quinta-feira, 2 de julho de 2009

EXPO - FOTO - VITALINO



Uma arte através da outra. Um olhar a partir do outro. Esses são os caminhos propostos pela exposição 100 olhares de Vitalino, do fotógrafo Helder Ferrer, idealizada pela publicitária Lina Rosa, da Aliança Comunicação e Cultura.



A obra em fotografia colorida - uma homenagem ao centenário do mestre pernambucano do artesanato de barro - pode ser visitada gratuitamente até o dia 10 de julho (sexta-feira), no galpão da antiga Estação Ferroviária de Caruaru, em Caruaru, cidade natural do ceramista popular.



A exposição é um convite para olhar a arte por meio de outra: o artesanato pelas lentes da fotografia. As 100 fotos, em cinco formatos, que vão de 0,40x 0,40 m a 2x3 m. Inusitada em sua forma, a mostra se utiliza do próprio barro como sustentação da arte.



Dentro do galpão, casinhas muito parecidas com as que Vitalino morou - como a que abriga a Casa Museu Mestre Vitalino, no Alto do Moura - trazem, em lugar de portas e janelas, fotografias adesivadas em vidros, que são iluminadas por trás, através da técnica contemporânea do back light.



Assim, a tradição e o novo se encontram para homenagear um artista atemporal. No centenário do mestre, as 100 fotos de Helder Ferrer sobre a obra legítima provocam milhares de inspirações. O trabalho do fotográfo foi realizado em duas partes.



A primeira, em Caruaru, retrata o universo de Vitalino com fornos de queima de barro, bandas de pífano e mestres manuseando o barro. Já no segundo momento, são exploradas as peças de Vitalino, do acervo do Museu do Homem do Nordeste e da coleção particular do senador e ex-governador do Estado Jarbas Vasconcelos.



A ideia das fotos é registrar a ancestralidade na obra de Vitalino.


Serviço: Exposição 100 Olhares de Vitalino.

Local: Galpão das Artes - Antiga Estação Ferroviária.

Rua Frei Caneca, s/n, Centro, Caruaru – Pernambuco.

Horário: Segunda a quinta, das 18h às 23h.

Sexta, sábado, domingo e dias 12, 13, 23, 24, 28, 29/06 e 10/07, das 17h às 24h

0 comentários:

Postar um comentário