terça-feira, 23 de março de 2010

A Conferência da Terra - Olinda 2010


Um Encontro Marcado com a Natureza

No período de 26 a 29 de maio de 2010, centenas de pesquisadores da área ambiental estarão reunidos no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, para participação na Conferência da Terra – Fórum Internacional do Meio Ambiente. O Encontro tem como objetivo de apresentar à sociedade informações sobre os problemas, avanços e conquistas na área ambiental, especialmente no tocante às principais medidas adotadas para conservação do meio ambiente, controle e redução dos impactos socioambientais provocados pelas intervenções humanas.

Na Conferência da Terra 2010 são esperados 1.500 participantes, cujos trabalhos em torno do tema central “Aquecimento Global, Sociedade e Biodiversidade”, apresentados durante o colóquio, visam esclarecer e identificar a natureza, abrangência e níveis de degradação do meio ambiente, e, ao mesmo tempo, apresentando as alternativas para a saúde do planeta.
O Evento é uma realização da Universidade Federal da Paraíba, através dos Centro de Ciências da Saúde, Centro de Tecnologia, Centro de Educação, Centro de Ciências Exatas e da Naturreza e o Centro de Ciências HUmanas, Letras e Artes, em parceria com diversas instituições governamentais, não governamentais e privadas. A organização do Evento está sob responsabilidade da GS Consultoria.

Vários pesquisadores oriundos de universidades, centros de pesquisa e organizações não governamentais já confirmaram presença no evento.
Neste contexto, dando continuidade aos trabalhos e resoluções da Conferência da Terra – João Pessoa / 2008, a Conferência da Terra – Fórum Internacional do Meio Ambiente - Olinda / 2010, promoverá reflexões e abordagens científicas sobre as questões ambientais globais como fenômeno contemporâneo que exige atenção constante das sociedades humanas.

A Conferência da Terra é pautada na Declaração do Milênio das Nações Unidas, na qual 191 países definiram uma lista dos principais componentes da agenda global do Século XXI. A Declaração do Milênio das Nações Unidas, publicada em 2000, é um documento histórico para o novo século, ao propor soluções reais exigidas para uma sociedade mais justa e ambientalmente correta em todo o mundo. Os líderes dos países signatários definiram prioridades urgentes, a serem atingidas até 2015. Entre as prioridades socioambientais estão a redução da pobreza extrema à metade, fornecimento de água potável e educação para todos, inverter a tendência de propagação do AIDS e alcançar objetivos mais consistentes no domínio do desenvolvimento das sociedades humanas. Estas questões são emergenciais, para a proteção do patrimônio comum, a Terra, em benefício das gerações futuras.
Contudo, o progresso dos países periféricos, revelado pelos relatórios das Metas de Desenvolvimento do Milênio, produzidos nos últimos anos, deixa muito a desejar, em todos os sentidos, sendo improvável que as metas para 2015 sejam alcançadas.


Informações e inscrições:

www.conferenciadaterra.com

83 - 3243.7264; 3216.7946


gs_planejamento@yahoo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário