Livro Primeiras Águas - Poesias

Este é o livro I da série Primeiras Águas.

Campanha Gravatá Eficiente

Fomentando uma nova plataforma de discussão.

A Liberdade das novas idéias começa aqui.

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

ÚLTIMA NOTÍCIA DO ANO... E QUE BOA NOTÍCIA.

BISPO RECUSA HOMENAGM DO SENADO

ESTIMADOS AMIGOS E FAMILIARES



NO NOSSO PAIS AINDA TEM ALGUNS HOMENS DE BEM E DE CORAGEM.

O BISPO DE LIMOEIRO DO NORTE - CEARÁ - DOM MANUEL EDMILSON DA CRUZ, SE RECUSOU A RECEBER NO SENADO FEDERAL, A COMENDA DOS DIREITOS HUMANOS DOM HELDER CAMARA, COMO PROTESTO AO ESCANDALOSO AUMENTO QUE OS PARLAMENTARES DE BRASILIA APROVARAM PARA SI PROPRIOS.



LEIAM O TEXTO ABAIXO, É GRATIFICANTE SABER QUE AINDA EXISTEM PESSOAS ÉTICAS EM NOSSO PAIS.





Deus seja Louvado!



Precisamos de mais pessoas éticas tanto quanto o bispo de Limoeiro do Norte (CE), Dom Manuel Edmilson da Cruz, que recusou nesta terça-feira (21) receber uma comenda do Senado Federal. Ele afirmou que sua atitude era para protestar contra o aumento salarial de 61,8% aprovado pelos parlamentares em causa própria. A homenagem recusada por ele é a Comenda dos Direitos Humanos Dom Helder Câmara.



A recusa do bispo foi feita em um discurso no plenário do próprio Senado. Ele criticou os parlamentares por aprovar o aumento deste montante para o próprio salário. “Quem assim procedeu não é parlamentar, é para lamentar”, disse.



O religioso afirmou que a comenda que lhe foi oferecida não honra a história de Dom Helder Câmara, que teve atuação destacada na luta pelos direitos humanos durante o regime militar.



A comenda hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi Dom Helder Câmara. Não representa. Desfigura-a, porém.



Sem ressentimentos e agindo por amor e por respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la".


"Ela é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão, à cidadã ao contribuinte para o bem de todos, com o suor de seu rosto e a dignidade de seu trabalho”, afirmou o bispo.



Ele destacou que o aumento dado aos parlamentares deveria ter como base o reajuste que será concedido ao salário mínimo, de cerca de 6%. “O aumento a ser ajustado deveria guardar sempre a mesma proporção que o aumento do salário mínimo e da aposentadoria.



Isso não acontece. O que acontece, repito, é um atentado contra os direitos humanos do nosso povo”.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Retrô Blog Primeiras Águas 2010





Estamos chegando ao final da primeira década do século XXI. A década que pode ser considerada uma das mais expressivas de nossa história, enquanto brasileiros e cidadãos do mundo.
 
Foram tantas as transformações, tantas conquistas que ainda não mensuramos com a devida qualidade tudo que acrescentou nossas existências ao longo da década, onde o mundo acendeu a luz vermelha para as questões ambientais e climáticas; onde o ciência cada vez mais se aproxima da verdade divina, onde fomos capazes de eleger o primeiro presidente retirante da história; onde a maior potência mostrou quem não tão potente assim e deu um exemplo para o mundo elegendo seu primeiro presidente negro; onde as vidas de cada um de nós foi tocada pelas grandes causas humanitárias. E encerramos a década política do Brasil colocando na presidência uma mulher…

O “PRIMEIRAS ÁGUAS” não poderia deixar de registrar uma pequena, mas significativa retrospectiva que propõe juntar e compor o grande retalho de acontecimentos, bons e ruins, da vida do autor deste blog.

Publicamos neste ano 280 matérias dos mais variados temas e conteúdos. Em 2009 foram 276 e no seu primeiro ano de vida, o blog encerrou o ano com 57 matérias. A primeira matéria de 2010 trazia a seguinte chamada: “Dubai inaugura amanhã o maior arranha-céu do mundo...” mesmo nas férias, havia tempo pra registrar alguns pensamentos meus de cunho político-educacional. Foram três matérias interessantes que nos faziam refletir. Uma delas foi motivo de uma grande sacanagem contra minha pessoa. A matéria “Qual o papel do Diretor Escolar e do Coordenador Pedagógico?” buscava fazer uma reflexão profunda, sobretudo como estes dois sujeitos indispensáveis da escola devem exercer suas funções, sem nenhum tipo de ofensiva ou mostrando modelos perfeitos para tais cargos. Ainda tivemos matéria que marcou o início deste ano foi a homenagem prestada ao filho da minha querida amiga Ângela Primo, que partiu desta através da porta do suicídio, infelizmente.


Em fevereiro, mês do carnaval, publicamos 30 matérias. Dentre elas, quero relembrar uma matéria que publiquei no blogdocastanha.com (na época eu era colaborador do mesmo) dando a minha resposta a uma série de acusações graves imputada contra minha vivência profissional na Escola Amenaydes Farias, no exercício de 2009.
 
Nunca vou esquecer-me do escarcéu que fizeram com minha vida profissional. Os coordenadores de Geografia foram responsáveis por manobras que envergonham qualquer pessoa. Apesar de alguns desgastes, meu nome saiu sem arranhões. Houve quem deixou de falar comigo; outros que ampliaram sua atenção negativa contra minha pessoa; porém, o mais importante foi descobrir quem, de fato, postou-se do meu lado como amigo, avaliando com total aprovação, a minha conduta e descobrir quem são os falsos amigos…



Em março eu lanço o meu projeto que nortearia todas as ações escolares até o desfile cívico. O projeto que enfocava a Biodiversidade promoveu diversas atividades na escola Cônego Eugênio Vilanova, em etapas de trabalho desenvolvido pela equipe competentíssima de professores, culminando com uma premiação do I Concurso de Biodiversidade do ECEV, onde todas as turmas foram contempladas com prêmios e viagens.

