quarta-feira, 14 de julho de 2010

LEI DE GÉRSON - LEI DOS ESPERTOS



O jeitinho brasileiro de resolver tudo se tornou internacionalmente conhecido. Muitos estrangeiros que viajam para o Brasil escolhem este lugar por saber que aqui, em se plantando tudo dá; de um jeito ou de outro. Até na questão das Leis existem “brechas” utilizadas pelos juristas para facilitar a vida de qualquer um que tenha que responder perante a lei um crime qualquer. E este jeitinho não é de hoje. Na verdade, essa cultura vem se aprimorando desde o início da colonização.

Graças a esse poder de se adequar à realidade, o jeitinho brasileiro ganha força em atitudes e expressões, muitas vezes despretensiosas, mas que aguçam a complexa e estruturada equação que a tudo resolve. Assim aconteceu com a conhecida Lei de Gérson, que é uma "lei" não-escrita na qual a pessoa que "gosta de levar vantagem em tudo" segue, no sentido negativo de se aproveitar de todas as situações em benefício próprio, sem se importar com questões éticas ou morais.

A Lei de Gérson originou-se em uma propaganda, de 1976, para a marca de cigarros Vila Rica, na qual o meia armador Gérson da Seleção Brasileira de Futebol era o protagonista. No comercial, o ex-armador do São Paulo discorre sobre várias vantagens do cigarro que anunciava:

"É gostoso, suave e não irrita a garganta".

Para arrematar sua argumentação em prol da marca, Gérson questiona:

"Por que pagar mais caro se o Vila me dá tudo aquilo que eu quero de um bom cigarro?".

Em seguida, com um sorriso malicioso, diz a infame frase que, descontextualizada, tornou-se o bordão definitivo da terra dos espertalhões, das propinas e da generalizada falta de ética neste país:

"Gosto de levar vantagem em tudo, certo?".


Confiram a seguir, graças ao usuário memoriadatv do YouTube, o histórico comercial onde Gérson aparece defendendo o gosto pelo tal cigarro. Clique no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=y7ZxasGow_I





Mais tarde, o jogador anunciou o arrependimento de ter associado sua imagem ao reclame, visto que qualquer comportamento pouco ético foi sendo aliado ao seu nome nas expressões Síndrome de Gérson ou Lei de Gérson. O diretor do comercial, José Monserrat Filho declarou: "Houve um erro de interpretação. O pessoal começou a entender como ser malandro. No segundo anúncio dizíamos: “levar vantagem não é passar ninguém para trás. É chegar na frente”, mas essa frase não ficou. A sabedoria popular usa o que lhe interessa. Nos anos 80 começaram a surgir sujeiras, escândalos e as pessoas começaram a usar a Lei de Gérson".


Gérson de Oliveira Nunes foi um dos melhores meio-campistas de toda a história do futebol brasileiro e teve participação fundamental na conquista da Copa do Mundo de 1970. No entanto, terá seu nome imortalizado não apenas por suas contribuições esportivas, mas também por ter batizado uma das poucas leis que são regiamente respeitadas no Brasil, ao lado da Lei da Gravidade e da Lei de Murphy.


Na vida política, principalmente, existem muitos indivíduos que se utilizam da Lei de Gérson. O irônico é que a maioria calça 40, gosta de futebol e até fuma, embora seu cigarro não seja o Vila Rica, que seu clube não seja o São Paulo ou seu sapato seja o 752 da vulcabrás...
Há uma lista imensa de pessoas e políticos aqui em Gravatá que fazem parte desse time. EM BREVE IREMOS POSTAR UMA LISTA COM SUJEITOS FICHA SUJA que se aproveitam da idoneidade alheia e tornam-se cérebros de sistemas corruptos.

AGUARDEM.


0 comentários:

Postar um comentário