domingo, 24 de março de 2013

Conhece algum invejoso? Como identificá-los?


O que é inveja?

A inveja é um sentimento intrigante. Apesar de todos nós o experimentarmos, ninguém gosta de reconhecer quando o está sentindo. Afinal, é um sentimento controverso: indica que algo positivo desperta algo negativo.

O Novo Dicionário Aurélio explica: “Inveja é o desgosto ou pesar pelo bem ou pela felicidade de outrem. Um desejo violento de possuir o bem alheio”. Já o Dicionário de Psicologia Dorsch esclarece: “A inveja pertence aos sentimentos intencionais. É uma insatisfação, o aborrecimento com a alegria do outro”. Portanto, aquilo que é invejável é encarado como algo de muito valor.

Bem, creio que por mais definições científicas ou linguísticas, psicológicas ou filosóficas sobre esse tipo de sentimento, não conseguirei expressar a lamentação que sinto ao saber que pessoas próximas vivem esse dilema.

Há muita gente que escreve e descreve sobre a inveja. Uma delas me veio à cabeça. Alguém se lembra de “A Raposa e as Uvas”? Não estou falando da música do rei Reginaldo Rossi, que eu cantava ao lado da minha mãe, quando menino. Refiro-me fábula atribuída a Esopo. Impossibilitada de ter acesso às uvas, a raposa começou a tecer considerações sobre a falta de valor dos frutos, o fato de estarem verdes.

A inveja dirigiu-se aos frutos, isto é, à criatividade da árvore, àquilo que ela pode oferecer e criar. A ideia de “frutos” permite que se lembre a inveja da obra do outro, de suas ideias, de seu trabalho e de sua capacidade de criar obras de arte ou científicas.

Vamos imaginar uma conversa entre pessoas que estão jogando papo fora. Do nada, alguém começar a falar das coisas boas que estão lhe acontecendo. Quantos rostos e mentes diferentes surgem naquele momento! Poucos expressam interesse real e se regozijam com sinceridade. A maioria irá sentir inveja, mesmo que não se dê conta.

 
Imaginemos, também, a seguinte situação:

Dois casais. Um rico e um modesto. O rico tem dinheiro, mas, poucas vezes, tem consciência de como viver com o que possui. O modesto, por sua vez, consegue viver plenamente a sua vida, aproveitando o que de melhor lhes é permitido.

O casal rico possuem carros. O casal modesto, com muito esforço, compra um carro. Como o carro do casal modesto é mais moderno, bonito e mais caro do que um dos carros do casal rico, o homem rico vendo um dos seus carros modestos e compra um carro mais caro, da moda.

A inveja é um sentimento que pode ocasionar as mais diversas brigas e no trabalho não é diferente. A cobiça por cargos mais altos fora dos limites torna a convivência muito complicada e dificulta os relacionamentos.

É possível driblar os efeitos dos invejosos e conseguir manter a calma na hora das provocações. Para isso, é necessário que a pessoa consiga controlar suas emoções e principalmente não ceder às provocações.

A inveja em muitos casos é causada pela ascensão de alguns e estagnação de outros. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materiais como qualidades inerentes ao ser) e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem. É um sentimento gerado pelo egocentrismo e pela soberba de querer ser maior e melhor que todos, não podendo suportar que outrem seja melhor.

 

Veja abaixo relação de sintomas:

- O invejoso é frustrado, se incomodando com o sucesso do outro.
- O invejoso tem baixa autoestima.
- O invejoso enxerga mais as qualidades do outro que as suas.
- O invejoso passa o tempo todo se comparando com o outro.
- O invejoso atrapalha a produção do outro.
- O invejoso tenta diminuir as realizações do outro.

 

Como lidar com tudo isso? Como viver com os invejosos?

Ignore-os. Sim, é mais fácil dizer do que fazer. Mas, na verdade, pense nisso! Você quer estragar sua compostura, a paz de espírito e humor jovial pensando nessas pessoas invejosas? Por que se preocupar? Use o seu tempo, energia positiva e talentos para buscas mais produtivas, e você não será capaz de fazer isso até que você aprenda a se desapegar, ignorando as travessuras deles. Eles não valem o esforço.

Retorne o mau comportamento deles com o bem. Nada extingue fogo como a água! As pessoas bem sucedidas não só ignoram malícia – eles pegam essas oportunidades para converter os seus inimigos em amigos. A melhor maneira de fazer isso - e a mais difícil – é fazendo o bem a essas pessoas, assim que tiver a oportunidade.

Nunca se rebaixe ao nível deles! Não se combate fogo com fogo. Se você começar a devolver olho por olho, você não é melhor do que eles. Dois negativos, não fazem um positivo. Não recorra à vingança, não importa o quanto você pode ser tentado. Alguns fofoqueiros poderiam te induzir a lutar, dizendo: "Você ouviu o que [pessoa invejosa] disse sobre você?". Ignore essas tentativas de guerra, os outros apenas querem ser entretidos por sua conta. Irá tornar a situação ainda pior.

É importante perceber que cada um de nós vai conseguir o que está destinado para nós. Se manter constantemente a par das aquisições dos outros e copiar o que eles têm, se perguntando porque você não tem isso, só irá resultar na destruição de nossa própria paz de espírito e felicidade pessoal.

Se contente com o que você tem e quem você é. Trabalhe duro para fazer o que você ama. Pensamentos positivos e sinceridade pelos outros levam a boa saúde e bom humor!

0 comentários:

Postar um comentário