Também em março falei de Laicidade e a Escola; vibrei com o acionamento do LHC; registrei a realização da Conferência da Terra em Olinda; A Maior Fila de Banheiro do Mundo também foi divulgada pelo meu blog; escrevi uma crônica sobre os 117 anos de Gravatá; homenageamos o dia Internacional da Mulher e publiquei uma matéria que contava um dos fatos mais tristes da minha vida profissional ocorrida no ano de 2001, na cidade de Pombos. Contei esta história porque não tenho medo de julgamentos condenatórios, não tenho vergonha do meu passado e não tenho temo ameaças de um blogueiro que se acha o mestre dos conchavos.



Em abril tivemos uma matéria muito interessante sobre um vulcão de nome estranho, localizando na Irlanda. O nome dele? Eyjafjallajokull. Mas você pode chamá-lo apenas de E15. No mês de abril registramos “NASA comemora 20 anos de proezas astronômicas do telescópio Hubble”. A tristeza da morte da Lady Laura tocou também meu coração. Também publiquei uma matéria muito boa que questionava em seu título: “A Escola é de Referência Porque os Alunos São de Referência ou os Alunos São de Referência Porque a Escola é de Referência?”. Também questionei, em outra matéria: “Profissionais da Educação e do Jornalismo Precisam Falar e Escrever Corretamente?”.

No mês de abril consegui junto ao Prefeito Ozano Brito, a minha cedência de Pombos para Gravatá. O prazo de troca havia sido esgotado e apenas a prefeitura de Gravatá poderia me ajudar. Procurei o prefeito e disso dos meus propósitos de servir a Educação e ele, graças a sua sensibilidade política, assumiu meu ônus e assinou por 12 meses a minha cedência.



Maio foi marcante. Tivemos a honra de receber o coordenador nacional da OBA – OLIMPÍADAS BRASILEIRAS DE ASTRONOMIA, Professor, Doutor João Canalle. Como membro da AAP – SAR (ASSOCIAÇÃO ASTRONÔMICA DE PERNAMBUCO – SOCIEDADE ASTRONÔMICA DO RECIFE), fiquei responsável pela seleção de professores para participarem do EREA – Encontro Regional do Ensino de Astronomia.
 
Em maio também foi responsável pelo I WORKSHOP DE FOTOGRAFIA DA ESCOLA CÔNEGO EUGÊNIO VILANOVA, em parceria com o CCJ - CENTRO DE COMUNICAÇÃO E JUVENTUDE - e DIACONIA PERNAMBUCO. Os alunos adoraram a experiência e os educadores que vieram de Recife também amaram a experiência de trabalhar com alunos da zona rural. Em maio também conhecemos os nomes dos 23 convocados pelo técnico da seleção brasileira, Dunga. Também conhecemos os 100 lugares que irão desaparecer da paisagem mundial. Não poderíamos deixar de homenagear as mães, através da minha, é claro!


 
Morre aos 87 anos o escritor português José Saramago, no mês de Junho. No dia 02, finalmente realizamos no pátio da nossa Escola o I Concurso de Biodiversidade. Foi uma tarde inesquecível para os alunos que surpreenderam com os trabalhos apresentados, sob a orientação dos nossos professores. Tivemos um evento que chamamos de Marco de Revitalização: no dia da abertura da copa do mundo, nossa escola - ECEV - abriu as portas para agradecer ao prefeito Ozano Brito pela obra realizada. Recebermos também, amigos ilustres da FUNDARPE, da DIACONIA e de nosso município, como vemos nas fotos. Foi um dia bastante gratificante para todos nós.





No mês de Julho, o mundo sensibilizou-se com a história da iraniana Sakineh Mohammadi, condenada pela Lei do Islã pelo crime de adultério. Quem não se recorda? Registramos o dia Internacional do Rock com um longo e belo texto onde eu conto um pouco da minha história de admirador do ritmo mais frenético e contagiante da história da música. No mês de Julho falamos sobre política: anunciamos o lançamento do Ônibus Palanque de Priscila Krause e a visita do candidato a deputado estadual Joaquim Neto ao governador Eduardo Campos. Também voltei a dar respostas a um sujeito que tentava, mais uma vez, me ameaçar. Na oportunidade falei de Calúnia, Injúria e Difamação. Outro momento marcante foi registrado na matéria: “Nem sempre uma imagem fala… tampouco mil palavras…” que relatava tudo que eu vi e vivi nas cidades mais atingidas pelas enchentes. Momento alegre foi a homenagem feita aos meus verdadeiros amigos, pelo dia Internacional do Amigo.



Agosto: chegamos ao mês histórico do mau agouro, para os supersticiosos. Mas começamos em alto astral com a divulgação da programação da XII festa da Estação. Tivemos a presença de Gilberto Gil, Vanessa da Mata, Capital Inicial. Em agosto também foi apresentado pela Secretaria de Educação a organização e os temas que deveriam ser trabalhados por cada escola para o Sete de Setembro. Publiquei uma matéria com uma lista dos 100 livros indispensáveis da Literatura Brasileira. Relembramos os 21 anos da morte de Raul Seixas. Falamos sobre a 16ª edição do Grito dos Excluídos. Registramos o desencarne do amigo Silas Salgado. Agosto também foi marcante pelo Festival Pernambuco Nação Cultural.



