terça-feira, 18 de janeiro de 2011

CONHEÇO O MEU LUGAR



O que é que pode fazer o homem comum
Neste presente instante senão sangrar,
Tentar inaugurar a vida comovida,
Inteiramente livre e triunfante?


O que é que eu posso fazer com a minha juventude
Quando a máxima saúde hoje
É pretender usar a voz?

O que é que eu posso fazer
- um simples cantador das coisas do porão?
Deus fez os cães da rua pra morder vocês
Que sob a luz da lua, nos tratam como gente
É claro! - aos pontapés.

Era uma vez um homem e seu tempo...
Botas de sangue nas roupas de Lorca.
Olho de frente a cara do presente e sei
Que vou ouvir a mesma história porca.

Não há motivo para festa, ora esta!
Eu não sei rir a toa!

Fique você com a mente positiva que eu
Quero a voz ativa
Ela é que é uma boa!
Pois sou uma pessoa.
Esta é minha canoa
Eu nela embarco.
Eu sou pessoa!
A palavra "pessoa"
Hoje não soa bem - pouco me importa!

Não! Você não me impediu de ser feliz!
Nunca jamais bateu a porta em meu nariz!
Ninguém é gente!
Nordeste é uma ficção!
Nordeste nunca houve!

Não! Eu não sou do lugar dos esquecidos!
Não sou da nação dos condenados!
Não sou do sertão dos ofendidos!
Você sabe bem:
Conheço o meu lugar...


por
Belchior.


0 comentários:

Postar um comentário