*Por Lucivânio Jatobá
Pergunto aos caros leitores desse conceituado Blog de opinião:
EXISTE NA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL algum artigo ou mesmo parágrafo apresentando proibições gerais e específicas aos brasileiros brancos, negros, mulatos, amarelos?
Existe no Brasil, OFICIALMENTE, algum organismo estatal, como na Alemanha Hitlerista, vetando o ingresso de brancos, negros, mulatos ou amarelo nas universidades e faculdades públicas e/ou privadas?
Se algum branco, negro, índio, mulato ou amarelo sofrer algum constrangimento público, alguma ofensa ou mesmo restrições, pela cor da pele, o infrator, por Lei, não será punido?
Há no país alguma instituição legal, oficial, pregando a discriminação racial? O que justifica, portanto, a existência desse "Ministério" da Igualdade Racial? Existem raças humanas?
Caros Leitores:
Os senhores(as) percebem...
Que estão criando o racismo no Brasil?
Que em pouco tempo teremos salas para negros, salas para brancos
filas para negros, filas para brancos?
filas para negros, filas para brancos?
Até onde esse governo vai chegar com essas políticas racistas?
*Professor da Universidade Federal de Pernambuco.
5 comentários:
A (in)compreensão humana chega a ser desconcertante. Racionalmente, não estamos inertes e satisfeitos com as políticas assistencialistas dos governos todavia, há de se convir que DEUS criou o mundo e 7 dias, não em um. Corrigir 500 anos de exclusão, mesmo que seja por meio de medidas temporárias, justificam os fins, que o diga o PRIMEIRO MINISTRO NEGRO DO STJ e todos os milhares de jovens que estão na faculdade.
Quanto a termos lugares distintos para pretos,pobres, brancos e ricos, eles ainda exitem, lamentavelmente, e contra isso lutamos.
Não há manuais ou leis que ensinem, legitimem ou incentivem o racismo, o que não deixa de evidenciar sua existência.
Na seleção que é feita para escolha de professores para as faculdades, não há o ítem "nércios", todavia...
Meu caro Ricardo
O que existe não é a discriminação racial, social ou mesmo sexual, mas muitas dividas e acordos políticos que o PT precisa pagar e com isto é necessário que novos empregos surgam.
O voto tem um preço...
O que percebemos é que , como na Alemanha Hitlerista, corre-se o perigo de se criar no Brasil uma política oficial "racista". Por exemplo, no momento em que a cor da pele é um fator mais importante do que o mérito, a impropriamente denominada "igualdade" racial foi por "água abaixo" e a sagrada Constituição da República Federativa do Brasil rasgada.
Os brasileiros não são mais iguais; há os mais iguais que outros, como diria George Orwell no famoso livro "A Revoluçãodos Bichos".
Lamento isso que está sendo feito no Brasil, As consequências, diria o Conselheiro Acácio, "virão depois"!
Lucivãnio
Não há manuais ou Leis que ensinem, legitimem ou incentive o racismo,o que não deixa de evidenciar sua existência( sunamita) Concordo.
Agora quanto ao fato de qualquer cidadão passar por qualquer tipo de constragimento ou restrinção por conta da cor da pele, o agente ativo concerteza irá sofrer sanção, por que existe Leis que coibem essas arbitrariedades. artº5 da Constituição Federal, todos são iguais perante a "LEI" sem distinção de qualquer natureza... XLI- a lei "punirá" qualquer "discriminação" atentatória dos direitos e liberdades fundamentais. * crimes resultantes de preconceito de raça ou de "COR" lei: nº 7.716, de 5 janeiro de 1989, e lei nº 9.459, de 13 de maio de 1997* a lei nº 8.081, de 21 de setembro de 1990, estabelece os crimes e as penas aplicáveis aos atos discriminatórios ou de preconceito de raça, "COR", religião, etnia ou procedência nacional. XLII- a prática do racismo constitui crimes inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de "RECLUSÃO, NOS TERMOS DA LEI". Bem sabemos que leis existem no país que não admitem qualquer tipo de discriminação. Chamo atenção para o seguinte questionameto: O tipo de discriminação que está sempre sendo exibido pela a mídia é o crime de racismo onde o agente ativo é o branco e o passivo é o negro!não tenho dúvida quanto a isso mais questioina-se existe racismo onde a vítima seja um branco? o que podemos dizer sobre o grupo depagode chamado de "raça negra" existe algum branco como membro principal dessa banda? o que podemos falar quando vemos um indivíduo com uma camisa nela escrita 100% negro? isso é discriminação com os brancos? ja pensaram na criação do dia nacional da consciência branca? O que devemos é parar para pensar um pouco e rever esses conceitos sobre preconceito e entender primeiro o que é preconceito!
Postar um comentário