Setembro teve como maior momento educacional, os desfiles cívicos. Muitas escolas foram muito fiéis ao tema proposto. Outras ficaram na mesmice de levar moças e rapazes semi-nus para as ruas. Nossa escola foi avaliada positivamente, como a melhor que desenvolveu o tema. Realmente foi marcante. Com o apoio da direção, eu montei o desfile, em seus mínimos detalhes a fim de seguir a risca o nosso tema. Em Setembro também registramos os “5771 - Ano Novo judaico momento de introspecção”. No mês que antecede as eleições, recebi um comentário anônimo e fraco, que deve ter adorado a minha resposta. Falei de aborto, de Antroposofia, doei sangue na unidade móvel da IHENE e escrevi sobre a importância de mudar sempre que preciso e respondi ao desconhecido leitor Gustavo Morais. No dia 22 eu participei do Dia Mundial Sem Carro. E não poderia deixar de lembrar-me da minha viagem ao Sertão do Pajeú. Fui até Carnaíba participar do 17º Festival de Zé Dantas. Em setembro também participei do Primeiro Módulo do Curso Germinar, promovido pela Eco Social.



Outubro eu relembrei a obra Vidas Secas. Fiz uma humilde homenagem ao maior presidente da história e assistimos a maior eleição democrática do planeta, levando Serra e Dilma ao segundo turno, que me estimularam a fazer textos sobre Democracia, Agenda Setting, Demoscopia e Espiral do Silêncio… em outubro, tivemos a Expo Carros Antigos, bem no finalzinho do mês.



O mês de Novembro foi o mais especial de todos. Não só por ser o mês em que nasci, mas por dois grandes eventos. Primeiro, consegui conduzir uma equipe de 22 professores para participarem do XII EREA, realizado no IFPE. Depois, no dia do meu aniversário, realizo a noite de autógrafos, lançando meu livro de poesias “Primeiras Águas.



Dezembro chegou rapidinho. No comecinho do mês eu, Kelia e Carol fomos pela primeira vez, assistir a uma peça teatral juntos. Os trabalhos escolares foram sendo organizados e nos despedimos oficialmente no dia 23, na nossa confraternização, onde realizei um momento especial de reflexão, com a participação do Prefeito e da Secretária de Educação, dona Rosa Melo.



2010 está chegando ao fim. Foi um ano bom. Ano passado, eu dizia que seria um ano 10. Devo dizer que foi porque conquistei muitas coisas, realizei sonhos e conheci pessoas de grandes valores para minha existência.



Planos para 2011? Quem não os tem? Sonhos, então!? Tenho tantos. E começarei a realizá-los logo em Janeiro. E, confesso, sou um pouco supersticioso. Só um pouquinho. Se você dividir o número 2011 em duas dezenas distintas, você terá o dia e o mês do meu aniversário.



Acredito que todas as sementes que eu venho plantando, especialmente aquelas que eu lancei ao solo este ano, estão prestes a virar um broto e, no ano seguinte, começar a ser uma árvore que dará bons frutos e boa sombra.



Que venha 2011.



Espero que em 12 meses, eu esteja aqui, firme, forte e feliz, registrando mais uma retro neste blog que busca sempre ser o meio de coalizão de bons exemplos, de reflexão, de aprendizagem, de crescimento para mim e para todos que o lêem.



Obrigado a todos.



Um feliz 2011 para todos nós!



"Alegrias não me faltam; prazeres, eu os tenho.
Intrigante mesmo é essa tal de felicidade"

 
 
Se esquecí de algo, peço perdão.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

FELIZ ANIVERSÁRIO, MINHA QUERIDA AMIGA ROSENI!



GRANDE SER HUMANO;

GRANDE MULHER;

GRANDE MÃE;

GRANDE ESPOSA;

GRANDE PROFESSORA;

GRANDE AMIGA....


Hoje é aniversário desta grande pessoa que eu estimo tanto! Diz um pensador que "cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos, não tanto pelo que nos dá, mas pelo que nos revela de nós mesmos".

Disso eu não tenho dúvida do quando você é importante para as pessoas que se aproximam de você, que buscam lhe conhecer, que sempre cercam o seu dia, seja no trabalho, na rua, em casa, onde quer que você se apresente...


Seja quem for que se lhe conheça, todos sempre serão unânimes em dizer que você é exemplo vivo e humano da palavra AMIZADE. E como disse Platão: "A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro". 

Bem, só estou querendo dizer, só estou querendo lhe homenagear com meus votos de Feliz Aniversário!

Que Deus lhe ilumine, lhe ampare e lhe conserve sempre com saúde e com esse sorriso franco no rosto, retrato de sua alma, de seu caráter e personalidade. Josias Teles tem que se sentir orgulhoso mesmo!


Espero que por muitos e muitos anos eu possa continuar lhe chamando de minha "Cumadi" do coração.

Muita Paz!

Muita Luz!


quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

QUEM É JESUS PARA VOCÊ?



Jesus vem recebendo, ao longo da história, incontáveis nomes dos que o têm como modelo moral e espiritual. A partir daqueles que com ele viveram e dos que mais de perto receberam seus ensinamentos até os dias de hoje, tem-se buscado defini-lo com expressões ou cognomes que realce a sua grandeza como fiel mensageiro de Deus. Acima das definições que possamos dar-lhe, o mais importante é como o sentimos.
 
O apóstolo Pedro, inspirado, definiu a natureza de Jesus, revelando que ela era “o Cristo, o Filho de Deus vivo” (Mt 13, 16-17). Portanto, humano. Não obstante as informações constantes dos Sinóticos e do evangelho de João, ainda existem os que insistem em afirmar que Jesus é Deus. O próprio Mestre foi categórico e claro quanto à sua natureza. Abordado pelo moço rico que o chamou de “Bom”, retrucou: “Por que me chamas de bom? Ninguém é bom senão só Deus” (Mc 10,17-18), dirimindo, assim, qualquer dúvida quanto a Jesus e Deus serem identidades distintas. Nós, os espíritas, sabendo que Jesus não é Deus, mesmo assim temos dificuldade em compreendê-lo na sua plenitude e de assimilar os seus ensinamentos. Isto por ser Jesus um Espírito sublimado, cujo significado cósmico está acima da nossa mortal capacidade para apreender as coisas transcendentais. E por sermos incapazes de limitá-lo com um mero nome ou expressão definidora, é que o Senhor da Vinha vem recebendo através dos séculos incontáveis cognomes, refletindo tal procedimento a nossa ansiedade de melhor conhecer aquele que foi “o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo”. (LE, 625).
 
