sexta-feira, 31 de julho de 2009

MSN, o Live Messenger, completa 10 anos


Juliano Barreto, da INFO


Microsoft comemora décimo aniversário do Live Messenger com site especial que relembra história do programa.

Com um começo tímido, em junho de 1999, o mensageiro instantâneo estreou com o objetivo de fazer frente ao sucesso do AIM, da AOL, e do programa de chat do Yahoo!.


Uma década depois, e com vários números impressionantes, a Microsoft ainda não alcançou os rivais nos Estados Unidos. Mas no resto do mundo, a história é diferente.


Dois meses depois do seu lançamento, ainda em 1999, o Messenger contava com 2,5 milhões de usuários registrados. Hoje, já são mais de 330 milhões de pessoas usam o comunicador mensalmente para trocar 9,4 bilhões de mensagens por dia, de acordo com o site comemorativo pelo aniversário do Messenger.


No Brasil, o Live Messenger é a opção mais popular de bate-papo, com mais de 70% dos usuários e superando com folgas a soma da audiência de todos os concorrentes, de acordo com medições do Instituto EQO.


O programa que começou apenas como ferramenta para trocar mensagens de texto, atualmente é capaz de fazer videoconferências, tem integração com o videogame Xbox 360 e versões para diferentes sistemas operacionais, incluindo versões para celular.


Desde 2000, o Messenger também é capaz de fazer chamadas de voz via internet entre seus usuários. No decorrer dos anos, foram adicionadas funções como games multijogador e transferências de fotos e de arquivos. Outra implementação importante veio com as barras de anúncios, que transformam a popularidade do serviço em lucro.


Em junho de 2006, o programa mudou de nome, adotando o Live no lugar do MSN, assim como todos os outros serviços on-line da Microsoft. Mudança essa que ainda causa confusão dos usuários, que persistem em chamar o serviço de apenas MSN.


A exemplo do Internet Explorer, o Messenger já vem instalado no Windows o que confere ao programa uma grande vantagem sobre qualquer outro concorrente. No ramo das mensagens instantâneas, o pioneiro ICQ, mais tarde comprado pela AOL, foi soterrado pela parceria MSN Messenger e Windows.
PARABÉNS PARA O MSN E PARABÉNS PARA TODOS NÓS, FELIZES E SATISFEITOS USUÁRIOS!

0 comentários:

Postar um comentário