sábado, 20 de março de 2010

Assim Caminha os “Sem Razão”



É incrível como muita gente ainda se compraz em se utilizar das dificuldades alheias para poderem aparecer ou terem a ilusória certeza de que estão crescendo naquilo que se propõem a fazer.

Se escuta com frequencia frases do tipo: “É assim mesmo”, “todo mundo faz assim”, “deixa pra lá”, “o mundo não vai mudar”... E seguem-se as afirmativas que negam uma virtude que todo ser humano, educado pelo eterno Iluminismo, deveria ter: a capacidade de indignar-se.

Quero fazer um pequeno resgate de algumas frases que sempre estiveram presentes na vida de quem busca Ler o mundo sob uma ótica mais apurada, livre de atavismos, de inserções ditatoriais e malignas. Frases que precisam ser costumeiramente alçadas à mente e atiradas ao longe das trincheiras da injustiça, da perseguição, da vida sem razão.

1- Nem todas as verdades são para todos os ouvidos.
Umberto Eco


É sabido que todos nós carregamos dentro de nós uma verdade. E cada verdade pessoal, faz parte de uma grande verdade, que ora se revela como senso comum, ora com ideologias que marcam uma geração inteira. Essa verdade maior nunca poderá ser vista como algo absoluto, até porque esta não pertence a este mundo. Desconsiderar isso é decretar a própria morte cultural, social e até religiosa. Mesmo assim, poucos são aqueles capazes de entender verdades porque, como Jesus declarou, poucos tem ouvidos de ouvir. Egoísmo, orgulho, soberba alimentam seres que processam sua vida dessa forma.



2- Nenhum homem é suficientemente rico para comprar o seu passado.
Oscar Wilde

Todos nós, em graus de diferentes, temos o desejo de voltar ao passado e corrigir erros dos quais nos arrependemos. Esse preceito, logicamente, não cabe para aqueles que jamais admitem que errou ou erra. Para aqueles que aprenderam a lição, fica uma adendo. Voltar ao passado e corrigir erros seria anular todo o processo de aprendizagem que foi vivido. Não tem como comprar o passado, não tem como barganhar com o presente, tampouco investir todas as fichas no futuro. Para os que não aprenderam nada com seu passado e vive sob a mesma realidade, Wilde recorda que ninguém pode ser rico ao ponto de achar que tudo pode ser feito e refeito dentro da mesma maquete. Já aqueles que se perdoaram e estão presentemente vivendo com sua fé, sua coragem, sua força, o cineasta não tem nádegas a declarar.


3- Nunca discuta, não convencerá ninguém. As opiniões são como os pregos; quanto mais se martelam, mais se enterram.
Alexandre Dumas (filho)

Sou da corrente que acredita que Jesus fora assassinado por ser contra a quase todas as opiniões dos seus antecessores, em especial, às leis mosaicas. Convencer alguém de algo que acreditamos é missão de poucos. Muitos são os homens que buscam bater na cabeça de muitos pregos imprimindo a força da imposição. Isso se chama coação. Outros serem tentam legitimar os equívocos, os deslizes, os enganos, os erros, enterrando a própria cabeça na terra. Neste caso, não são pregos, são estacas que são colocadas sem o prévio buraco que o abrigará. E o processo é mais demorado e muito mais doloroso. Não chamaria de corajoso aquele que enfrenta põe sua própria cabeça a prêmio tentando convencer a outros que ele é o certo, o correto e o justo e precisa de outrem para legitimar a sua covardia, o seu despreparo psicológico e moral diante de evidências inquestionáveis.


4- Não devemos servir de exemplo a ninguém. Mas podemos servir de lição.
Mário de Andrade



Há quem acredite que a vida é uma tribuna jurídica onde os não-amigos viram réus que precisam ser condenados a perpétua pena. Para quem acredita no inferno e na certeza de que Deus é apenas justiça cega, colocam seus semelhantes à praça pública e escarnecem à luz de sua razão libidinosa. Exemplo é algo que apenas os puros podem dar. Lição é a forma pela qual avaliamos os nossos tropeços, sem precisar de homens superiores que habitam a sociedade, tornem-se juízes e imputem a sua sentença. Todos os inquisidores poderiam ser encarcerados pela própria conduta moral.