Caracteriza nosso estágio evolutivo essa impossibilidade de conceber e expressar as grandezas divinas. Santo Agostinho dizia saber quem era Deus, mas se lhe perguntassem quem era, ele não sabia responder. O que Santo Agostinho pretendia esclarecer é que não encontrava recurso vocabular e raciocínio à altura para definir o Criador, já que definir é limitar. E como limitar o infinito? O mesmo acontece conosco em relação a Jesus. Como titulá-lo, defini-lo, chamá-lo, pois se não foi um homem comum? A propósito, Joanna de Ângelis assegura que “Jesus é o mais notável Ser da Humanidade. A sua vida e a Sua Obra são as mais comentadas e discutidas dentre todas as que já passaram pela cultura e pela civilização através dos tempos.” E mais à frente o chama de Amigo Inconfundível e Terapeuta Excelente. [1]
 
Busquemos agora nos seus contemporâneos, naqueles que o amaram de perto, que tiveram a felicidade de seguir os passos do Cristo durante sua estadia na Terra e após sua volta à verdadeira vida, saber o que pensavam, sentiam e o como o descreveram.



MATEUS
 
O autor do primeiro evangelho registra que Jesus foi chamado de Rei por oito vezes (2: 2; 21: 5; 25: 34 e 40; 27:11, 29, 37 e 42). Também reconhecido por onze vezes como Filho de Davi (1:1; 9:27...).



MARCOS
 
Primo de Barnabé e companheiro de Simão Pedro, do qual ouvia as memórias evangélicas, diz que Jesus é aquele que “faz maravilhas” (6:2).



LUCAS
 
O médico heleno, convertido por Paulo, acreditava que Jesus era o Filho do Homem e o Salvador dos perdidos (19:10).
 
Timóteo, “filho amado” de Paulo, denominou o Mestre de Juiz que julga os vivos e os mortos (2Tm 4:1), e Paulo, o apóstolo dos gentios, que Jesus era o Pacificador (Rm 5:1) e o Libertador (Gl 5:1).



JOÃO
 
O apóstolo de Patmos foi quem mais epitetou Jesus, deixando clara a visão que dele tinha como ser histórico e cósmico. Sobre ele vamos dar a palavra à professora Marislei: “João, também chamado ‘o discípulo amado’, que repousou sobre o peito do mestre, ‘filho do trovão’ devido o seu temperamento impulsivo, dando ocasião a que Jesus o censurasse uma vez por ter proibido certo indivíduo de operar milagres, outra vez por ter desejado que viesse do céu castigo sobre os inóspitos samaritanos e mais tarde ‘o presbítero’, isto é, o velho (...) Esteve presente no calvário quando o Mestre entregou sua mãe aos seus cuidados (...) Fundou inúmeras igrejas em Éfeso (...) durante a perseguição de Domeciano foi desterrado para a ilha de Patmos...”.[2] Lá viveu seus últimos anos de vida.
 
João descreve Jesus de formas variadas. Citamos algumas: o Filho de Deus (1:14), o Mestre Divino (3: 2), o Grande Médico (5:1-9), Água da Vida (7: 37-38), a Luz do Mundo (9: 5), Rei (12:12), Mestre e Senhor (13:13)... Paramos aqui em respeito ao espaço que nos é concedido, convidando o leitor para a busca de mais títulos nos evangelhos.

 

ESPIRITISMO
 
Para o Espírito de Verdade Jesus é o Guia e Modelo do Homem (LE, 625) - conforme já dissemos antes - e para Allan Kardec foi Espírito superior da ordem mais elevada, Messias, Espírito Puro, Enviado de Deus e, finalmente, Médium de Deus (GE, XV, item 2).
 
O Espírito André Luiz considera Jesus o Doutrinador Divino (Os Mensageiros, cap. 27) e Médico Divino (Missionários da Luz, cap. 18). Por sua vez, Emmanuel o denomina de Diretor angélico do orbe e Síntese do amor divino (O Consolador, 283 e 327), e Ramatis o chama de Sublime Peregrino em obra do mesmo nome.
 
E para você, caro leitor, quem é Jesus? Qual o seu conceito sobre ele? Como o sente?
 
Sem dúvida, os nomes nos ajudam. Temos necessidade deles como referências, são apoios psicológicos para a elaboração dos nossos pensamentos, mas não terão valor para nos aproximar do Bom Amigo. O que vai pesar mesmo para chegarmos mais perto do Cristo será a vivência dos seus ensinamentos, fundamentada na regra áurea que nos legou: “Tudo aquilo, portanto, que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles, pois esta é a Lei e os Profetas.” (Mt 7,12).
 
Terminemos com um trecho da “Epístola a Jesus”, escrita pelo “Apóstolo de Matão”, falando da atemporalidade da palavra do Rabi da Galiléia: - “Tudo tem passado nestes dois mil anos, na Terra quanto no Céu – mas a tua Palavra brilha como um Sol sem ocaso, guiando as ovelhas tresmalhadas, os cordeiros perdidos do Rebanho de Israel à porta do aprisco, para restituí-los ao Bom Pastor”.[3]
 
Seja qual for o nome que te dermos Jesus, nossa esperança é que renasças em nossos corações todos os dias e não somente no Natal.

 
[1] FRANCO, Divaldo Pereira. Jesus e o evangelho: à luz da psicologia profunda. Pelo Espírito Joanna de Ângelis. LEAL, Salvador – BA, p. 9.
 
[2] BRASILEIRO, Marislei de Souza Espíndula. Apresentação dos Evangelhos in “O Livro dos Evangelhos”. BRASILEIRO, Emídio Silva Falcão. Lúmen, São Paulo – SP, 2000, p. 23.
 
[3] SCHUTEL, Cairbar. Parábolas e ensinos de Jesus. 13. ed. O Clarim, São Paulo – Matão, 1993, p. s/n.
 
