quarta-feira, 10 de novembro de 2010

COMEÇOU O XII EREA





ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE ASTRONOMIA (EREA)


OBJETIVO
Promover a capacitação de professores do ensino fundamental e médio e aproximar estes dos astrônomos profissionais e amadores da região. Apresentar métodos práticos de ensino de astronomia e também de astronáutica, doar aos participantes materiais didáticos de ensino de astronomia, doar lunetas às escolas participantes no evento, capacitar os professores para as observações astronômicas, etc.





HISTÓRICO
Nasceu no Ano Internacional de Astronomia (AIA), como um subprograma das comemorações do AIA. O responsável por este programa junto ao CNPq é o Dr. Jaime Fernando Villas da Rocha, membro do Comitê Brasileiro organizador do AIA. Por este programa podemos cobrir os gastos de passagens, hospedagens dos palestrantes e parte dos materiais de consumo.



Os sete primeiros EREAS foram organizados nas seguintes cidades e datas:

1.Foz do Iguaçu (PR), de 16 a 19 de setembro de 2009
2.Bauru (SP), de 24 a 30 de outubro de 2009
3.Sobral (CE), de 19 a 21 de novembro de 2009
4.Porto Alegre (RS), de 24 a 26 de março de 2010
5.Iepê (SP), de 21 a 24 de abril de 2010
6.Limoeiro do Norte (CE), de 16 a 19 de junho de 2010.
7.Caucáia, CE, de 18 a 21 de agosto de 2010, www.sbaa.com.br
8.Foz do Iguaçu, PR, de 21 a 25 de setembro de 2010
9.Toledo, PR, de 6 a 9 de outubro de 2010


Porém, já temos agendados os seguintes EREAS, nas seguintes cidades e datas:

1.Campo Grande, MS, de 13 a 16 de outubro de 2010
2.São Carlos, SP, de 20 a 23 de outubro de 2010
3.Recife, PE, de 10 a 12 de novembro de 2010.
4.São Paulo, SP, de 21 a 24 de abril de 2011


PÚBLICO ALVO
Para o ERA o público alvo são os professores do ensino fundamental ou médio e alunos de licenciatura das áreas de ciências, geografia, física e ou matemática, ou qualquer professore que seja responsável pelo ensino dos conteúdos de astronomia e ou astronáutica em sua escola.

Os professores em exercício, contudo, em geral estão trabalhando nos períodos dos EREAs, logo é fundamental que a Secretaria Municipal de Educação libere estes professores de suas aulas durante o evento. Daí a importância fundamental de se reunir com o Secretário Municipal de Educação, mostrar a importância do evento para a capacitação dos professores e obter o empenho da Secretaria no sentido desta liberar e incentivar a participação dos professores das áreas de ciências, geografia, física, etc, que ministrem conteúdos de astronomia. Em geral fornecemos a lista de escolas participantes da OBA no município no qual vamos realizar um EREA e isto em geral ajuda a convencer o Secretário de Educação sobre importância de autorizar a participação dos professores, quer por serem muitas as escolas participantes da OBA, quer por serem poucas e com isso aumentar a participação de escolas na OBA.





GALILEOSCÓPIOS
No âmbito das comemorações do Ano Internacional de Astronomia, AIA, em 2009, o comitê brasileiro para estas comemorações, comprou 20.000 galileoscópios, com os recursos obtidos junto ao MCT/CNPq. Temos como objetivo doar uma luneta para cada escola representada nos EREAs, porém, fazemos questão de não apenas doar a luneta, mas sim que ela seja montada durante o evento e que seja testada e usada durante o evento. Por isso, sempre é preciso organizar uma “oficina especial”, para a montagem demais instruções de uso desta luneta. Nesta oficina é preciso deixar claro que é distribuída apenas uma luneta por escola, assim, se tiver dois ou mais professores de uma mesma escola, eles a montam juntos e ela deve ficar ao acesso de qualquer professor daquela escola.




GRAVATÁ NO XII EREA


O evento está sendo realizado no auditório do IFPE - Instituto Federal de Pernambuco (antigo CEFET) com a presença de diversos astrônomos amadores, professores e pesquisadores amantes da Astronomia. E em Gravatá existem pessoas interessadas em aprender e divulgar o ensino das ciências astronômicas e astronautas em sala de aula.


O Municipio enviou uma equipe de vinte professores, liderados pelo Professor Ricardo Vieira, que foi a ponte entre o EREA e os inscritos. Com o apoio da Secretária Rosa Melo, que gentilmente nos cedeu dois carros e com o total incentivo do Prefeito Ozano Brito, os professores estão se capacitando, em prol da sua melhoria pessoal e profissional.



Até sexta-feita, estaremos atualizando novas informações sobre a participação dos professores gravataenses nesse evento que sempre considerei imperdível.



Todo o resumo do que foi o EREA estarei postando em breve.


Aguardem!

0 comentários:

Postar um comentário