quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Retrô Blog Primeiras Águas 2010





Estamos chegando ao final da primeira década do século XXI. A década que pode ser considerada uma das mais expressivas de nossa história, enquanto brasileiros e cidadãos do mundo.
 
Foram tantas as transformações, tantas conquistas que ainda não mensuramos com a devida qualidade tudo que acrescentou nossas existências ao longo da década, onde o mundo acendeu a luz vermelha para as questões ambientais e climáticas; onde o ciência cada vez mais se aproxima da verdade divina, onde fomos capazes de eleger o primeiro presidente retirante da história; onde a maior potência mostrou quem não tão potente assim e deu um exemplo para o mundo elegendo seu primeiro presidente negro; onde as vidas de cada um de nós foi tocada pelas grandes causas humanitárias. E encerramos a década política do Brasil colocando na presidência uma mulher…

O “PRIMEIRAS ÁGUAS” não poderia deixar de registrar uma pequena, mas significativa retrospectiva que propõe juntar e compor o grande retalho de acontecimentos, bons e ruins, da vida do autor deste blog.

Publicamos neste ano 280 matérias dos mais variados temas e conteúdos. Em 2009 foram 276 e no seu primeiro ano de vida, o blog encerrou o ano com 57 matérias. A primeira matéria de 2010 trazia a seguinte chamada: “Dubai inaugura amanhã o maior arranha-céu do mundo...” mesmo nas férias, havia tempo pra registrar alguns pensamentos meus de cunho político-educacional. Foram três matérias interessantes que nos faziam refletir. Uma delas foi motivo de uma grande sacanagem contra minha pessoa. A matéria “Qual o papel do Diretor Escolar e do Coordenador Pedagógico?” buscava fazer uma reflexão profunda, sobretudo como estes dois sujeitos indispensáveis da escola devem exercer suas funções, sem nenhum tipo de ofensiva ou mostrando modelos perfeitos para tais cargos. Ainda tivemos matéria que marcou o início deste ano foi a homenagem prestada ao filho da minha querida amiga Ângela Primo, que partiu desta através da porta do suicídio, infelizmente.


Em fevereiro, mês do carnaval, publicamos 30 matérias. Dentre elas, quero relembrar uma matéria que publiquei no blogdocastanha.com (na época eu era colaborador do mesmo) dando a minha resposta a uma série de acusações graves imputada contra minha vivência profissional na Escola Amenaydes Farias, no exercício de 2009.
 
Nunca vou esquecer-me do escarcéu que fizeram com minha vida profissional. Os coordenadores de Geografia foram responsáveis por manobras que envergonham qualquer pessoa. Apesar de alguns desgastes, meu nome saiu sem arranhões. Houve quem deixou de falar comigo; outros que ampliaram sua atenção negativa contra minha pessoa; porém, o mais importante foi descobrir quem, de fato, postou-se do meu lado como amigo, avaliando com total aprovação, a minha conduta e descobrir quem são os falsos amigos…



Em março eu lanço o meu projeto que nortearia todas as ações escolares até o desfile cívico. O projeto que enfocava a Biodiversidade promoveu diversas atividades na escola Cônego Eugênio Vilanova, em etapas de trabalho desenvolvido pela equipe competentíssima de professores, culminando com uma premiação do I Concurso de Biodiversidade do ECEV, onde todas as turmas foram contempladas com prêmios e viagens.

Também em março falei de Laicidade e a Escola; vibrei com o acionamento do LHC; registrei a realização da Conferência da Terra em Olinda; A Maior Fila de Banheiro do Mundo também foi divulgada pelo meu blog; escrevi uma crônica sobre os 117 anos de Gravatá; homenageamos o dia Internacional da Mulher e publiquei uma matéria que contava um dos fatos mais tristes da minha vida profissional ocorrida no ano de 2001, na cidade de Pombos. Contei esta história porque não tenho medo de julgamentos condenatórios, não tenho vergonha do meu passado e não tenho temo ameaças de um blogueiro que se acha o mestre dos conchavos.