 
Waldehir Bezerra de Almeida

NOITE FELIZ ? !



O mundo prepara-se para mais um Natal. As ruas iluminam-se chamando atenção e as músicas típicas da época dão o tom da festividade. Ao centro, a conhecida figura do "Papai Noel", embalando sonhos e fantasias infantis mas, por outro lado, alimentando também interesses puramente mercantilistas.

As famílias já pensam nos brindes, presentes e festas. Economia para presentear melhor, vestuários renovados, casas reformadas, viagens e sonhos...

Esta nos parece uma realidade bem próxima e nos agrada divagar pelo brilho das luzes... afinal, o Natal é uma festa de alegria. No entanto, se nos afastarmos um pouco desta visão, procurando analisar de maneira mais cuidadosa, de forma mais crítica e real, lembraremos inevitavelmente dos que ainda não podem se quer sonhar...

O mundo ilumina suas ruas, mas há alguns lugares que continuam obscuros, talvez para esconder aqueles que excluímos da festa.

E, na escuridão, o crack, a cocaína, a cola continuam vitimando crianças e jovens que não sonham mais;

...na escuridão, meninas mal saídas da infância servem de objeto sexual nas mãos prostituídas de aparentes homens de bem. Na noite de natal, possivelmente, estarão embriagadas ou drogadas para suportar a exploração;

...na escuridão, homens disputam comida com ratos, cães e urubus nos lixões, perdendo sua humanidade a pouco e pouco. Estes talvez consigam comer melhor na noite de natal, aproveitando o desperdício dos banquetes que deixará o lixo mais "rico";

...na escuridão, guetos que separam negros de brancos continuarão infectos e nas favelas as comemorações acontecerão, talvez, em meio à dor de um assassinato ou de um estupro;

...na escuridão doentes se amontoarão em corredores de hospitais públicos, crianças, mães e famílias inteiras estarão morrendo por causa de fome, por falta de vacina, de saneamento básico e de noções mínimas de higiene em recantos tristonhos das terras africanas, brasileiras e asiáticas;

...na escuridão, pais desempregados sequer podem pensar em presentes e entre lágrimas que cortam a alma, abandonam seus filhinhos em orfanatos, para que sobrevivam;

...na escuridão, cortando o ruído das ruas e dos bailes, serão ouvidos ‘gritos silenciosos’ de seres humanos expulsos dos ventres de suas mães que, inconscientes e equivocadas, tentam fugir de suas responsabilidades pelo caminho do aborto criminoso;

...na escuridão do sertão, nem o luar de lá consegue iluminar a dor da sede e da fome de famílias inteiras condenadas a beber lama e comer lagartos, enquanto bois e cabritos serão mortos para as festas dos fazendeiros donos das terras e dos açudes;

...na escuridão sob as marquises, velho morrerão de frio e crianças serão assassinadas por criminosos fardados;

...na escuridão, toda escuridão aparece...

E lá fora, sob o esplendor das luzes, estouram os ‘champanhes’ nas mesas corrompidas pela falta de ética e humanidade na política. Os escândalos e as fraudes são esquecidos sob o borbulhar da bebida e os detentores dos "podres poderes" da Terra seguem cegos e descompromissados com o povo;

A sociedade egoísta distribui cestas e brinquedos com os ‘pobrezinhos’ para tentar aliviar o fogo que lhes queima a consciência e falam em solidariedade como se fosse uma jóia a mais que pudessem expor pendurada no pescoço.

Perdoem-me se pareço duro demais. Muito mais dura, no entanto, é a realidade enfrentada por milhares, milhões de irmãos nossos espalhados pelo planeta inteiro. Lembrando deles, estamos lembrando daquele que é o motivo das comemorações natalinas. Aquele que em sábias palavras afirmou que tudo que fosse feito a um desses pequeninos seria feito a Ele próprio indiretamente. Ele que soube ser solidário de maneira plena, sem se corromper pela vaidade e pelo aplauso, foi muito além da esmola dada em uma noite. Investiu sua vida e sua morte para a transformação da sociedade. Lutou contra os preconceitos, convivendo com a "escória" sem falsos pudores e valorizou o ser humano como ninguém fez antes ou depois dele.

Vale a pena nos perguntar: então, por que Ele veio? Qual a razão histórica de sua vida? O que constituiu o objeto de suas atenções e qual o objetivo de todo seu esforço? Certamente que Ele não veio para aprofundar a diferença entre os homens, nem para manter os preconceitos e o egoísmo que têm gerado toda miséria no mundo. Sua vinda visava a educação plena do homem, estimulando a transformação do homo sapiens – lobo do próprio homem – no homo sapiens solidarius que não é só intelecto e começa a descobrir que não pode ser feliz sozinho; que se completa no bem do outro e que plenifica-se no amor ao próximo sem conotação sacramental, mas com sentido prático e efetivo. É o amor experienciado, vivido, que não se coaduna com o comodismo e a indiferença, e foge dos discursos vazios.

Jesus, talvez ainda seja o ilustre esquecido do Natal rico e mercantil dos "papais noéis marqueteiros" e nós, certamente, os grandes omissos desta triste e contraditória realidade. Não tenho a menor dúvida que enquanto comemos perus e distribuímos presentes, Ele deve estar muito, muito ocupado com os que foram excluídos de um FELIZ NATAL!



Fernando Clímaco Santiago Maciel (PE)
E-mail: cee-pe@nlink.com.br

CRÔNICA DO NATAL


Desde a ascensão de Herodes, o Grande, que se fizera rei com o apoio dos romanos, não se falava na Palestina senão no Salvador que viria, enfim...

Mais forte que Moisés, mais sábio que Salomão, mais suave que David, chegaria em suntuoso carro de triunfo para estender sobre a Terra as leis do Povo Escolhido.

Por isso, judeus prestigiosos, descendentes das doze tribos, preparavam-lhe oferendas em várias nações do mundo.

