domingo, 31 de maio de 2009

PERGUNTAR NÃO OFENDE. OU OFENDE?



*Por Lucivânio Jatobá

Pergunto aos caros leitores desse conceituado Blog de opinião:


EXISTE NA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL algum artigo ou mesmo parágrafo apresentando proibições gerais e específicas aos brasileiros brancos, negros, mulatos, amarelos?
Existe no Brasil, OFICIALMENTE, algum organismo estatal, como na Alemanha Hitlerista, vetando o ingresso de brancos, negros, mulatos ou amarelo nas universidades e faculdades públicas e/ou privadas?

Se algum branco, negro, índio, mulato ou amarelo sofrer algum constrangimento público, alguma ofensa ou mesmo restrições, pela cor da pele, o infrator, por Lei, não será punido?
Há no país alguma instituição legal, oficial, pregando a discriminação racial? O que justifica, portanto, a existência desse "Ministério" da Igualdade Racial? Existem raças humanas?
Caros Leitores:
Os senhores(as) percebem...
Que estão criando o racismo no Brasil?
Que em pouco tempo teremos salas para negros, salas para brancos
filas para negros, filas para brancos?
Até onde esse governo vai chegar com essas políticas racistas?
*Professor da Universidade Federal de Pernambuco.

5 comentários:

A (in)compreensão humana chega a ser desconcertante. Racionalmente, não estamos inertes e satisfeitos com as políticas assistencialistas dos governos todavia, há de se convir que DEUS criou o mundo e 7 dias, não em um. Corrigir 500 anos de exclusão, mesmo que seja por meio de medidas temporárias, justificam os fins, que o diga o PRIMEIRO MINISTRO NEGRO DO STJ e todos os milhares de jovens que estão na faculdade.

Quanto a termos lugares distintos para pretos,pobres, brancos e ricos, eles ainda exitem, lamentavelmente, e contra isso lutamos.
Não há manuais ou leis que ensinem, legitimem ou incentivem o racismo, o que não deixa de evidenciar sua existência.
Na seleção que é feita para escolha de professores para as faculdades, não há o ítem "nércios", todavia...

Meu caro Ricardo

O que existe não é a discriminação racial, social ou mesmo sexual, mas muitas dividas e acordos políticos que o PT precisa pagar e com isto é necessário que novos empregos surgam.

O que percebemos é que , como na Alemanha Hitlerista, corre-se o perigo de se criar no Brasil uma política oficial "racista". Por exemplo, no momento em que a cor da pele é um fator mais importante do que o mérito, a impropriamente denominada "igualdade" racial foi por "água abaixo" e a sagrada Constituição da República Federativa do Brasil rasgada.
Os brasileiros não são mais iguais; há os mais iguais que outros, como diria George Orwell no famoso livro "A Revoluçãodos Bichos".
Lamento isso que está sendo feito no Brasil, As consequências, diria o Conselheiro Acácio, "virão depois"!
Lucivãnio

Não há manuais ou Leis que ensinem, legitimem ou incentive o racismo,o que não deixa de evidenciar sua existência( sunamita) Concordo.
Agora quanto ao fato de qualquer cidadão passar por qualquer tipo de constragimento ou restrinção por conta da cor da pele, o agente ativo concerteza irá sofrer sanção, por que existe Leis que coibem essas arbitrariedades. artº5 da Constituição Federal, todos são iguais perante a "LEI" sem distinção de qualquer natureza... XLI- a lei "punirá" qualquer "discriminação" atentatória dos direitos e liberdades fundamentais. * crimes resultantes de preconceito de raça ou de "COR" lei: nº 7.716, de 5 janeiro de 1989, e lei nº 9.459, de 13 de maio de 1997* a lei nº 8.081, de 21 de setembro de 1990, estabelece os crimes e as penas aplicáveis aos atos discriminatórios ou de preconceito de raça, "COR", religião, etnia ou procedência nacional. XLII- a prática do racismo constitui crimes inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de "RECLUSÃO, NOS TERMOS DA LEI". Bem sabemos que leis existem no país que não admitem qualquer tipo de discriminação. Chamo atenção para o seguinte questionameto: O tipo de discriminação que está sempre sendo exibido pela a mídia é o crime de racismo onde o agente ativo é o branco e o passivo é o negro!não tenho dúvida quanto a isso mais questioina-se existe racismo onde a vítima seja um branco? o que podemos dizer sobre o grupo depagode chamado de "raça negra" existe algum branco como membro principal dessa banda? o que podemos falar quando vemos um indivíduo com uma camisa nela escrita 100% negro? isso é discriminação com os brancos? ja pensaram na criação do dia nacional da consciência branca? O que devemos é parar para pensar um pouco e rever esses conceitos sobre preconceito e entender primeiro o que é preconceito!

Postar um comentário