quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010


Foto: De punho levantado, como quem transmite a verdadeira vitória de um Idealista, Mandela, acompanhado da esposa e de amigos, com sorriso que estampava a sua felicidade, retorna ao convívio dos seus irmãos, negros e brancos.

Era o dia 11 de Fevereiro de 1990. Após amargar 27 anos de reclusão, Nelson Mandela deixava o centro Correccional Victor Verster. Seus primeiros passos, firmes e decididos, o guiaram para uma nova vida. Reiniciava-se, assim, a sua luta e seu sonho de ver seu povo, independente da cor da pele, livre de amarras, de preconceitos, de diferenças, de discriminação.

Estadista e um homem humilde na sua capacidade de persuadir em prol de conquistas acima das convicções próprias, Mandela conseguiu se tornar o primeiro presidente negro da África do Sul, quatro anos depois de ter saído da prisão. Ficou no cargo até o ano de 1999, quando acabou seu mandato.

De líder preso a Presidente da República. De uma referência nacional para uma unanimidade mundial. Mandela é uma daquelas figuras que a história da humanidade se orgulhará por séculos, neste e em outro mundo.

Este blog faz sua homenagem àquele que é ícone de Paz, de Luta, de Liberdade!


Diversas homenagens foram feitas diante da entrada do centro Victor Verster, transformado nesta quinta-feira em um monumento histórico. Na chegada ao parlamento sul-africano Mandela estava acompanhado de sua esposa Graça Machel e foi protegido do público devido ao seu frágil estado físico.

Após uma caminhada que refez o caminho de Mandela quando ele deixou a prisão Victor Verster, políticos e veteranos da luta contra o apartheid se reuniram próximo a uma estátua que o representa dando seus primeiros passos de homem livre, com o punho erguido em sinal de vitória.

0 comentários:

Postar um comentário