Velhas profecias eram lidas e comentadas, na Fenícia e na Síria, na Etiópia e no Egito.

Dos confins do Mar Morto às terras de Abilena, tumultuavam notícias da suspirada reforma...

E mãos hábeis preparavam com devotamento e carinho o advento do Redentor.

Castiçais de ouro e prata eram burilados em Cesaréia, tapetes primorosos eram tecidos em Damasco, vasos finos eram importados de Roma, perfumes raros eram trazidos de remotos rincões da Pérsia... Negociantes habituados à cobiça cediam verdadeiras fortunas ao Templo de Jerusalém, após ouvirem as predições dos sacerdotes, e filhos tostados do deserto vinham de longe trazer ao santuário da raça a contribuição espontânea com que desejavam formar nas homenagens ao Celeste Renovador.

 
Tudo era febre de expectação e ansiedade.

Palácios eram reconstruídos, pomares e vinhas surgiam cuidadosamente podados, touros e carneiros, cabras e pombos eram tratados com esmero para o regozijo esperado.

Entretanto, o Emissário Divino desce ao mundo na sombra espessa da noite.

Das torres e dos montes, hebreus inteligentes recolhem a grata notícia... Uma estrela rutila no firmamento.

O enviado, porém, elege pequena manjedoura para seu berço de luz.
 
E porque as vozes do Céu se fazem ouvir, cristalinas e jubilosas, cantam eles também...

- " Glória a Deus nas alturas, paz na Terra, boa vontade para com os homens !... "

Ali, na estrebaria singela, estão Ele e o povo...

E o povo com Ele inicia uma nova era...

É por isso que o Natal é a festa da bondade vitoriosa.

Lembrando o rei Divino que desceu da Glória à Manjedoura, reparte com teu irmão tua alegria e tua esperança, teu pão e tua veste.

Recorda que Ele, em sua divina magnificência, elegeu por primeiros amigos e benfeitores aqueles que do mundo nada possuíam para dar, além da pobreza ignorada e singela.

Não importa sejas, por enquanto, terno e generoso para com o próximo somente um dia.

Pouco a pouco, aprenderás que o espírito do Natal deve reinar conosco em todas as horas de nossa vida.

Então, serás o irmão abnegado e fiel de todos, porque, em cada manhã, ouvirás um voz do Céu a sussurrar-te sutil:

Jesus nasceu ! Jesus Nasceu !...

E o Mestre do Amor terá realmente nascido em teu coração para viver contigo eternamente.


Irmão X
Psicografia de Francisco Cândido Xavier

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Lula é pop, mas há um preço



FERNANDO RODRIGUES
FOLHA DE SÃO PAULO






BRASíLIA - O governo Lula é aprovado por 83% dos brasileiros. O recorde apurado pelo Datafolha coloca o petista como o mais popular presidente eleito pelo voto direto pós-ditadura militar.

Lula exerceu o poder de maneira eficaz e com vários fatores conjunturais a seu favor. Mais do que tudo, nunca é demais lembrar, foi o mandatário que mais bem utilizou a comunicação de massas. Otimizou a propaganda estatal ao máximo.

Quando Lula assumiu, em 2003, havia 499 veículos recebendo dinheiro para veicular propagandas do governo. Em 2008, já eram 5.297 jornais, revistas, portais de internet, rádios e TVs desfrutando desse auxílio luxuoso.

Agora, o governo decidiu falar tchau aos brasileiros. Está em cartaz na mídia uma campanha de R$ 20 milhões, como revelou ontem a repórter Julia Duailibi. O slogan é "estamos vivendo o Brasil de todos". De fato, quem paga essa conta são todos os brasileiros.

As empresas estatais federais gastavam R$ 555,4 milhões por ano em 2003 com projetos de patrocínio. Em 2006, o valor já havia pulado para R$ 1,085 bilhão. Estar bem na mídia é tudo. Lula sabe disso.

Houve talvez outras bandas de rock tão boas como os Beatles. Os Kinks, da mesma época, eram ótimos. Mas foram os garotos de Liverpool os que estavam no lugar certo, na hora certa e os que usufruíram com maestria do benefício da comunicação de massa.

Seria injusto, entretanto, creditar o sucesso de Lula só ao seu bem estudado plano de marketing. Após oito anos, o petista deixa um Brasil melhor. Sábio, manteve o rumo básico na condução da economia, com metas de inflação e uma certa responsabilidade fiscal.

Ressalvas feitas, é também indisputável o fato de nunca na história deste país ter havido tanta propaganda a favor de um presidente. O tempo se encarregará de mostrar a perenidade de sua obra -já sem o efeito da avalanche de comerciais.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Eclipse lunar será visto por poucos no Brasil



O Planetário do Ibirapuera, em São Paulo, divulgou que um eclipse total da Lua será visível na terça-feira (21), a partir das 5h41 (horário de Brasília), na América do Norte, Europa Ocidental e parte da Ásia. No Brasil, a observação será possível somente no extremo oeste do país.
 
Na madrugada de 20 para 21 de dezembro, o fenômeno poderá ser visto por mais de uma hora (de 7h41 a 8h53 GMT) no território que engloba a América do Norte até a Islândia.
 
O eclipse só acontece na fase de Lua cheia, quando o Sol, a Terra e a Lua estão bem alinhados. Assim o satélite natural fica momentaneamente privado de luz solar, caso esteja no cone de sombra da Terra.
 
Às 4h33 (horário de Brasília), a Lua começará a entrar na sombra da Terra. Uma sombra, de contornos claramente visíveis, avançará no disco lunar e voltará a ser eclipse parcial às 8h01, voltando depois a plena luminosidade.
 
Apenas as primeiras fases precedentes deste "crepúsculo" lunar poderão ser vistas na Europa Ocidental e ao leste do continente sul-americano. Já o Japão verá apenas as últimas etapas.
 
Mais um fenômeno nos céus está por vir. O primeiro eclipse solar parcial de 2011 acontecerá em 4 de janeiro. Diferente dos eclipses da Lua, que não representam risco para a visão humana, para a observação dos solares é recomendado usar óculos especiais.

