sábado, 2 de março de 2013

Belize Câmara é afastada da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente do Recife




A promotora Belize Câmara foi afastada da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente do Recife do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Originalmente, ela atuava na Promotoria da Infância e Juventude de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, mas estava acumulando a instância da capital pernambucana. Coincidentemente, a medida ocorre uma semana após a Justiça suspender o processo de aprovação do projeto Novo Recife na Prefeitura, em resposta a uma ação civil pública movida pela promotora.

Legenda da foto: Promotora acumulava as promotorias de Meio Ambiente do Recife e a de Infância e Juventude de Jaboatão dos Guararapes. Agora, ficará só na última (Foto: Bernardo Soares/JC Imagem)
 
 
O empreendimento prevê a construção de 12 torres no Cais José Estelita, na área central, e é alvo de diversos protestos contra a verticalização da cidade.



Por telefone, a assessoria de imprensa do MPPE informou que o afastamento era cobrado pelo Conselho e Corregedoria do órgão há tempos e negou conotação pessoal. Ainda na tarde desta sexta-feira (1º) será divulgada uma nota oficial no site da instituição. A assessoria também ressaltou que Belize atuava junto com outros promotores no processo do Novo Recife e estes serão mantidos no cargo.


Na ação civil pública, Belize questionou a ausência de parcelamento da área previamente à aprovação do projeto; a não intervenção nos processos de órgãos públicos como a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Departamento de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para se posicionarem sobre a destinação dos imóveis ou se há interesse em preservação das edificações; e problemas na composição do Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU), que não tinha paridade entre representantes do poder público e da sociedade na sessão que aprovou o projeto, em dezembro do ano passado. O projeto no Cais José Estelita também é questionado pelo Ministério Público Federal (MPF).
 
 

Nessa quinta (28), a promotora também havia conseguido embargar a obra de um edifício em bairro de Apipucos, Zona Norte do Recife. Tanto este empreendimento como o Novo Recife são bancados pela construtora Moura Dubeux.
 

0 comentários:

Postar um comentário