1º MOTIVO
Em 22 de abril de 1500 chegavam nestas terras 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa.
Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado.
Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado.
A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil. Comemoramos hoje, portanto, 509 anos de história.
2º MOTIVO
Hoje é comemorado o Dia da Terra. A primeira manifestação teve lugar em 22 de abril de 1970. Foi iniciada pelo senador Gaylord Nelson, ativista ambiental, para a criação de uma agenda ambiental.
Engraçado é que este dia não é reconhecido pela ONU. Mesmo sem este reconhecimento, todas as pessoas do mundo inteiro buscam e discutem soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das atividades humanas.
Estas soluções incluem a reciclagem de materiais manufaturados, preservação de recursos naturais como o petróleo e a energia, a proibição de utilizar produtos químicos danosos, o fim da destruição de habitats fundamentais como as florestas tropicais e a proteção de espécies ameaçadas.
"A Terra é nossa casa e a casa de todos os seres vivos. A Terra mesma está viva. Somos partes de um universo em evolução. Somos membros de uma comunidade de vida independente com uma magnífica diversidade de formas de vida e culturas. Nos sentimos humildes ante a beleza da Terra e compartilhamos uma reverência pela vida e as fontes do nosso ser..."
3º MOTIVO
O Sport Clube do Recife está prestes a comemorar um feito histórico, jamais antes vivido por outro clube do norte-nordeste. Se ganhar esta noite a partida contra o Colo Colo (Chile), estará garantindo a sua classificação para a segunda fase da Taça Libertadores da América.
Recebi durante todo o dia, votos de "bom jogo" de muitos amigos e conhecidos. Um deles me chamou muito a atenção. Meu amigo João Neto, Alvi Rubro de coração, me afirmou que estava com o placar no jogo na cabeça: 3x1 para o Sport.
Lógico que este desejo dele tem um fundo oposto ao desejo de qualquer Rubro Negro. Os amigos sabem que João Neto torde para o time do Parque Antártica e sabe que se o Sport ganhar com esse placar, seu time que está na briga, Palmeiras, vai para a última partida precisando apenas de um empate.
João Neto, portanto, não está torcendo para o futebol de Pernambuco, tampouco para o Sport Clube do Recife. o garoto é esperto. Mesmo assim, ele me desejou sorte. Ou não?! Pelo menos ele não teve a reação do meu irmão mais novo - Helio Lira que odeia o Sport - afirmou que a boa fase do Sport acaba hoje.
Bom, eles disseram que o Sport estaria acabado a partir dos jogos com o Palmeiras. Não foi. Depois disseram que o Sport não se consagraria Tetra Campeão nas costas do náutico. Também erradamente morderam a língua. Espero que eles continuem com estes palpites...
Sport, é Pernambuco em Campo. Queiram os arquirivais ou não.
Hoje, realmente, é um dia Histórico!
0 comentários:
Postar um comentário