sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

98 municípios baianos não seguem novo modelo de ensino fundamental


Redação CORREIO




A Bahia é o estado em que mais municípios não aderiram ao novo modelo de ensino fundamental, é o que revela pesquisa do Ministério da Educação (MEC) divulgada nesta sexta-feira (11). Em todo o território baiano, 98 cidades ainda não seguem as novas regras. Pará (76) e Piauí (70) são os outros estados em que a adesão foi menor.

O modelo atual estipula nove anos de escolaridade e que as crianças sejam matriculadas a partir dos 6 anos. Está já é a realidade em 92% das cidades brasileiras. O período dado pelo MEC para que o novo ensino fundamental de 9 anos fosse implementado se encerra neste ano.

Nesta quinta-feira, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou um projeto de resoluções que orienta a matrícula do novo ensino fundamental. Em consonância com o MEC, o CNE define que crianças de 6 anos, ou que completarão esta idade até 31 de março do ano letivo, devem ingressar no ensino fundamental. Para 2010, entretanto, o CNE admite que crianças de 5 anos que já tenham cursado 2 anos de educação infantil sigam para o ensino fundamental.

'Isso foi feito para evitar uma situação muito constrangedora que é você explicar para uma criança de 6 anos que nasceu em abril que todos os seus coleguinhas vão para o ensino fundamental e ela não. Seria um absurdo', explicou o presidente da Câmara de Educação Básica do CNE, Cesar Callegari. A proposta ainda deverá ser homologada pelo ministro Fernando Haddad.

(Com informações da Agência Brasil)

0 comentários:

Postar um comentário