terça-feira, 26 de abril de 2011

ESCUTE A VOZ DO SEMIÁRIDO



Desmatamento, queimadas, uso irregular das margens do rio, intensa aplicação de pesticidas e a destruição da mata ciliar. Essa é a realidade do Rio Umari, que passa pelos municípios de Lucrécia, Rafael Godeiro, Olho D’água dos Borges, Umarizal e Caraúbas.

Hoje esse cenário está mudando graças ao projeto Recuperar o Rio para Preservar a Vida iniciado em 2010. A equipe do projeto já realizou encontros sobre preservação ambiental e prevê a construção de 15 barragens subterrâneas dentro da microbacia do Rio Umari, nesse último trimestre, foram construídas 5 barragens.

A construção das barragens, inclusive, é um fator muito importante nesse processo de revitalização do Rio Umari. São essas as infraestruturas que possibilitarão algumas ações de manejo das águas dentro da microbacia, diminuindo os processos erosivos que causam o assoreamento do rio.

As barragens também ajudarão a garantir a segurança hídrica e alimentar da população ribeirinha. O projeto Recuperar o Rio para Preservar a Vida é realizado pela Diaconia e é patrocinado pela Petrobras, através do programa Petrobras Ambiental.

Pensando na importância dessas barragens para a população, A Voz do Semiárido traz uma entrevista com Verlândia Morais, assessora da Diaconia, sobre o processo de construção dessas barragens, quais os benefícios e cuidados que as comunidades devem ter para fazer o bom uso dessas barragens e consequentemente preservar o Rio Umari.

Tem mais:

Municípios se armam contra mosquito da dengue Evento nacional reúne agricultoras e agricultores experimentadores Estudo diz que conflitos envolvendo a água cresceram 93% Músicas

A Voz do Semiárido
10h
www.fmfraternidade.com.br
Marcelle Honorato
Comunicadora - Diaconia
Fone: (84) 9665.5759/ (81) 9166.0482
Twitter: @marcellehonorat
Skype: marcelle_honorato

0 comentários:

Postar um comentário