Em abril tivemos uma matéria muito interessante sobre um vulcão de nome estranho, localizando na Irlanda. O nome dele? Eyjafjallajokull. Mas você pode chamá-lo apenas de E15. No mês de abril registramos “NASA comemora 20 anos de proezas astronômicas do telescópio Hubble”. A tristeza da morte da Lady Laura tocou também meu coração. Também publiquei uma matéria muito boa que questionava em seu título: “A Escola é de Referência Porque os Alunos São de Referência ou os Alunos São de Referência Porque a Escola é de Referência?”. Também questionei, em outra matéria: “Profissionais da Educação e do Jornalismo Precisam Falar e Escrever Corretamente?”.

No mês de abril consegui junto ao Prefeito Ozano Brito, a minha cedência de Pombos para Gravatá. O prazo de troca havia sido esgotado e apenas a prefeitura de Gravatá poderia me ajudar. Procurei o prefeito e disso dos meus propósitos de servir a Educação e ele, graças a sua sensibilidade política, assumiu meu ônus e assinou por 12 meses a minha cedência.



Maio foi marcante. Tivemos a honra de receber o coordenador nacional da OBA – OLIMPÍADAS BRASILEIRAS DE ASTRONOMIA, Professor, Doutor João Canalle. Como membro da AAP – SAR (ASSOCIAÇÃO ASTRONÔMICA DE PERNAMBUCO – SOCIEDADE ASTRONÔMICA DO RECIFE), fiquei responsável pela seleção de professores para participarem do EREA – Encontro Regional do Ensino de Astronomia.
 
Em maio também foi responsável pelo I WORKSHOP DE FOTOGRAFIA DA ESCOLA CÔNEGO EUGÊNIO VILANOVA, em parceria com o CCJ - CENTRO DE COMUNICAÇÃO E JUVENTUDE - e DIACONIA PERNAMBUCO. Os alunos adoraram a experiência e os educadores que vieram de Recife também amaram a experiência de trabalhar com alunos da zona rural. Em maio também conhecemos os nomes dos 23 convocados pelo técnico da seleção brasileira, Dunga. Também conhecemos os 100 lugares que irão desaparecer da paisagem mundial. Não poderíamos deixar de homenagear as mães, através da minha, é claro!


 
Morre aos 87 anos o escritor português José Saramago, no mês de Junho. No dia 02, finalmente realizamos no pátio da nossa Escola o I Concurso de Biodiversidade. Foi uma tarde inesquecível para os alunos que surpreenderam com os trabalhos apresentados, sob a orientação dos nossos professores. Tivemos um evento que chamamos de Marco de Revitalização: no dia da abertura da copa do mundo, nossa escola - ECEV - abriu as portas para agradecer ao prefeito Ozano Brito pela obra realizada. Recebermos também, amigos ilustres da FUNDARPE, da DIACONIA e de nosso município, como vemos nas fotos. Foi um dia bastante gratificante para todos nós.





No mês de Julho, o mundo sensibilizou-se com a história da iraniana Sakineh Mohammadi, condenada pela Lei do Islã pelo crime de adultério. Quem não se recorda? Registramos o dia Internacional do Rock com um longo e belo texto onde eu conto um pouco da minha história de admirador do ritmo mais frenético e contagiante da história da música. No mês de Julho falamos sobre política: anunciamos o lançamento do Ônibus Palanque de Priscila Krause e a visita do candidato a deputado estadual Joaquim Neto ao governador Eduardo Campos. Também voltei a dar respostas a um sujeito que tentava, mais uma vez, me ameaçar. Na oportunidade falei de Calúnia, Injúria e Difamação. Outro momento marcante foi registrado na matéria: “Nem sempre uma imagem fala… tampouco mil palavras…” que relatava tudo que eu vi e vivi nas cidades mais atingidas pelas enchentes. Momento alegre foi a homenagem feita aos meus verdadeiros amigos, pelo dia Internacional do Amigo.



