sábado, 10 de julho de 2010

Eclipse gera expectativa na Ilha de Páscoa




Centenas de cientistas, turistas e moradores esperam poder ver de Rapa Nui (Ilha de Páscoa) os quase 5 minutos de um eclipse solar total que ocorrerá neste domingo.

Astrônomos da França, Espanha, Brasil e EUA chegaram à ilha com passagens de avião compradas há mais de um ano, acompanhados por jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas, esperando que não ocorra o mau tempo previsto pelos serviços meteorológicos.

A noite chegará temporariamente em pleno dia sobre uma estreita faixa de 11 mil km de comprimento do Pacífico sul, em sua maior parte desabitada, com a exceção de Taití, Ilhas Cook e Ilha de Páscoa.

O eclipse solar total começará na Polinésia francesa, antes que a sombra da lua caia sobre Páscoa para terminar seu percurso na Argentina.

Segundo cálculos de astrônomos da Nasa, a duração do eclipse total será de 4:41 minutos em Páscoa.

O eclipse começará às 18H15 GMT (15H15 de Brasília) sobre o Pacífico e seis minutos depois chegará em Mangaia, nas Ilhas Cook. A sombra lunar atinge às 18H28 GMT (15H28) a costa do Taití, enquanto na Ilha de Páscoa a escuridão será total às 20H11 GMT (17H11).

A sombra da lua entrará na costa sul do Chile às 20H49 GMT (17H49) e o fenômeno terá fim alguns minutos depois na Patagônia argentina.

Páscoa, um dos locais mais atrativos para ver o eclipse, é uma ilha situada a 3.500 km do continente e pertence ao Chile, país onde se concentram os maiores projetos mundiais para a observação do espaço, como o Observatório Europeu Austral (ESO) e o projeto multilateral de radioastronomia ALMA.

0 comentários:

Postar um comentário