tempo passar e perceber que os primeiros passinhos guiados pelas minhas mãos transformaram-se em largas passadas, pois a moça que um dia era uma garotinha, me ultrapassa a altura.

Sim, a missão é pesada e difícil. Mas a recompensa virá.
"Se ser Mãe é padecer no Paraiso.
Ser Pai é cutir o Céu. Eu que o diga".

1 comentários:

PARABÉNS A TODOS OS VERDADEIROS PAIS! EM ESPECIAL AO MEU Sr. JOSÉ E A VOCÊ PROFESSOR RICARDO!!!!!!!!!!!!!

Postar um comentário