Previsões apontam que em 2011 quatro eclipses solares parciais e dois eclipses lunares totais podem ocorrer, por conta de uma combinação rara que acontece apenas seis vezes no século XXI. (Dol, com informações da AFP)

A década da biodiversidade


 

COP-10, no Japão, ampliou prazo de 2010 para até 2020 para recuperação de espécies

POR LUCIENE BRAGA
Rio - Entre as decisões da Conferência das Partes da Biodiversidade 10 (COP-10), em Nagoia, no Japão, está a de estender o ano da Biodiversidade para a década inteira, até 2020. Esse é o tom que se espera dar ao tema internacionalmente e corrigir a injustiça do menor destaque entre os debates na imprensa e na sociedade na comparação com a questão das mudanças climáticas.

A conferência da biodiversidade registrou muitos avanços, entre elas, o estabelecimento de um Plano Estratégico Decenal que ficará marcado como Protocolo de Nagoia — aberto a assinaturas a partir de fevereiro. Será preciso que pelo menos 50 países ratifiquem para que o documento, chamado “soft law” ou “lei leve”, entre em vigor. 

As metas de conservação firmadas pelos países que partilharam as decisões são de
proteger 17% das áreas terrestres e de 10% das marinhas até 2020. O avanço em relação às metas de conservação é significativo: hoje, no mundo, somente 1% das áreas marinhas é protegido e 10% das terrestres têm assegurada a proteção.

Bráulio Ferreira Souza Dias, secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, afirma que o Brasil tem 22 metas para cumprir o Protocolo de Nagoia. Ele se diz favorável ao conceito de “capital natural”, firmado no Japão, que substitui o termo “patrimônio natural” e é refutado por Cuba, Venezuela e Equador. O conceito dá valor aos recursos da biodiversidade para que o País da exploração seja compensado.

“Para esses países, valorar os recursos da biodiversidade seria precificar e colocá-los sob o comando do capital privado, significando retrocesso, retirando o estado do papel articulador. Nós defendemos fortemente os estudos do Teebs (The Economics of Ecosystems and Biodiversity), aceito pelo protocolo. É 
fundamental. Hoje, o valor é zero nas contas nacionais. Não é reconhecido”, defende. Segundo Dias, a Organização das Nações Unidas (ONU) já tem como incorporar valores de capital natural nas contas. Já há metodologia para isso. 

No Brasil, o IBGE já começou a desenvolver projeto piloto com biodiversidade — florestas e águas — com apoio de técnicos europeus, assegura Dias. O criador do Teebs, o premiado economista indiano Pavan Sukhdev, que era do Deustch Bank e foi cedido à ONU e, dizem, caiu nas graças da ministra Isabela Teixeira, virá para formatar a política de compensação pela exploração da biodiversidade no Brasil.

Brasil é estrela durante conferência



Matthew Shirts, redator-chefe da revista National Geographic, esteve na CPO-10 e relata que o Brasil tem o mesmo status mundial do futebol quando se trata de biodiversidade. “Se anunciavam uma entrevista coletiva da ministra de Meio Ambiente, Isabela Teixeira, todos corriam para lá. Lotava. Vê-se a importância e o peso do Brasil nas negociações de biodiversidade. Eu já cobri Copa do Mundo. Era o mesmo que anunciar coletiva do técnico da seleção brasileira. Fiquei impressionado com o peso do Brasil”, comparou o especialista.

A especialista Liana John, do Planeta Sustentável, destacou que eventos paralelos à Conferência das Partes sobre a Biodiversidade também tiveram relevância. “Mais de 240 autoridades municipais reconheceram que grandes cidades contribuem para a perda de biodiversidade e acordaram ações e medidas para reduzir tal perda. Esse documento é a Declaração Aichi/Nagoia”, frisou.
 
Para a coordenadora do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Ecossustentável (CEBDS), Beatriz Carneiro, um grande passo foi o início da discussão da incorporação da biodiversidade nos orçamentos das empresas. “Outro ponto foi a determinação de eliminar os chamados subsídios perversos em atividades prejudiciais à biodiversidade na economia”, evidencia. “É preciso ter coerência. Se há incentivo à redução das perdas, não se pode conceder subsídio a quem prejudica a biodiversidade”, justifica.

sábado, 18 de dezembro de 2010

'Máquina quântica' está entre as dez descobertas do ano, diz ‘Science’

Publicação da AAAS elegeu também maiores avanços da década.

Destaques vão para pesquisas com genomas de plantas e animais.
 
 
 


Reprodução da capa da Science com os destaques
de 2010 e da década (Foto: Yael Fitzpatrick e Matthew Twombly / Science)


A revista "Science", publicação científica da Associação Americana para o Progresso da Ciência (AAAS, na sigla em inglês), divulgou a lista das dez descobertas científicas de 2010, elegendo a criação de uma máquina que se mexe com base nas leis da mecânica quântica, aplicáveis a partículas subatômicas, átomos e moléculas.

Segundo a revista, até março de 2010 todos os objetos feitos pelo homem eram movidos de acordo com as leis da mecânica clássica. O mês, porém, ficou marcado pela criação de uma máquina – um pequeno pedaço de metal semicondutor, visível a olho nu – que se movimenta pelas regras da mecânica quântica. Até então, somente partículas subatômicas se mexiam com base nesse sistema de leis de movimento.




DESCOBERTAS DE 2010


Genoma sintético em bactéria – Pesquisadores do instituto do biólogo Craig Venter desenvolveram um genoma sintético, capaz de mudar a identidade de uma bactéria. O genoma foi inserido no lugar do DNA original do micro-organismo e gerou um novo conjunto de proteínas. Segundo a revista, no futuro a técnica poderá ser empregada para criar biocombustíveis, novos fármacos e compostos químicos úteis.

