domingo, 20 de dezembro de 2009

Entre a bebida e o cigarro



Os números divulgados na edição de ontem pelo jornal A TRIBUNA sobre uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) onde mostra que mais de 70% dos estudantes entre 13 e 15 anos já experimentaram bebida alcoólica é, sem dúvida, preocupante.

Mostra, de forma bem clara, que o consumo do álcool no país começa justamente na idade escolar. Revela também que, apesar da legislação brasileira proibir a venda de bebida alcoólica para menores de idade, o governo federal não consegue controlar essa questão. Se o consumo chega a 70% entre estudantes de 13 a 15 anos, é fato que grande parte desses menores consome álcool nas ruas, apesar de um volume considerável que deve beber em casa mesmo e, em alguns casos, em companhia e com a anuência dos pais.

Os números mostram exatamente isso. Os estudantes conseguiram a bebida alcoólica em festas (36,6%), em supermercado, loja ou bar (19,3%). Mais 15,8% admitiram que beberam com amigos e 12,6% em casa.

Está mais do que na hora do governo federal começar a combater, de forma eficaz, esse problema. Cobrar, de forma veemente, a proibição da venda de bebidas a menores, principalmente em festas. As leis existem e o problema é que dificilmente são cumpridas no país.

A estatística do IBGE mostra também que cerca de 24,2% já fumaram cigarro e 8,7% usam droga ilícita. A pesquisa foi feita com cerca de 490 mil estudantes. Na questão do cigarro, os números mostram que ainda há consumo na idade escolar, mas muito abaixo do álcool, por exemplo. Talvez esses dados com relação ao fumo seja reflexo de uma política verdadeiramente precisa que está sendo feito pelo governo federal e alguns governos estaduais e municipais, que estão combatendo o fumo em todas as esferas, desde a mídia do cigarro, onde não se vê mais nas televisões o glamour do fumante e até mesmo na proibição do cigarro em locais fechados. No entanto, infelizmente, parece que depois do cigarro a nossa juventude está entrando numa outra roubada: o álcool.


Fonte:
http://www.atribunamt.com.br/2009/12/entre-a-bebida-e-o-cigarro/

0 comentários:

Postar um comentário