terça-feira, 21 de julho de 2009



Ontem, 20 de Julho de 2009 foi comemorado os 40 anos da chegada do homem à Lua. Em 20 de julho de 1969, o astronauta norte-americano Neil Armstrong, comandante da Missão Apollo 11, deu “um pequeno passo para o homem e um grande salto para a humanidade”.




Há 40 anos, em plena Guerra Fria, Armstrong foi o primeiro homem a pisar na lua. Para comemorar o momento que marcou a história da humanidade, o Espaço Ciência preparou uma programação especial a qual eu tive o privilégio de participar da seguinte programação:


09:00h – Lançamentos de foguetes educativos.

10:00h – Vídeo/debate: chegada do homem à Lua.

15:00h – Lançamentos de foguetes educativos.

16:00h – Vídeo/debate: chegada do homem à Lua.

18:00h – Observação astronômica.

Participações: Espaço Ciência, CECINE-UFPE, Licenciatura em Física à distância-EaD/UFRPE e Sociedade Astronômica de Olinda (SAO).




O evento foi aberto ao público e a entrada franca, como em todos os eventos promovidos pelo Espaço Ciências.



Roberto sendo entrevistado pelo JC

Tivemos a grata satisfação de conhecer Roberto (foto acima). Este jovem senhor de cabelos brancos que é ex piloto da FAB e também do Governo do Estado e que hoje se dedica a desenvolver o projeto que ele batizou de "Foguetes Educativos". Aprendi muito com este homem humilde, simpático e inteligente que abandonou uma carreira de piloto de sucesso para se dedicar exclusicamente ao seu projeto que consiste em levar a ciência às crianças.
Criamos um laço de amizade ao longo da tarde de ontem e esperamos que esteja nascendo uma pareceria para projetos futuros.



Vamos conhecer um pouco das mudanças e avanços que o dia 20 de Julho de 1969 trouxe para o mundo.




O que o mundo ganhou com a corrida espacial



Foram gastos bilhões de dólares e depois do último vôo tripulado feito pelas missões Apolo (Apolo 17) em 1972, nada mais aconteceu. De acordo com a NASA, mais de 30 mil aplicações secundárias surgiram de seus laboratórios. Desde 1958: o detector de fumaça, o teflon das panelas, os monitores cardíacos, as câmeras de TV e sobretudo os computadores são seus subprodutos. Como seria a nossa vida sem os satélites? Ninguém assistiria uma copa do mundo ao vivo. É claro que alguns de seus produtos denominados spinoffs, nunca chegaram aos supermercados, como a pasta de dentes comestível, usada pelos astronautas nos anos 70. Na medicina são 136 aparelhos ou tecnologias resultantes das pesquisas espaciais. Problemas ósseos e musculares dos astronautas serviram de incentivo para a criação de drogas contra a osteoporose.



Os Benefícios Indiretos da Corrida Espacial


A NASA é famosa por suas missões espaciais tripuladas. Mas os benefícios práticos derivados de décadas de pesquisa tecnológica aeronáutica, investigações científicas na Terra e no espaço e voos espaciais bem-sucedidos tiveram imensa repercussão no mundo moderno. Dos painéis solares ao isolamento de ambientes que tornam nossas casas mais eficientes energeticamente, e às aplicações médicas dos Programas Mercury e Gemini, a corrida espacial gerou uma série de benefícios para a vida na Terra.



Monitores cardíacos



Os projetos Mercury e Gemini desenvolveram sofisticados sistemas de monitoramento para acompanhar o progresso fisiológico dos astronautas ao entrar e sair da órbita da Terra. Hoje, esta tecnologia é utilizada em Unidades de Terapia Intensiva e unidades cardiológicas especializadas.



Trajes de natação para competição



A NASA desenvolveu um traje de natação extraordinário. Sulcos pequenos, quase invisíveis, são aplicados ao tecido do traje para reduzir o atrito e a resistência aerodinâmica. Testes revelam que a velocidade dos atletas que utilizam o traje da NASA pode aumentar em até 15%.



Detecção de câncer de mama



O telescópio Hubble captou imagens incríveis da Nebulosa de Águia, mas agora, os chips Dispositivo de Carga Acoplada (Charge Coupled Device - CCD), utilizados para fotografar galáxias a anos-luz de distância, estão sendo aplicados em exames para diagnosticar doenças nos seios. Os chips CCD são tão avançados que podem detectar as minúsculas diferenças entre tumores malignos e benignos.



Tecnologia para pistas de decolagem



Os pesquisadores da NASA descobriram que recortar sulcos finos ao longo de pistas de decolagem de concreto reduz o risco de aquaplanagem das aeronaves. O excesso de água é drenado pelos sulcos, aumentando o atrito dos pneus com a pista molhada. Esta tecnologia foi adotada por vários aeroportos ao redor do mundo.



Bote salva-vidas auto-endireitável



O bote salva-vidas auto-endireitável da NASA foi desenvolvido para o programa Apollo. Ele infla em 12 segundos e permanece na posição correta sozinho, protegendo os astronautas em pousos na água durante condições de tempo extremas.

SAIBA MAIS. VISITE O SITE DO ESPAÇO CIÊNCIA:

www.espacociencia.pe.gov.br/

0 comentários:

Postar um comentário