Agosto: chegamos ao mês histórico do mau agouro, para os supersticiosos. Mas começamos em alto astral com a divulgação da programação da XII festa da Estação. Tivemos a presença de Gilberto Gil, Vanessa da Mata, Capital Inicial. Em agosto também foi apresentado pela Secretaria de Educação a organização e os temas que deveriam ser trabalhados por cada escola para o Sete de Setembro. Publiquei uma matéria com uma lista dos 100 livros indispensáveis da Literatura Brasileira. Relembramos os 21 anos da morte de Raul Seixas. Falamos sobre a 16ª edição do Grito dos Excluídos. Registramos o desencarne do amigo Silas Salgado. Agosto também foi marcante pelo Festival Pernambuco Nação Cultural.



Setembro teve como maior momento educacional, os desfiles cívicos. Muitas escolas foram muito fiéis ao tema proposto. Outras ficaram na mesmice de levar moças e rapazes semi-nus para as ruas. Nossa escola foi avaliada positivamente, como a melhor que desenvolveu o tema. Realmente foi marcante. Com o apoio da direção, eu montei o desfile, em seus mínimos detalhes a fim de seguir a risca o nosso tema. Em Setembro também registramos os “5771 - Ano Novo judaico momento de introspecção”. No mês que antecede as eleições, recebi um comentário anônimo e fraco, que deve ter adorado a minha resposta. Falei de aborto, de Antroposofia, doei sangue na unidade móvel da IHENE e escrevi sobre a importância de mudar sempre que preciso e respondi ao desconhecido leitor Gustavo Morais. No dia 22 eu participei do Dia Mundial Sem Carro. E não poderia deixar de lembrar-me da minha viagem ao Sertão do Pajeú. Fui até Carnaíba participar do 17º Festival de Zé Dantas. Em setembro também participei do Primeiro Módulo do Curso Germinar, promovido pela Eco Social.



Outubro eu relembrei a obra Vidas Secas. Fiz uma humilde homenagem ao maior presidente da história e assistimos a maior eleição democrática do planeta, levando Serra e Dilma ao segundo turno, que me estimularam a fazer textos sobre Democracia, Agenda Setting, Demoscopia e Espiral do Silêncio… em outubro, tivemos a Expo Carros Antigos, bem no finalzinho do mês.



O mês de Novembro foi o mais especial de todos. Não só por ser o mês em que nasci, mas por dois grandes eventos. Primeiro, consegui conduzir uma equipe de 22 professores para participarem do XII EREA, realizado no IFPE. Depois, no dia do meu aniversário, realizo a noite de autógrafos, lançando meu livro de poesias “Primeiras Águas.



Dezembro chegou rapidinho. No comecinho do mês eu, Kelia e Carol fomos pela primeira vez, assistir a uma peça teatral juntos. Os trabalhos escolares foram sendo organizados e nos despedimos oficialmente no dia 23, na nossa confraternização, onde realizei um momento especial de reflexão, com a participação do Prefeito e da Secretária de Educação, dona Rosa Melo.



2010 está chegando ao fim. Foi um ano bom. Ano passado, eu dizia que seria um ano 10. Devo dizer que foi porque conquistei muitas coisas, realizei sonhos e conheci pessoas de grandes valores para minha existência.



Planos para 2011? Quem não os tem? Sonhos, então!? Tenho tantos. E começarei a realizá-los logo em Janeiro. E, confesso, sou um pouco supersticioso. Só um pouquinho. Se você dividir o número 2011 em duas dezenas distintas, você terá o dia e o mês do meu aniversário.



Acredito que todas as sementes que eu venho plantando, especialmente aquelas que eu lancei ao solo este ano, estão prestes a virar um broto e, no ano seguinte, começar a ser uma árvore que dará bons frutos e boa sombra.



Que venha 2011.



Espero que em 12 meses, eu esteja aqui, firme, forte e feliz, registrando mais uma retro neste blog que busca sempre ser o meio de coalizão de bons exemplos, de reflexão, de aprendizagem, de crescimento para mim e para todos que o lêem.



Obrigado a todos.



Um feliz 2011 para todos nós!



"Alegrias não me faltam; prazeres, eu os tenho.
Intrigante mesmo é essa tal de felicidade"

 
 
Se esquecí de algo, peço perdão.

1 comentários:

"O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem"(Guimarães Rosa)
Começar com inspiração do Guimarães Rosa parece-me um bom sinal.
Eu confio em novos e bons tempos!

Postar um comentário