quinta-feira, 15 de julho de 2010

D. Madalena Medeiros Morreu?


Dona Madalena Medeiros - foto: blogdocastanha.com






Se fosse uma afirmação, diriam que tudo não passaria de um ledo engano, de uma brincadeira de mau gosto. Mas como é uma frase interrogativa, vale a pena seguir o meu raciocínio. Garanto!

Todos nesta cidade lêem o blog do jornalista Claudio Castanha. É fato. O blogdocastanha.com virou marca registrada do jornalismo local e regional. É inegável a prestação de serviço que o referido blog presta a nossa sociedade.

Embora não faça parte da lista de colaboradores, continuo lendo o blog, até mesmo pra saber o que continuam pensando pessoas ligadas Educação Municipal (que por sinal, estão muito ausentes das páginas do blog), das pessoas ligadas a política e a vida social de Gravatá.

Como bom leitor que sou e blogueiro atuante, não deixo de observar erros (inclusive comentados) freqüentes de ortografia, de concordância, etc. Logicamente que tudo isso é perdoável, desde que haja uma certa coerência, uma grão de verdade e uma pitada de competência na hora de justificar o pensamento, a informação passada para o público leitor.

Como espírita, todas as quintas-feiras, leio as mensagens deixadas pela respeitável Dona Madalena Medeiros, que registra os seus pensamentos e as suas interpretações baseadas nas obras kardequianas, em especial, no Evangelho Segundo o Espiritismo (ESE).

Ontem, 15 de Julho, ao terminar de ler o texto extraído do ESE, tive uma surpresa, um susto, como muitas pessoas tiveram ao ler a chamada deste texto. O rodapé do texto diz:


< "MENTORA ESPIRITUAL" do Centro Espírita Enviados de Jesus (...) >




No mesmo instante, eu me perguntei: Dona Madalena morreu? Corri para o meu MSN e postei a pergunta. Um monte de gente, de amigos e contatos, foram logo me perguntando que história é essa? É verdade que Dona Madalena morreu? (…) Expliquei a todos que a resposta estaria aqui.

CLARO QUE NÃO, MINHA GENTE! DONA MADALENA ESTÁ VIVA, ENCARNADA.

Mas então, porque a pergunta?

Justamente por conta do adjetivo dado a D. Madalena, sublinhado e destacado acima: MENTORA ESPIRITUAL.

Eu procurei me informar se a autora do texto era realmente D. Madalena. Fontes me garantiram que o referido texto foi feito por uma outra pessoa, a qual não posso divulgar o nome por não ter a autorização da mesma. Aproveitando a deixa, resolvi escrever e informar porque Dona Madalena não pode ser chamada de MENTORA ESPIRITUAL.



No meio espírita, na literatura espírita, MENTOR ESPIRITUAL é, na verdade, grande alma em abençoado processo de sublimação, credora de nossa reverência pelo grau de elevação que já conquistou. De forma geral, é um Espírito ainda ligado à Humanidade terrena e em cujo seio se corporificará de novo, no futuro, através do instituto universal da reencarnação, para o desempenho de preciosas tarefas. Vejamos o que diz André Luis, EX-MENTOR ESPIRITUAL de Chico Xavier, com relação ao que seria mentor espiritual:


"Mentores espirituais, mesmo em condição mais elevada, não são luminares isentos de errar. Não podemos exigir deles qualidades que somente transparecem dos Espíritos que já atingiram a sublimação absoluta.

São altos expoentes de fraternidade e conhecimento superior, porém, guardam ainda consigo probabilidades naturais de desacerto. Primam pela boa-vontade, pela cultura e pelo próprio sacrifício no auxílio incessante aos companheiros reencarnados, mas podem ser vítimas de equívocos, que se apressam, contudo, a corrigir, sem a vaidade que, em muitas circunstâncias, prejudica os doutos da Terra.

Compreendem que algo sabem, mas esse algo é muito pouco daquilo que lhes compete saber. Entregam-se, desse modo, a preciosas cruzadas de serviço e, dentro delas, ajudam e aprendem. Auxiliam e são auxiliados.

Não poderia ser de outro modo. Sabemos que o milagre não existe como derrogação de leis da Natureza. Somos irmãos uns dos outros, evolvendo juntos, em processo de interdependência, no qual se destaca o esforço individual".



SERÁ QUE DEU PRA ENTENDER PORQUE DONA MADALENA NÃO PODE SER CHAMADA DE MENTORA? Ora, simplesmente porque ela ainda está entre nós, encarnada.


Quiçá, em anos futuros, possamos identificar a Dona Madalena Medeiros, como uma Mentora que orienta a sua casa, como orientou o gênio invisível a Sócrates. Por enquanto, repito, Dona Madalena é uma honrada trabalhada da lida espírita em nosso município, no plano material.

0 comentários:

Postar um comentário