quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Uma reflexão sobre Deus e o dinheiro





O tema da Campanha da Fraternidade 2010 - que será lançada oficialmente na Diocese de Criciúma hoje, quarta-feira de cinzas, às 10h, no auditório da Catedral - faz um alerta para a mistura entre religião e dinheiro. Escolhido ano passado e tirado do evangelho de São Mateus, o lema "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro" busca incentivar uma reflexão sobre nossa vida. "O dinheiro é algo que veio para servir o ser humano e não para ser servido por ele", destaca o bispo diocesano de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach. "A finalidade é coibir a transformação do homem em instrumento de lucro", acrescenta.

A campanha vai arrecadar doações durante a Quaresma. Os recursos, segundo o bispo, serão destinados para fundos solidários que promovem o desenvolvimento de grupos e comunidades. Ele lembra que no ano passado, no domingo de ramos, foram coletados somente na Diocese de Criciúma R$ 82 mil. Destes, R$ 60 mil foram aplicados na região e o restante seguiu para a Igreja Nacional.


Dom Jacinto informa ainda que o tema da Campanha da Fraternidade todo ano é escolhido de acordo com o momento que está sendo vivenciado pela sociedade. "Hoje, basta ligar a televisão para ver quanta gente está se vendendo ou tentando comprar o outro. O cenário político demonstra bem o homem a serviço do dinheiro", diz. Diante da situação, a igreja, que consegue transmitir mensagens para centenas de milhões de pessoas trabalha na tentativa de mudar essa realidade. "Entre sábados e domingos, em todo o país, são realizadas cerca de 500 missas. Transmitimos mensagens para verdadeiras multidões, que só precisam absorvê-las".

O bispo chama a atenção das pessoas para buscarem a felicidade nas pequenas coisas, não unicamente no materialismo. "Muitos podem e não deixam de trabalhar um final de semana para fazer um programa familiar. Outros até não trabalham aos domingos, mas evitam sair com os filhos para economizar. Há ainda aqueles que os enchem de presentes enquanto que os pequenos ficariam mais alegres se fossem pescar com o pai ou fazer um piquenique", observa. "Todos viveríamos melhor se ficássemos mais felizes com menos coisas", ressalta.

A campanha do ano que vem reunirá as cinco igrejas do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil, entre elas a Católica. Ecumênica pela terceira vez irá tratar o Aquecimento Global.


Fonte:
http://www.atribunanet.com/home/site/ver/?id=110841

0 comentários:

Postar um comentário