domingo, 19 de dezembro de 2010

Eclipse lunar será visto por poucos no Brasil



O Planetário do Ibirapuera, em São Paulo, divulgou que um eclipse total da Lua será visível na terça-feira (21), a partir das 5h41 (horário de Brasília), na América do Norte, Europa Ocidental e parte da Ásia. No Brasil, a observação será possível somente no extremo oeste do país.
 
Na madrugada de 20 para 21 de dezembro, o fenômeno poderá ser visto por mais de uma hora (de 7h41 a 8h53 GMT) no território que engloba a América do Norte até a Islândia.
 
O eclipse só acontece na fase de Lua cheia, quando o Sol, a Terra e a Lua estão bem alinhados. Assim o satélite natural fica momentaneamente privado de luz solar, caso esteja no cone de sombra da Terra.
 
Às 4h33 (horário de Brasília), a Lua começará a entrar na sombra da Terra. Uma sombra, de contornos claramente visíveis, avançará no disco lunar e voltará a ser eclipse parcial às 8h01, voltando depois a plena luminosidade.
 
Apenas as primeiras fases precedentes deste "crepúsculo" lunar poderão ser vistas na Europa Ocidental e ao leste do continente sul-americano. Já o Japão verá apenas as últimas etapas.
 
Mais um fenômeno nos céus está por vir. O primeiro eclipse solar parcial de 2011 acontecerá em 4 de janeiro. Diferente dos eclipses da Lua, que não representam risco para a visão humana, para a observação dos solares é recomendado usar óculos especiais.

Previsões apontam que em 2011 quatro eclipses solares parciais e dois eclipses lunares totais podem ocorrer, por conta de uma combinação rara que acontece apenas seis vezes no século XXI. (Dol, com informações da AFP)

0 comentários:

Postar um comentário