sexta-feira, 29 de abril de 2011

DEPOIMENTOS IMPORTANTES QUE ELEVAM NOSSO EGO, NOSSA AUTOESTIMA


Mesmo com acesso tardio aos estudos, Marina Silva conseguiu chegar à universidade

COMO A EDUCAÇÃO MUDOU A MINHA VIDA

Filósofos, escritores, economistas, artistas e outras personalidades marcantes do Brasil falam sobre o impacto de uma boa Educação no futuro. Vamos iniciar uma série de depoimentos feitos por nomes referenciais em nosso país. Nomes como:

Heródoto Barbeiro, Maria Fernanda Cândido, Lázaro Ramos, Mário Sérgio Cortella, Maria Helena Guimarães de Castro, Maria Alice Setúbal, Rubem Alves, Viviane Senna, Simon Schwartzman, Lya Luft, Milton Hatoum, Gustavo Ioschpe, Martha Medeiros, Sérgio Mamberti, Serginho Groisman, Nelson Motta, Claudia Costin, Mozart Neves Ramos, Lorenzo Merlino, irão está aqui, falando como a Educação foi importante e decisiva na vida de cada um deles.
 
 
A nossa primeira personagem é MARINA SILVA.

A Educação envolve um processo amplo, uma integração entre o que se aprende na família, com os amigos, na comunidade e nos diversos meios de informação e o que se aprende na escola, nos livros, com professores, de forma sistematizada. E é fundamental essa junção entre Educação informal e formal.

Tive o privilégio de ter uma Educação não-formal extremamente rica e valorosa. Quando isso ocorre, quando se é adequadamente estimulado desde o princípio da vida, com certeza haverá uma boa relação com a Educação formal. Quando não se tem acesso a um letramento, a um conhecimento sistematizado, não significa que você não tenha conhecimento. Mas num mundo letrado, quem não passa pela Educação formal acaba ouvindo e percebendo o mundo pela metade. E uma das coisas que a Educação fez por mim foi ajudar a ampliar o meu olhar e a minha escuta. Aguçou em mim o desejo de aprender e o prazer de ensinar.

Mesmo com o acesso tardio aos estudos e com um aprendizado precário na educação básica, consegui entrar em uma universidade, onde encontrei bons professores. Já fiz duas pós-graduações e pretendo continuar estudando. Foi pela Educação formal que consegui sair de um situação de pobreza e de falta de oportunidades, para chegar a servir ao país em cargos como o de Senadora da República e Ministra de Estado.

0 comentários:

Postar um comentário