terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Atividades marcam o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS em Recife



Atendimento jurídico e apresentação teatral fazem parte da programação

A ONG Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+) marcará a semana do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS com uma série de atividades, que vão desde distribuição de kits de prevenção à apresentações lúdicas. O objetivo das ações é sensibilizar, mobilizar e orientar toda a sociedade e as pessoas vivendo com HIV/AIDS sobre o direito à uma saúde pública de qualidade. Com o tema "Saúde Pública Direito de todos e todas e Dever do Estado", a instituição estará realizando no dia primeiro de dezembro atendimento jurídico e apresentação teatral às 9h no Hospital Correia Picanço, e às 14h no Hospital das Clínicas, em Recife.

Os serviços de assistência às pessoas soropositivas continuam escassos, principalmente com o aumento da demanda de pessoas que se descobrem portadoras do vírus HIV. Falta medicamentos para as doenças oportunistas e leitos para a internação. No interior, falta investimentos às ações de prevenção. “Em 20 anos dos SUS ainda nos deparamos com a desqualificação dos serviços de saúde para a população. Queremos ampliar o debate sobre este direito, denunciando a privatização da gestão de saúde, a necessidade de mais profissionais no atendimento, e as dificuldades do dia-a-dia das pessoas que vivem com o vírus”, ressalva Wladimir Reis, coordenador geral do GTP+.

Com relação ao trabalho, as pessoas vivendo com HIV continuam sofrendo preconceitos, discriminação e intolerância, como foi o caso recente do concurso da Polícia Militar de Pernambuco, que exigia dos candidatos o exame do HIV. Um retrocesso para o movimento de luta contra a AIDS.

Entre as 15 cidades brasileiras onde a doença mais avançou no período de 1997 a 2007 estão dez capitais das regiões do Norte e Nordeste. O Recife figura em nono no ranking (com alta de 85,8%) e Jaboatão dos Guararapes, com o sexto (136,2%), revela o Ministério da Saúde. De acordo com os dados epidemiológicos do Estado de Pernambuco, até o dia 09 de novembro, já são 13.103 casos de AIDS. Em 2009 a AIDS matou 215 pessoas, foram identificados cerca de 127 casos em homens e cerca de 88 em mulheres. Essa relação, hoje, é de 1,4 para 1, enquanto que em 2008 era de 1,8 para 1.

1º de dezembro – O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, e a compreensão com as pessoas que vivem com o HIV/AIDS. A escolha seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde.


Programação:

01.12 – Terça-feira
Atendimento Jurídico e Apresentação Teatral no Hospital Correia Picanço
Hora: 9h
Local: Hospital Correia Picanço, Rua Pe Roma, 149 - Tamarineira – Recife/PE

Atendimento Jurídico e Apresentação Teatral no Hospital das Clínicas
Hora: 14h
Local: Hospital das Clínicas, Av Prof Moraes Rêgo, s/n - Cidade Universitária – Recife/PE

Audiência Pública na Câmara dos Vereadores na cidade de Paulista
Participação da Atividade da Articulação Aids de Pernambuco
Local: Câmara dos Vereadores de Paulista/PE

O Projeto Horas Posithiva participa do Seminário Viver com AIDS é possível, com Preconceito Não, em Arcoverde.
Hora: 19h
Local: Auditório AESA/CESA - Programa Municipal DST/Aids - Arcoverde/PE

De 30/11 a 04/12
A Cozinha Solidária distribui de kits de Prevenção aos clientes e beneficiários
Hora: 12h às 14h
Local: na sede do GTP+, Rua Manoel Borba, 545, 1º andar – Boa Vista, Recife/PE

04/12 – Sexta-feira
Projeto Mercadores de Ilusões distribui materiais explicativos sobre HIV/Aids, preservativos e géis lubrificantes.
Hora: 20h
Local: Bairro Boa Vista – Recife/PE

0 comentários:

Postar um comentário