5- Não é bom que toda a verdade revele tranquilamente a sua essência; e muitas vezes o silêncio é para o homem a melhor decisão.
Píndaro



Gastei muitas energias ao longo de alguns anos de minha vida tentando provar que eu não precisava provar nada pra ninguém, como me exemplificou Renato Russo. Às vezes não entendia minha própria letra e a minha própria caneta me traía. Às vezes eu radicalmente exigia dos mais próximos que jamais duvidassem da minha índole, da minha capacidade de fazer ou não fazer determinada coisa. Eu acreditava que era suficientemente transparente para as pessoas e que, por isso, não aceitava duvidassem de minha palavra. Mas, por outro lado, eu esquecia que a maioria de nós não se conhece, não busca o autoconhecimento. E se você não se conhece, não é capaz de conhecer a ninguém. E assim, fui aprendendo a calar, a ponderar, a deixar livre a opinião alheia, a não dar margem ao contra senso. Acima de tudo deve está minha consciência e essa consciência era revelada de forma tranqüila pela verdade. O silêncio é a melhor das respostas para quem só sabe bradar sem razão. Tal consciência, ou maturidade, não me impede de usar a minha fala contra qualquer que seja a injustiça. Venha de onde vier.



6- Somente aquele que foi o mais sensível pode tornar-se o mais frio e o mais duro, para se defender do menor golpe - e esta própria couraça lhe pesa muitas vezes.
Johann Goethe



O tempo nos ensina a escolher, bom ou mal, a maneira como viveremos os nossos dias. O livre arbítrio é o mais complicado dos nossos dons. Nessa construção diária e contínua do nosso caráter, aprendemos a responder aos porquês da vida, desde as questões mais simplórias como, por exemplo, que religião deveremos seguir ou não seguir nenhuma, até julgarmos que tipo de irmão, irmã, esposo, esposa, pai, mãe, deveremos ser. À proporção que amamos, que odiamos, que lutamos, que perdemos, que vencemos, mais forte ou mais frágeis seremos. Para entender de dor, precisamos ter vivido a dor. Tal é a lei. Se aprendermos a fazer bem o dever de casa, sem sombra de dúvida, estaremos prontos para chorar quando for preciso, e, levantar a espada na hora propícia. Ser forte não significa ser violento e desleal. Ser sensível não implica ser fraco, apagado, covarde, astuto. Somos o resultado daquilo que apreendemos e a nossa couraça será larga e pesada para que os golpes externos como o da falsidade, da maledicência, da injustiça, da mentira, da morte de tudo que acreditamos ser bom, sejam arranhões sem proporções ínfimas. Os nosso tesouro maior estará resguardado.



Assim Caminha os “Sem Razão” e "Covardes os Não Fazem História"


Aqueles que não conseguem ter razão diante dos confrontos do óbvio perdem qualquer tipo de convicção. E quando não há o que realmente dizer, se utilizam de atos covardes. E os covardes são como são como tartarugas, que frente ao perigo se recolhem dentro de seus cascos grossos, lhes faltam coragem, e sem esta, eles vão em frente vagarosamente, esquivando-se de toda "nuvem negra".

Conheço algumas pessoas que irão morrer e não deixarão legado algum, simplesmente passam despercebidos, sem coragem suficiente para fazer-lhes notáveis. Eles não mudam a história de ninguém, estão demasiadamente preocupados em esquivar-se do novo, do ponto de interrogação.

Por eles, passa despercebida a necessidade de mudar, renovar, não somente a sua história, sua conduta, mas principalmente a história daqueles que necessitam de ajuda. Estas pessoas não querem chegar a lugar nenhum, sofrem de um comodismo parasita. Elas não fazem outras pessoas felizes, e nem mesmo a si próprias; não conseguem se amar e se aceitar como são; não assumem sua vida psíquica e vivem cercadas de conflitos internos e, assim, buscam desopilar suas frustrações subjugando os mais próximos e menos próximos.

Quiçá, estas pessoas possam aprender que pessoas dotadas de coragem não tem medo de enfrentar outras pessoas, e pensamentos divergentes para alcançar a mudança almejada, essas são as pessoas que fazem a história.

0 comentários:

Postar um comentário