domingo, 2 de novembro de 2008

IPVA de carro novo terá de ser pago de uma vez


Caros Amigos.

Mais uma vez o Governo do Estado mostra-se eficiente quando se trata de exigir dos contribuintes alguma taxa ou imposto que a ele deve ser repassada, em caráter de urgência. No entanto, as urgências que são necessárias ao povo pernambucano, no tocante à Saúde, à Educação, à Segurança Pública e à Assistência Social, ficam a mercê da morosidade peculiar ao sistema e esquecidas pelos que se dizem preocupados com o bem-estar do povo.
Assim como em outros momentos, especialmente nas últimas eleições, os cidadãos estão calados, em silêncio claustro. Será que estamos perdendo o dom de também reclamar, de falar mais alto, de defender os nossos direitos, de protestar contra os desmandos políticos, de nos indignarmos perante um governo injusto para Pernambuco? Ora, esse Estado sempre foi terra de revoltas, de levantes contra a repressão. Então, porque o silêncio indiferente tem tomado conta dos cidadãos?
Vejam a chamada da matéria do Jornal do Commércio do dia de ontem, 01 de Novembro, que trás o seguinte:


IPVA de carro novo terá de ser pago de uma vez

Publicado em 01.11.2008

Medida começa a vigorar na segunda-feira. Outra mudança é no pagamento do imposto para os usados. Agora, todos pagarão entre março e maio 'Em meio à crise econômica que já provoca retração nas vendas de veículos, o governo do Estado resolveu pôr em prática uma alteração na cobrança do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A partir da próxima segunda-feira, quem comprar um carro zero-quilômetro vai precisar desembolsar de uma única vez o pagamento do IPVA. Antes da alteração ser exigida pela Secretaria da Fazenda, o comprador de um carro novo tinha a possibilidade de parcelar em até três vezes o valor do imposto.


Outra mudança – com validade a partir de 2009 –é a alteração na tabela de escalonamento para os veículos usados. Agora, a cobrança será feita concentrada em três meses – entre março e maio – e não mais em cinco, e sem haver distinção de acordo com a placa do veículo. Ou seja, inicia um mês mais tarde mas, em compensação, encerra três meses antes. “A tabela era dividida de forma que alguns veículos começavam a pagar em junho e seguiam nos meses de julho e agosto. Agora, todos vão começar e terminar no mesmo mês”, explica o responsável pela gerência de IPVA da Sefaz, Júlio Lóssio. Na prática, o escalonamento era feito da seguinte forma: os de placa com terminação 1 ou 2, começavam a pagar em fevereiro, os de 3 ou 4, em março, os de 5 ou 6, em abril, já os com finais 7 ou 8, em maio e, por fim, as placas terminadas em 9 ou 0, com pagamento iniciando em junho.'

Até quando iremos suportar tantas injustiças contra nosso povo mais carente?

0 comentários:

Postar um comentário