Genoma do Neandertal – O sequenciamento do genoma obtido a partir dos ossos de três mulheres Neandertais, encontradas na Croácia e vivas entre 44 mil e 38 mil anos atrás, permitiu a comparação entre o DNA humano moderno e de seus ancentrais.

Profilaxia do HIV – O combate ao vírus da Aids ganhou duas novas armas: um gel vaginal, composto por 1% do antirretroviral “tenofovir”, testado na África do Sul e capaz de reduzir até 39% das infecções em mulheres; e um remédio dado a um grupo de homens homossexuais e transexuais que levou a uma diminuição de 43,8% na transmissão do HIV.

Genes de doenças raras – O sequenciamento de áreas específicas do DNA mostrou que um único gene pode ser a chave para identificar mutações que causam dezenas de doenças raras.

Simulações de dinâmica molecular – O uso de computadores poderosos facilitou o estudo do movimento de átomos em proteínas.

Tecnologia em Genômica – A área da ciência responsável pelo estudo de genomas de animais e plantas agora conta com tecnologias mais rápidas e baratas para trabalhos sobre DNAs antigos e modernos. O Projeto 1000 Genomas é um exemplo de avanço, conseguindo identificar muitas das alterações no genoma que caracterizam os humanos.

Simulador quântico – A dificuldade imposta pelas equações usadas pelos cientistas para traduzir o que é visto no laboratório pode diminuir com a adoção de cristais artificiais, que oferecem respostas rápidas. Os cientistas acreditam que o uso dessas ferramentas pode auxiliar na compreensão da supercondutividade e da chamada física da matéria condensada.

Reprogramação de células adultas – Técnicas para fazer células adultas retornarem ao estado inicial de desenvolvimento, como se fossem células-tronco embrionárias, viraram padrão para o estudo de doenças, segundo a revista. Em 2010, os cientistas aprenderam a fazer isso utilizando o ácido ribonucleico (RNA, na sigla em inglês) sintético. A técnica leva a metade do tempo e é 100 vezes mais eficiente e segura para uso terapêutico.

Ratos mais propícios à pesquisa – A “Science” destaca o possível retorno do uso de ratos em pesquisas científicas, após um período de “dominação” dos camundongos. Mais utilizados em laboratório pela facilidade que os pesquisadores encontraram em "desativar" alguns genes para gerar uma determinada característica ao animal, os camundongos podem perder parte do prestígio, já que os últimos avanços mostram que a característica também pode ser desenvolvida em ratos.



AVANÇOS CIENTÍFICOS DA DÉCADA

Também foram eleitos pela revista os dez maiores avanços científicos da primeira década do século 21. Os jornalistas da "Science" escolheram dez áreas de pesquisas que cresceram muito nos últimos dez anos e chegaram à seguinte lista:

Aproveitamento do genoma “descartável” – Com a descoberta de regiões específicas do genoma, mais relevantes à pesquisa por codificarem proteínas, os cientistas privilegiaram estudos com apenas 1,5% do total do DNA. Mas o restante do genoma, anteriormente conhecido como DNA “junk” (lixo, em inglês), voltou a ser pesquisado e tem se mostrado tão importante quanto a parte mais "nobre" do genona, segundo a revista.

Mudanças na Cosmologia - A última década levou os cientistas a considerarem o espaço como composto por matéria bariônica (a comum, da qual é feita os materiais do cotidiano), a matéria e a energia escuras. Com a união dessas teorias, os cosmólogos construíram um modelo padrão para interpretar o Universo, com pouca margem para novas interpretações, segundo a "Science".

Biomoléculas antigas - A descoberta que o DNA e o colágeno podem ser conservados por milhares de anos forneceu importantes descobertas sobre vegetais, animais e humanos, gerando uma grande atividade paleontológica. A análise desse material permitiu, por exemplo, identificar adaptações anatômicas sofridas pelas espécies ao longo dos anos, impossíveis de serem detectadas somente pelo estudo de ossadas.

Água em Marte – Muitas evidências de água no Planeta Vermelho foram divulgadas em 2010. Os astrônomos descobriram que até mesmo a superfície do astro pode ter contido água, fora o volume do líquido preso nas calotas polares do planeta.

Reprogramação de células - Durante a primeira década do século 21, os cientistas aprenderam a reprogramar células adultas em versões "pluripotentes", que conseguem se transformar em quase todo o tipo de célula do corpo. Com o avanço nas pesquisas, a comunidade científica espera que, em breve, terapias celulares e a reposição de tecidos e até órgãos seja possível pela técnica.

Microbioma – Cientistas começaram a voltar a atenção para o ambiente no qual vivem vírus e bactérias. Segundo a revista, 90% das células em nosso corpo são micróbios, o que leva os pesquisadores a querer saber mais como mudanças em genes microbianos afetam o aproveitamento da energia que homens obtêm ao comer ou como o sistema imunológico reage.

Exoplanetas – No ano de 2000, eram apenas 26 planetas conhecidos fora do Sistema Solar. Atualmente, com o lançamento de sondas específicas para este fim como a Kepler, da agência espacial norte-americana (Nasa), este número ultrapassou 500. O objetivo agora é o de encontrar planetas cada vez mais similares à Terra, que reúnam condições para o desenvolvimento da vida.

Inflamações – Segundo a revista, a comunidade médica está cada vez mais alerta para o papel importante das inflamações no desenvolvimento de doenças crônicas como câncer, aterosclerose, diabetes e até obesidade.

Metamateriais – Físicos e cientistas conseguiram gerar materiais com propriedades inexistentes na natureza como a capacidade de guiar luz.

Mudanças climáticas – O aquecimento global e as alterações no clima ganharam força no cenário mundial, com a criação de eventos da ONU como as conferências do Clima e da Biodiversidade. Estudos de órgãos como a Nasa e a agência norte-americana que monitora as condições da atmosfera e dos oceanos (NOAA, na sigla em inglês) também comprovam que a temperatura não para de subir, sendo que 2010 poderá ser eleito como um dos anos mais quentes da história.