sábado, 24 de abril de 2010

Eyjafjallajokull ou E15. COMO QUEIRAM...


O "E15", A Ciência, e os Interesses Econômicos.
Os militares americanos deram uma identificação bem prática ao Vulcão Islândes: "E15" de nome impronunciável.

"E" por ser a primeira letra do nome do vulcão. 15 é o número de letras subsequêntes.

Voltando ao tema desta análise, a Ciência e os Interesses Econômicos, continuo convencido, com base em dados coletados em erupções anteriores, que o KATLA vai entrar em erupção também, nos próximos dias, ou no máximo, tres semanas.

A irresponsabilidade dos Interesses Econômicos para com as vidas humanas sempre foi pública e notória, em todas as partes do Mundo.

Interesses econômicOs não costumam respeitar florestas, biodiversidade, ecosistemas, direitos humanos, POSSIBILIDADES DE TRAGÉDIAS, possibilidades de perdas de vidas humanas, ou outro valor fundamental qualquer.

Ao contrário, basta uma superficial investigação histórica sobre as origens, evolução e atual estágio do poder dos Interesses Econômicos, para ser facilmente constatado que se fundamentou sempre na "perdas desnecessárias de vidas humanas" como principal combustível de crescimento do poder.

Sempre que ocorre um fenômeno qualquer, que ameaçe os interesses econômicos, como este da paralisação total do Transporte Aéreo na Europa, a pressão econômica sempre vence os alertas e os conselhos da comunidade científica e dos técnicos especializados.

Não há dúvidas que neste momento trava-se uma grande batalha de bastidores entre a comunidade científica e os grupos de interesses econômicos, quanto a liberação do Espaço Aéreo Europeu.

Sempre foi e continuará ser travada esta batalha, a dos interesses da comunidade civil, de salvar vidas e minimizar perdas desnecessárias, e os grandes e poderosos interesses econômicos da minoria.

Todos os dados geológicos disponíveis neste momento indicam a necessidade de um alerta global para a comunidade científica, uma vez que a Islâdia está situada sobre um poderoso e descomunal Hotspot vulcânico, que funciona como um "maçarico de lavas" sem igual em outra parte do planeta.

Mais do que o Hotspot vulcânico, o Vulcão "E15" está situado a 20 kilometros de distância do vulcão Katla, e os dois interligados por tuneis subterrâneos.

Mais ainda: todo o histórico registrado de erupções do Katla, foi precedido da erupção do "E15".

Tem mais: Os vulcões da Islândia, "E15", Katla e o Hekla, estão sobre uma colossal fenda vulcânica, denominada de FISSURA DORSAL MESO-ATLÂNTICA, que funciona COMO UMA AGRAVANTE, no caso de elevada pressão do magma.

Outros dados relevantes precisam ser considerados pela comunidade científica internacional:

01) Os dois vulcões "E15" e o Katla, distantes 5km um do outro, geológicamente falando não é distância considerável de incomunicabilidade.

02) Os Geologistas sabem que os dois vulcões estão interligados por túneis subterrâneos.

03) O Histórico Geológico das anteriores erupções.

04) A Região geográfica da Islândia está ainda em formação vulcânica recente, está se expandindo numa escala surpreendente, o que significa uma pressão subterânea de força colossal e não previsíveis.

05) São inúmeros os fatos registrados de alertas relaxados de vulcões, tsunnamis, furacões e possibilidades de tragédias diversas (Represas, Secas), por força dos interesses econômicos, e depois os os resultados foram trágicos.

Durante toda a História da Humanidade os governantes públicos e os meios de comunicação de massa, sempre estiveram subjugados pelas verbas publicitárias dos interesses econômicos.

Sempre prevaleceu os interesses econômicos quantos as maiores tragédias da humanidade: acordos secretos, guerras, catástrofes, revoluções, ataque terroristas, alertas de vulcões, terremotos iminentes, Furacões, todas com trágicas consequências,porque as autoridades omitiram-se nas medidas preventivas necessárias.

Só como exemplo de casos mais recentes:

- A Marinha Chilena não deu alerta de Tsunami, no recente terremoto do Chile;

Várias batalhas secretas já foram travadas nas salas de reuniões de governantes, enfrentando a necessidade de alerta e evacuação da população de uma determinada área, em face de iminente perigo, impedido o alerta por força das pressões de grupos econômicos.

Neste momento as super-poderosas Cia. Aéreas Européias estão usando toda a força que possuem para que a Mídia silencie sobre os perigos em potencial e que os governantes públicos europeus liberem o espaço aéreo.

É muito cedo para relaxar a vigilância e prever o melhor, quando um pouco de humildade diante da natureza é aconselhável.

Particularmente, pelos dados que disponho, e a análise com base em históricos geológicos daquela região vulcânica, teremos novidades nos próximos dias, no máximo semanas.

Aposto a reputação de cientista amador nesta previsão, e não terei nenhuma dificuldade em admitir minha ignorância caso esteja errado, pois conheço e respeito as forças descomunais da natureza, a possibilidade de imprevisibilidade do que desconheço, e humildade diante de ausência de conhecimentos necessários, para equacionar cálculos complexos.

Por: RUI SANTOS DE SOUZA




UM PROBLEMA PARA OS JORNALISTAS: O NOME DO VULCÃO!






Jornalistas de várias partes do mundo passaram um verdadeiro sufoco para pronunciar o nome do vulcão que entrou em erupção na Islândia e paralisou os voos na Europa. Eyjafjallajokull significa "glacial da montanha da ilha" e tem dez consoantes.

Muitos apresentadores já sabiam que iam errar, mas mesmo assim arriscaram. Outros nem se tentaram e simplesmente omitiram o nome complicado. A Força Aérea dos Estados Unidos resolveu o problema inventando um apelido para o vulcão: E15.

0 comentários:

Postar um comentário