Poderíamos até achar que a falta de comemorações acontece porque estamos muito confortáveis em nossa condição de machos da espécie, mas na realidade é mais sábio acreditar que ser homem atualmente está ficando cada vez mais difícil e a sociedade (entenda-se mulheres) não chegou a uma conclusão sobre o novo papel masculino.
Se você é sensível de menos, é chamado de frio, se é sensível demais é tachado de delicado. Se se cuida de menos é um desleixado, se demais, metrossexual.
Nesse sentido, assim como acontece com os direitos humanos ou com as crianças, nós, homens, deveríamos ganhar uma declaração de direitos. O problema será contentar a todos os tipos de macho. Isso porque provavelmente os casados exigirão o direito sagrado de segurar o controle remoto da TV e decidir o que será assistido pelo casal ou família, mesmo que isso signifique surfar por toda a programação disponível por três ou quatro vezes seguidas. Os "juntados" pedirão a permissão para deixar a tampa do vaso levantada, sem reclamações ou cara feia.
E os homens mais jovens (e alguns tiozões) certamente solicitarão que todo homem poderá amar seu carro mais do que qualquer criatura no mundo e despender horas em sua manutenção, seja estética ou mecânica.
Existem aqueles que querem o privilégio de poder tratar da pele em paz, fazer suas unhas em salão e usar cremes diversos que, aliás, possuem hoje o mesmo problema básico dos caras pitbull que adoram tipos musculosos como Van Damme, Stallone, Schwarzenegger e,principalmente,Chuck Norris: essas preferências não deveriam trazer dúvidas quanto à sua masculinidade.
Enquanto os futebolísticos lutarão pela permissão sacramentada para peladas com amigos três vezes por semana, os realmente fanáticos pelo esporte bretão vão buscar nesse manifesto a canonização do videotape, não importando que jogo ou divisão do campeonato seja.
Os mais românticos e sensíveis devem batalhar pelo direito de dizer não a uma mulher sem conseqüências funestas e ter relacionamentos que não sejam baseados exclusivamente em sexo. Já os mais safados irão pela via contrária: querem relações totalmente sexuais e também a relativação do conceito de fidelidade.
Isso sem contar que muitos vão querer que o personagem máximo da campanha seja o estilista que inventou a calça branca justa para mulheres e vão sair às ruas pelo direito de adquirirem revistas masculinas sem a obrigação de dizer que as entrevistas são ótimas.
Obviamente que o partido concorrente, o das mulheres, virá com sua contrapartida em deveres masculinos, uma longa lista que na verdade pode ser condensada em uma única norma: compreendê-las. Especialmente na época da TPM.
O importante mesmo é deixar os estereótipos de lado e vivermos seguros de nossas personalidades únicas. Ser homem é uma coisa complexa, evolutiva e seguramente ainda não temos uma fórmula ou padrão definidos.
Só que nesse dia 15 de julho, caro amigo macho, olhe-se no espelho, encha o peito e grite com orgulho: "sou homem e posso fazer xixi em pé em qualquer lugar!". Em tempos atuais, esta continua sendo a única grande verdade e vantagem que temos sobre o público feminino.
HOMEM...
Esta criatura frágil e indefesa que nunca deixa de ser uma criança...
Quem se veste como pingüim no dia do Matrimônio?
- O humilde homem!
Quem é que, apesar do cansaço e do stress, jamais poderá fingir um orgasmo?
- O sincero homem!
Quem é obrigado a erguer os pés quando ela está fazendo faxina?
- O prestativo homem!
Quem se expõe ao stress por chegar em casa e não encontrar a comida quentinha, as crianças com o banho tomado, a roupa lavada, a cozinha limpa e o drink já posto sobre a mesa?
- O doce homem!
Quem corre o risco de ser assaltado e morto na saída da boate, cada vez que participa dessas reuniões noturnas com os amigos, enquanto a mulher está bem segura em casa na sua caminha?
- O desprotegido homem!
Quem é obrigado a sustentar a amante esbanjadora?
- O abnegado homem!
Quem segura a "cauda do rojão" quando chega em casa com marca de batom na camisa e é obrigado a dar explicações que nunca são aceitas?
- O incompreendido homem!
Quem é que toma banho e se veste em menos de vinte minutos?
- O ágil homem!
Quem é que tem de gastar consideráveis somas em dinheiro comprando presentes para o dia das mães, da esposa, da secretária e outras festas inventadas pelo homem para satisfazer à mulher?
- O dadivoso homem!
Quem é o encarregado de matar as baratas da casa?
- O valente homem!
Quem jamais conta uma mentira?
- O ético homem!
Quem tem que passar por uma TPM calado todo mês?
- O calmo homem!
Quem está lendo isso às escondidas para poder dar boas risadas, já que se for surpreendido corre o risco de ser agarrado pelo pescoço?
- O indefeso homem!
Quem é obrigado a ver a mulher com os rolinhos nos cabelos e a cara cheia de cremes?
- O compreensivo homem!
A tortura de ter que usar terno no verão?
- O sofrido homem!
O suplício de fazer a barba todo dia?
- O sacrificado homem!
O desespero de uma cueca apertada?
- O mártir homem!
Viver sob o permanente risco de ter que entrar numa briga?
- O corajoso homem!
Pilotar a churrasqueira nos fins de semana enquanto todos se divertem?
- O prestativo homem!
Ter sempre que resolver os problemas do carro?
- O sabido homem!
Ter a obrigação de ser um atleta sexual?
- O vigoroso homem!
Ter que reparar a roupa nova dela?
- O estilista homem!
Ter que reparar que ela mudou de perfume?
- O detalhista homem!
Ter que reparar que ela trocou a tintura do cabelo de Imédia 13 para 731 louro bege salmon plus up light forever?
- O observador homem!
Ter que reparar que ela cortou o cabelo, mesmo que seja somente um centímetro?
- O menosprezado homem!
Ter que jamais reparar que ela tem um pouco de celulite?
- O esteticista homem!
Ter que jamais dizer que ela engordou, mesmo que isto seja a pura verdade?
- O leal homem!
Ter que conversar sobre aplicações, debentures, dólares,commodities, marcos, CDBs e RDBs, mesmo que o seu salário mal dê para chegar ao final do mês?
- O poupador homem!
Trabalhar prá cacete em prol de uma família que reclama que você trabalha prá cacete?
- O batalhador homem!
Ter que agüentar a sogra que chega para ficar três dias em casa e acaba ficando três meses?
- O submisso homem!
Ouvir da mulher que raspou o pára-lama do carro "0 km", na coluna do prédio, e que a culpa não não é dela, e sim da má iluminação da garagem e da coluna que estava em seu caminho?
- O paciente homem!
Sem falar, de ter que bancar de algumas mulheres, todas as suas vaidades, frescuras, plásticas e outras cossitas mas. Depois elas ainda acham que é fácil, só porque nós não menstruamos...
- O insuperável homem!
0 comentários:
Postar um comentário