sábado, 30 de abril de 2011

SAI BABA SE FOI



O guru Sai Baba, o 'deus vivo' da Índia, é enterrado por seus devotos

(AFP) – há 3 dias

PUTTAPARTHI, Índia — Sathya Sai Baba, o líder espiritual indiano adorado por milhões de pessoas ao redor do mundo, foi enterrado nesta quarta-feira numa cerimônia com honras de Estado.

Uma multidão de milhares de devotos se reuniram do lado de fora do ashram do guru, na cidade de Puttaparthi (sul), enquanto ele era enterrado sobre o pódio de mármore onde ele transmitiu muitos de seus ensinamentos.

A cremação é a prática mais comum nos funerais indianos, mas ele foi enterrado de acordo com o costume conferido aos homens santos.

Sai Baba recebeu uma homenagem antes de ter seu corpo preparado com óleos, flores, urina de vaca e água de nove rios sagrados.

Também foram lidos textos hindus sagrados, assim como escrituras cristãs, islâmicos, sikhs e budistas.

A cerimônia foi transmitida ao vivo pelas tvs locais e telões espalhados por Puttaparthi para que todos pudessem acompanhar o último adeus ao mestre.

Desde sua morte, o corpo de Sai Baba ficou exposto num caixão transparente para que seus seguidores pudessem se despedir dele.

Sai Baba morreu no dia 24 de abril em um hospital de Puttaparthi, no sudeste do país vítima de parada cardiorrespiratória.

Com 85 anos, o guia ficou hospitalizado mais de três semanas em estado crítico devido a problemas cardíacos, pulmonares e renais.

Devotos do guia deslocaram-se para Puttaparthi nas semanas anteriores à morte para realizar orações especiais, que pediam um milagre para que Sai Baba se recuperasse.

O guru tinha milhões de seguidores no mundo todo, que lhe atribuíam poderes sobrenaturais, como fazer objetos aparecerem ou curar doenças em fase terminal.

Entre seus admiradores encontram-se o ex-premiê da Índia Atal Bihari Vajpayee, a lenda do críquete indiano Sachin Tendulkar e a atriz de Hollywood Goldie Hawn.

O primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, disse que o país iria chorar profundamente a morte de Sai Baba, que "era uma inspiração para as pessoas de todas as fés".

"Era um líder espiritual que inspirou milhões (de pessoas) a levar uma vida moral e coerente, inclusive se seguiam a religião que queriam", disse Singh, que completou que o guru ensinou "os ideais universais da verdade, boa conduta, paz, amor e não violência".

O guia era considerado por seus devotos como a reencarnação de um homem sagrado, Sai Baba de Shirdi, que morreu em 1918.

Sua organização fundou projetos sanitários e educativos em toda a Índia, incluindo hospitais e clínicas, que asseguravam poder curar doenças.

Um de seus maiores seguidores e que mais lhe ajudou economicamente foi o ex-proprietário da rede de restaurantes Hard Rock Café, Isaac Burton Tigrett, que viveu em Puttaparthi e doou grande parte de sua fortuna à fundação de Sai Baba.

0 comentários:

Postar um comentário