quarta-feira, 8 de abril de 2009

FERIADÃO VAI ACABAR?


Na última sexta-feira, a CCJ (Comissão Cidadania e Justiça) da Câmara dos Deputados deu parecer favorável a propostas em trâmite naquela Casa que, se aprovadas, devem colocar fim aos feriados prolongados nas repartições públicas.

As propostas que tramitam na Câmara dos Deputados, com o objetivo de acabar com os feriados prolongados, foram apresentadas em 2003, pelos deputados Marcelo Castro (PMDB-PI) e Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Na sexta-feira da semana passada, a CCJ aprovou o adiamento, para as sextas-feiras, dos feriados que caírem no meio da semana. As exceções serão para os dias 1º de janeiro, 7 de setembro e 25 de dezembro.

Relator do projeto na CCJ, o deputado Regis de Oliveira (PSC-SP) votou pela "constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa" dos projetos dos dois deputados. Ele chegou a propor que as regras fossem limitadas a feriados federais, por considerar que estados e municípios têm suas legitimidades. A proposta, para virar lei, ainda depende de aprovação em plenário, além de passar por apreciação do Senado.

Oliveira, em seu parecer, ao explicar que o grande número de feriados que caem no meio da semana dificulta as atividades produtivas, também destacou que os feriados de meio de semana deveriam respeitar apenas as tradições religiosas e de lazer da população.
De fato, se compararmos as grandes economias do mundo com Brasil, nesse quisito de férias e feriados, estamos acima da média mundial. Assim como também estamos acima no número de Deputados e Senadores que apenas trabalham de terça a quinta-feira, tadinhos!
Se querem mudar a questão das "folgas" que possui um trabalhador brasileiro, que tal começar por moralizar o Congresso Nacional? Temos certeza, eu e o povo brasileiro, que nós trabalhamos muito mais que o parlamentar. Não discuto a importância e o status das funções. Mas sei que um Senador não iria gostar nada se chegasse nas suas cidades e visse o lixo tomando sua calçada. Um gari trabalha muito Senadores e ganha uma miséria que eu fico pensando como pode um pessoa com duas ou três pessoas dentro de casa, sobreviver com uma vergonha de salário. Vocês, em quantidade de horas e produtividade, jamais ganhariam de um Professor, por exemplo, que no Brasil ainda precisa ter vínculos em outras escolas e municípios para poder ter uma vida mais digna. E onde os senhores sao melhores que nós?
Porque os senhores não já se reuniram e decretaram o valor justo para os salários do professor a nível nacional? Porque os senhores já não se reuniram e pressionaram o senhor presidente a assinar o pagamento dos anistiados políticos que penam por justiça e retratação monetária há mais de 10 anos? Porque os senhores já não aprovaram a reforma tributária, a reforma politica?
Realmente, vocês não têm o que fazer!
Vão trabalhar!

1 comentários:

Puxa! Como contribuinte lamento mesmo pelos feriados prolongados, o país perde com isso. Estou consciente. Mas como professor que trabalha os 3 expedientes e tem o fim de semana como momento para correção de provas e/ou preparação de atividades... o feriadão é um hiato para o fôlego.

Marcelo De Marco

Postar um comentário