quarta-feira, 13 de maio de 2009

Quando tudo está perdido, sempre existe um caminho



Hoje eu recebi uma noticia muito triste.
Uma antiga amiga dos tempos de catolicismo enveredou pelo caminho do suicídio, ontem, em Recife, jogando-se de um edifício de nove andares.
Clécia foi durante muito tempo minha amiga, confidente e quase namorada. Lembro que ela adorava ir aos domingos pra minha casa almoçar e conversar sobre a vida, sobre nossas frustrações, sobre a igreja, sobre o catolicismo que parecia não mais nos responder aos questionamentos.
Era uma pessoa meiga, carinhosa, inteligente e amiga de todos. Dotada de uma educação de berço, adorava servir a todos. Complacente com os erros alheios, era uma mulher que não media esforços pra demonstrar o carinho que tinha pelos seus.
Como todo ser humano, sentia o peso da solidão, muitas vezes. Chorava às vezes por reclamar que lhe faltava algo que não sabia explicar. Muitas vezes a vi chorar no meu ombro. Muitas vezes eu também chorei no seu ombro... E esses momentos, a gente nunca esquece.
O seu sonho, me contava ela em meados dos anos 90, era ser mãe. Conseguiu realizar. Sua vida profissional foi pautada na missão de Educadora. Era uma professora de manso falar que penetrava com amor as mentes dos alunos com quem ela trocava o dom de ensinar, pelo dom de sorrir em agradecimento pela figura impoluta que era como mulher e como profissional.
Buscava respostas para muitas das suas dúvidas e desencontros espirituais. Procurou a Doutrina Espírita e começou uma jornada para dentro de si mesma, como ocorre em todos que buscam viver a questão 621 de O Livro dos Espíritos. Mas parece que a Filosofia, que a Ciência e que a Religião Espíritas não conseguiram preencher um certo vazio que ela trazia há anos, dentro do seu corpo, no campo da alma...

Ela se foi. E eu não poderia deixar de escrever algo significativo pra alguém que tem significado em minha existência e que merece ao menos a minha lembrança e a minha oração de Piedade ao Deus-Pai em favor da alma eterna que é Clécia. E me veio na cabeça uma música bucólica mas de teor auto-sugestivo que a levaria a ver a vida e a morte, quiçá, sob outra ótica. Queria poder dizer pra ela:

Quando tudo está perdido
Sempre existe um caminho
Quando tudo está perdido
Sempre existe uma luz...

Mas não me diga isso...

Hoje a tristeza
Não é passageira
Hoje fiquei com febre
A tarde inteira
E quando chegar a noite
Cada estrela
Parecerá uma lágrima...

Queria ser como os outros
E rir das desgraças da vida
Ou fingir estar sempre bem
Ver a leveza
Das coisas com humor...

Mas não me diga isso...

É só hoje e isso passa
Só me deixe aqui quieto
Isso passa
Amanhã é um outro dia
Não é?...

Eu nem sei porque
Me sinto assim
Vem de repente um anjo
Triste perto de mim...

E essa febre que não passa
E meu sorriso sem graça
Não me dê atenção
Mas obrigado
Por pensar em mim...

Quando tudo está perdido
Sempre existe uma luz
Quando tudo está perdido
Sempre existe um caminho...

Quando tudo está perdido
Eu me sinto tão sozinho
Quando tudo está perdido
Não quero mais ser
Quem eu sou...

Mas não me diga isso
Não me dê atenção
E obrigado
Por pensar em mim...

Não me diga isso
Não me dê atenção
E obrigado
Por pensar em mim...


A Via Láctea
Legião Urbana
Composição: Dado Villa-Lobos/ Renato Russo/ Marcelo Bonfá

Boa viagem, Clécia.
A gente se encontra!


Quero aproveitar e divulgar um excelente trabalho divulgado através da internet. Trata-se de um site feito para qualquer pessoa que se esteja a sentir se desanimado, deprimido ou a pensar suicidar-se, ou preocupados com um amigo ou familiar. Todas as páginas informativas nesta secção estão em português. A lista internacional de centos de apoio está em inglês, mas contém milhares de centros de apoio em mais de 40 países. Trata-se do site: http://www.befrienders.org/int/portugese/index.php

Em sua página principal, o site diz:


"Se você está a pensar suicidar-se
Nós nascemos com a capacidade para nos matarmos. Todos os anos um milhão de pessoas fazem essa escolha. Mesmo em sociedades onde o suicídio é ilegal ou tabu há pessoas que se matam.

Para muitas pessoas que pensam suicidar-se, parece que não há outra alternativa. Naquele momento, a morte descreve o mundo deles e não se deve subestimar os sentimentos deles – podem ser sentimentos muito fortes e imediatos.
Não se cura com mágica.

Mas também é verdade que:

O suicídio muitas vezes é uma solução permanente para um problema temporário.

Quando nos sentimos deprimidos temos uma perspectiva precária da situação atual. Um mês ou uma semana mais tarde as coisas parecerão completamente diferentes.

A maior parte das pessoas que em qualquer altura pensaram suicidar-se hoje estão contentes por estarem vivos. Eles dizem que não se queriam matar – só queriam que a dor passasse.

O mais importante é falar com alguém. Quem estiver a pensar suicidar-se não deve tentar resolver o problema sozinho. Peça ajuda AGORA mesmo.

Fale com a sua família ou amigos Falando com um membro da família, com um amigo ou com um colega pode sentir-se muito mais aliviado.

Fale com um Ajudante. Algumas pessoas não se conseguem abrir com a família ou com amigos: Algumas pessoas sentem-se mais à vontade a falar com pessoas estranhas. Há centros de apoio em todo o mundo, com aconselhadores com a formação adequada.

Fale com um médico. Se já há bastante tempo que se está a sentir deprimido ou a pensar suicidar-se talvez tenha depressão clínica. Isto é uma doença causada por desequilíbrio químico e normalmente pode ser tratada com medicamentos passados pelo médico e/ou por um terapeuta. (mais informações).

O tempo é um fator muito importante da vida mas o que acontece nesse tempo também é importante.


Se uma pessoa estiver a pensar suicidar-se, deve abrir-se com alguém imediatamente".

2 comentários:

É legal ver tua humanidade, teu olhar agudo quando se trata de gente de bichos, das plantas,enfim da vida, vc deixou uma linda mensagem sobre sua amizade com essa pessoa é fantástico ressuscitar o que há de mais belo na nossa memória quando a dor se faz presente. O sentido da amizade é muito maior que a dor da morte, a amizade continua independente do plano espiritual. Um abraço Alda

adorei suas palavras...posso chamalo de amigo?

Postar um comentário